sexta-feira, setembro 21, 2012

Com jovens em alta, Bota lança pedra fundamental para o CT da base


O Botafogo lançou nesta quinta-feira, em Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio de Janeiro, a pedra fundamental para a construção da "Escola de Futebol" para suas divisões de base. A previsão é de que o local, que tem cerca de 50 mil metros quadrados e terá dois campos oficiais, quadras de futsal e alojamento para os atletas, fique pronto no fim de 2013. O orçamento é de R$ 15 milhões. O investimento inicial será feito pelo próprio clube, mas há a possibilidade de parceiros para o custeio da obra.
LANÇAMENTO PEDRA FUNDAMENTAL CT BASE BOTAFOGO. (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)O lançamento da pedra fundamental do CT da base alvinegra (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
Animado com o projeto, o presidente Maurício Assumpção acredita que ter uma boa estrutura na base é o caminho para que o clube volte a ter grandes conquistas. Ele lembrou que os jovens alvinegros por muitas vezes não tiveram boas condições em um passado recente.

- Este é o caminho que o Botafogo precisava voltar a trilhar para voltar a ser grande glorioso, e voltar a conquistar títulos. O clube esqueceu sua divisão de base por muito tempo em sua história. Esta diretoria está resgatando agora. Quando vemos o Jadson, Gabriel, Dória, Cidinho, Vitinho, Vinícius, Sassá e Gilberto, que já estão no profissional, as pessoas acham que isso começou ontem. Isso começou em 2009, e os resultados estão aparecendo mais cedo que imaginávamos - disse Assumpção.
O Botafogo terá direito de utilizar o espaço em Marechal Hermes por 40 anos. A ideia do departamento de futebol alvinegro é que o novo local não seja a casa dos juniores, que devem trabalhar em parceria com o time profissional a partir do ano que vem. O CT da equipe principal deve ser anunciado em breve em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro. A construção deve ser feita na Zona Oeste da cidade.
CT Marechal Hermes (Foto: Divulgação)Projeto de como ficará a 'Escola de Futebol' em Marechal Hermes (Foto: Divulgação)
O presidente alvinegro disse que as pendências burocráticas para autorização da demolição da estrutura á existente e para o início das obras já estão perto de serem conseguidas.
- O diário oficial já deu a permissão de uso do Botafogo por 20 anos mais 20. Ou seja, pelos próximos 40 anos nós vamos utilizar este espaço. Daremos uma contrapartida, já que teremos um projeto de atividade esportiva para 300 crianças do entorno. O processo de autorização para demolição também já está encaminhado. Acreditamos que vamos conseguir iniciar as obras em breve. A previsão para finalização da obra é o fim de 2013.
LANÇAMENTO PEDRA FUNDAMENTAL CT BASE BOTAFOGO. (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Maurício Assumpção com os jogadores do Bota
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
O Bota adotou como conceito filosófico para seu trabalho em Marechal Hermes a "Escola de Futebol", que dará, além das condições para a prática do futebol, estrutura escolar para que os atletas se desenvolvam. Haverá também laboratórios técnicos para que aprendam um ofício.
- É uma nova filosofia esta "Escola de Futebol". Acreditamos que temos que formar também o ser humano, desenvolver seu lado psicológico e sua inteligência. Muitos clubes não se preocupam com isso. Com a nova estrutura, teremos uma escola. Os atletas chegam de manhã e só vão embora à tarde, isso com todas as refeições - disse o supervisor de futebol e ex-gerente das categorias de base Sidnei Loureiro.
Alguns jogadores formados no clube e que já tiveram oportunidades no profissional compareceram ao evento, como Dedé, Vitinho, Vinícius e Otávio. Dedé, que ficou no banco na vitória sobre o Cruzeiro, reconheceu que as condições para os atletas poderiam ser melhores do que são atualmente.
- Estou no clube desde 2005, fui trabalhando e as coisas acontecerem bem rápido. Participei das seleções brasileiras de base. Com a nova filosofia de trabalho aqui no Botafogo fica melhor. Realmente era difícil alguém da base se firmar no profissional. Hoje realmente há a demonstração de que isto mudou. É uma alegria poder participar disso. Estou triste de não poder usar esse CT novo (risos) - afirmou o jogador.
LANÇAMENTO PEDRA FUNDAMENTAL CT BASE BOTAFOGO. (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Estrutura atual será inteiramente demolida em breve (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)
A diretoria acredita que Marechal Hermes é localização privilegiada para receber os jovens, já que há mais segurança por ser uma área militar e o transporte é facilitado por causa da estação de trem próxima e do grande número de linhas de ônibus.
- Foi uma briga interna grande, mas analisamos e não vimos melhor lugar - disse Sidnei Loureiro.
Como a Federação de Futebol do Rio de Janeiro não organiza campeonatos com jogadores menores de 14 anos, o clube quer dar uma boa estrutura para o futsal, que revela muitos atletas.
LANÇAMENTO PEDRA FUNDAMENTAL CT BASE BOTAFOGO. (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Área onde ficarão os campos de futebol do CT alvinegro (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

Nenhum comentário: