segunda-feira, setembro 03, 2012

Botafogo se recupera de goleada com vitória sobre o Coritiba no Engenhão


Com vários desfalques, inclusive de Seedorf, o Botafogo fez uma boa partida no primeiro tempo e venceu o Coritiba, por 2 a 0, na noite deste domingo, no Engenhão, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Elkeson e Lodeiro, ambos na primeira etapa. A vitória traz tranquilidade ao clube depois dagoleada sofrida para o São Paulo e dá sobrevida ao técnico Oswaldo de Oliveira, que vem sendo pressionado no cargo pela torcida.
Com o triunfo, o Glorioso vai a 31 pontos, mas continua na oitava colocação no campeonato.


Com vários desfalques para o jogo contra o Coritiba, o pressionado Oswaldo de Oliveira também não contou com o zagueiro Brinner e o meia Seedorf, poupados. Dória e Gabriel entraram no time, respectivamente. Além disso, Amaral, barrado, deu lugar a Jadson.
Ignorando esses desfalques e os protestos da pequena torcida que foi ao estádio - menos de três mil pessoas, o Botafogo começou o jogo disposto a espantar a crise de General Severiano. Apesar da vontade, o time errou muitos passes no início do primeiro tempo, o que dificultava a chegada ao gol adversário. Também muito desfalcado, o Coritiba não levava perigo a Jefferson.
A sorte do Botafogo começou a mudar aos 14 minutos. Márcio Azevedo cobrou escanteio da direita e Elkeson cabeceou de costas e inaugurou o placar no Engenhão. Sem Seedorf, Lodeiro tomava conta do meio-campo. Além de muita correria, o uruguaio comandava o time com bons passes e velocidade.

A missão dos mandantes parecia ser facilitada aos 20 minutos. Renato foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. Só que Elkeson bateu fraco e Vanderlei defendeu. O time de Oswaldo não se abateu e continuou buscando o segundo gol. E ele veio logo depois. Num lindo passe de Fellype Gabriel para Lucas, o lateral cruzou rasteiro e Lodeiro apareceu como uma flecha, para, de carrinho, fazer mais um. Foi o segundo gol dele pelo clube.
A partir daí, o Botafogo continuou soberano em campo e o Coritiba não conseguiu esboçar nenhuma reação. A única chance do time do técnico Marcelo Oliveira foi aos 41. Ayrton cobrou falta de muito longe e a bola pegou na rede pelo lado de fora.
BOTAFOGO GARANTE A VITÓRIA NO SEGUNDO TEMPO
Na segunda etapa, o jogo começou diferente. O Coritiba voltou com Lincoln no lugar de Júnior Urso e pressionou o Botafogo. Com a experiência do meia, o Coxa começou a tocar mais a bola e cadenciar a partida. Com isso, o time da casa não conseguia sair para o ataque.
Com vinte minutos, o Botafogo ainda não havia chutado uma vez ao gol de Vanderlei. Apesar de ter maior posse de bola e volume de jogo, o Coritiba pecava no último passe. Anderson Aquino chegou a entrar livre na área alvinegra, mas perdeu ótima chance. No Botafogo, Fellype Gabriel deixou o campo cansado e deu lugar a Jeferson. Em seguida, Renato, com dores na coxa, pediu para sair e Oswaldo colocou Amaral. A torcida protestou.
Apesar de muito toque para o lado, o Coritiba não conseguiu converter o domínio do segundo tempo em gols. O Botafogo segurou o resultado e ganhou um pouco de tranquilidade para continuar trabalhando na seqência da temporada.


 

Nenhum comentário: