sexta-feira, outubro 19, 2012

Revelação decide no fim e Botafogo vence clássico


Contratado recentemente pelo Botafogo como uma revelação oriunda do Guarani, Bruno Mendes comprovou a fama na noite desta quinta-feira. O jogador, que surgiu no Campeonato Paulista na equipe campineira, decidiu o clássico contra o Vasco, válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com dois gols do jovem atleta, o time de General Severiano derrotou o arquirrival por 3 a 2 e, de quebra, afastou o clube cruzmaltino do G-4 da competição.
O tento anotado por Bruno Mendes nos acréscimos do segundo tempo complicou o Vasco a sete rodadas do fim da Série A. A equipe comandada por Marcelo Oliveira permanece com 50 pontos, cinco a menos que o São Paulo, que venceu o Atlético-GO por 2 a 0, no Morumbi, e se fixou na região qualificatória da tabela. O Botafogo, por outro lado, subiu para o sétimo posto, com 44 pontos. Foi a primeira vitória do time depois de oito rodadas no Brasileiro.
Depois do clássico desta quinta, tanto o Botafogo quanto o Vasco retornam ao gramado somente na próxima semana. A equipe de General Severiano encara na próxima quarta-feira, às 22h (de Brasília), o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli. Por outro lado, o Vasco, ainda em busca de um lugar na Copa Libertadores, terá pela frente o Internacional, na mesma data, mas às 20h30, em São Januário.
A necessidade de vitória para se manter firme na briga por um lugar na próxima Libertadores tornou o Vasco mais soltou no início da partida desta quinta-feira. Armado com Juninho e Felipe no meio-campo, dois jogadores de maior cadência e grande qualidade no passe, o time de São Januário rapidamente tomou conta da partida, criando a primeira ótima oportunidade aos 9min. Carlos Alberto, escalado como referência ofensiva, recebeu passe e aplicou uma bonita cavadinha. A bola passou sobre o travessão de Jefferson.
A maior organização vascaína resultou na abertura do placar aos 25min. Depois de pressão na saída de bola, Éder Luís recebeu pela ponta direita e arrematou firme para o meio da área. Centroavante na noite desta quinta-feira, Carlos Alberto se antecipou à zaga botafoguense e desviou de letra para inaugurar o marcador no clássico disputado no Engenhão. Prêmio para o volume de jogo imposto pelos vascaínos.
O tento anotado por Carlos Alberto teve o efeito esperado no Botafogo. Lento durante a primeira parte do jogo, o time de Oswaldo de Oliveira adiantou a marcação, imprimiu uma maior movimentação e respondeu somente quatro minutos depois. O jovem atacante Bruno Mendes recebeu pela ponta direita, passou por Dedé e cruzou para o meio da área. A bola, depois de desvio no caminho, sobrou limpa para Elkeson apenas desviar para as redes de Fernando Prass.
A tendência de domínio botafoguense, contudo, barrou na experiência vascaína. Imediatamente depois do empate, o time de Marcelo Oliveira adiantou a marcação e acabou recompensado aos 37min. Felipe antecipou lançamento, venceu dividida com Dória e cruzou na medida para Carlos Alberto. Como um legítimo centroavante, o camisa 10 apenas tocou para o gol e balançou pela segunda vez as redes botafoguenses.
Em desvantagem no marcador, o Botafogo cresceu na segunda etapa, especialmente por conta da maior eficiência de Seedorf, muito marcado e tímido durante o primeiro tempo. Logo no início, o holandês cobrou falta com categoria e obrigou Fernando Prass a fazer grande defesa. O lance seria apenas uma amostra da melhora dos mandantes, que aproveitaram a queda física vascaína para ocupar um maior espaço no gramado.
A consequência da melhora do Botafogo surgiu no placar da partida. Aos 29min, Bruno Mendes, autor da grande jogada que resultou no gol de Elkeson, igualou o marcador. O centroavante botafoguense aproveitou cruzamento pelo lado direito, se antecipou à defesa rival e desviou para dentro das redes de Fernando Prass. A revelação, no final do jogo, ainda anotou a virada no marcador, complicando a situação vascaína no campeonato.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 x 2 VASCO
Gols:
BOTAFOGO: Elkeson, aos 29min do 1º tempo; Bruno Mendes, aos 29min e aos 47min do 2º tempo

BOTAFOGO: Jefferson; Gabriel, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Jadson, Renato (Marcelo Mattos), Seedorf e Fellype Gabriel (Lodeiro); Bruno Mendes e Elkeson (Rafael Marques).
Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Cartões Amarelos
BOTAFOGO: Elkeson, Márcio Azevedo e Seedorf 

Nenhum comentário: