quarta-feira, outubro 17, 2012

Seca de artilheiros coincide com pior jejum e Botafogo vê média de gols cair 65%


Sem um atacante de ofício, o técnico Oswaldo de Oliveira se viu obrigado a avançar Elkeson para a função e o 'novo' camisa 9 virou o artilheiro do Botafogo no Campeonato Brasileiro com oito gols, ao lado de Andrezinho. Entretanto, a dupla vive uma seca e não balança as redes adversárias há sete jogos, coincidentemente, a mesma série em que o Alvinegro não conquista uma vitória. Esta é a pior sequência do Glorioso, que antes havia ficado cinco partidas sem triunfar na competição. Com apenas quatro gols nos últimos setes confrontos, o time perdeu o título de melhor ataque e viu sua média de gols reduzir em 65%.
Durante boa parte da temporada, o Botafogo ostentou o título de melhor ataque do Campeonato Brasileiro. O desempenho ruim nas últimas rodadas – quatro gols em sete jogos, média de 0,57 por partida – fez com que a equipe caísse para a sexta colocação neste quesito. Nos primeiros 23 duelos, o Alvinegro havia balançado as redes 38 vezes, o que representava uma média de 1,65 por confronto.
“Não temos que entrar em campo com esse peso de que o time não faz gol há tantos jogos. Não me apego a isso. Deixo de lado as coisas negativas para pensar no lado do bom. Não acredito muito em sorte, mas em competência. Por isso, precisamos trabalhar para vencer. As chances continuarão a aparecer e estaremos prontos para marcar nas próximas rodadas”, disse Andrezinho.
A última vitória do Botafogo no Brasileiro ocorreu no dia 9 de setembro, quando bateu o Náutico por 3 a 1, no Engenhão, com dois gols de Elkeson e um de Andrezinho. Coincidentemente, a dupla não voltou a balançar as redes desde então. Apenas quatro tentos foram marcados: dois de Seedorf, um de Cidinho e o último de Bruno Mendes, contra o Grêmio.
O gol de Bruno Mendes, aliás, quebrou uma série de três jogos sem balançar as redes. O Botafogo já havia passado em branco nas derrotas para Bahia, Fluminense e Santos - os dois últimos no Engenhão.
O momento ruim fez com que Elkeson fosse barrado do time titular pelo técnico Oswaldo de Oliveira, que deu nova chance para Rafael Marques. O substituto, no entanto, não teve boa atuação, passou os 90min sem finalizar uma vez sequer e deverá retornar ao banco de reservas. O camisa 9 volta a brigar por uma posição, mas com Bruno Mendes, que pode receber uma chance apesar do pouco tempo de clube.
Com 41 pontos, o Botafogo volta a campo nesta quinta-feira, às 21h, quando enfrentará o Vasco, com 50, no Engenhão. Apesar da dificuldade, o Glorioso mantém o foco em uma vaga na Libertadores de 2013, mesmo objetivo do Cruzmaltino, a dois pontos do G-4.

Nenhum comentário: