quinta-feira, outubro 25, 2012

Botafogo vence, afunda o Figueirense e ainda mantém sonho da Libertadores


O Botafogo manteve vivas as esperanças de chegar à Copa Libertadores de 2013. Nesta quarta-feira, a equipe carioca foi a Florianópolis e venceu o Figueirense por 2 a 0, no fechamento da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Botafogo chega a 47 pontos, mantendo-se na sétima colocação e oito pontos atrás do São Paulo, quarto colocado.

Para o Figueirense, o resultado em casa é uma ducha de água fria: depois de vencer dois dos últimos três jogos, o clube catarinense volta a ser derrotado, ficando ainda mais perto da queda para a segunda divisão. Com 28 pontos ganhos, a equipe fecha a rodada na 19ª posição, oito pontos atrás do Bahia, o 16º colocado e primeiro clube fora da zona de rebaixamento. 

Melhor no início do jogo, o Botafogo abriu o placar com Bruno Mendes, que precisou finalizar duas vezes para colocar a bola para dentro. Os cariocas aumentaram o placar com Seedorf, aproveitando saída errada do goleiro Wilson. O Figueirense ainda buscou uma reação, só que parou em uma atuação segura dos visitantes.

Na próxima rodada, o Botafogo terá pela frente o Atlético-GO, neste sábado, no Engenhão. No mesmo dia, o Figueirense vai receber a Portuguesa ainda sonhando com uma reação nas últimas rodadas.

O jogo

O confronto começou em ritmo acelerado, com o Botafogo tendo uma chance logo aos dois minutos. Lodeiro fez boa jogada pela esquerda e cruzou, mas Hélder, ao tentar cortar com o peito, quase colocou a bola para a própria rede. Para a sorte dos donos da casa, ela bateu na trave e ficou para a defesa de Wilson. A resposta do Figueirense veio aos dez, quando Aloísio cruzou rasteiro pela esquerda, mas Julio Cesar não chegou a tempo para colocar para a rede.
Os catarinenses se empolgaram com o lance e quase abriram o placar três minutos depois. Julio Cesar arriscou do bico da área e viu a bola bater no travessão de Jefferson, que estava parado. Só que no minuto seguinte, foi o Botafogo que marcou o primeiro gol do jogo. Bruno Mendes recebeu na entrada da área e chutou, mas Wilson defendeu. No rebote, Lodeiro tocou para Bruno Mendes finalizar pela segunda vez, desta vez para a rede.
O revés foi sentido pelos donos da casa. Por pouco não sofreram o segundo gol, aos 16 minutos. Andrezinho foi lançado e ficou de frente para o gol, mas quando finalizou, parou em grade defesa de Wilson. Depois disso, o jogo ficou mais cadenciado.
No entanto, aos 32 minutos, o inevitável aconteceu. O goleiro Wilson rebateu mal uma bola lançada na área, e Seedorf só precisou ter o trabalho de tocar de primeira para marcar o segundo gol do Botafogo.
A torcida do Figueirense passou a protestar contra o time, enquanto a equipe tentou pressionar o Botafogo em busca do primeiro gol ainda na primeira etapa. Os cariocas, porém, souberam administrar o resultado até o intervalo.
O Figueirense voltou para o segundo tempo buscando uma pressão. No entanto, o Botafogo segurou o ataque dos donos da casa. Com isso, os cariocas, aos poucos, voltaram a administrar o jogo, ainda avançavam com frequência ao ataque com mais perigo do que os catarinenses.
Somente a partir dos 20 minutos que as duas equipes criaram chances de perigo. Primeiro, Ronny chegou à área e aproveitou cruzamento feito, mas cabeceou para o chão e viu a bola quicar antes do gol para passar por cima do travessão.

Gazeta Press
Seedorf comemora o segundo gol do Botafogo contra o Figueirense
Seedorf comemora o segundo gol do Botafogo contra o Figueirense

A resposta do Botafogo veio em seguida, quando Lodeiro não aproveitou falha da zaga catarinense. No entanto, os donos da casa quase diminuíram o marcador com Aloísio, que se antecipou em um escanteio e cabeceou. Para azar dele, Lucas estava bem posicionamento, em cima da linha, e tirou o perigo.
Com o passar do tempo, o Botafogo novamente dominou as ações e só deu espaço para nova oportunidade do Figueirense aos 39 minutos. Aloísio recebeu na área, girou, mas parou em ótima defesa de Jefferson. Nos minutos finais, os donos ainda tentaram, mas tiveram que sair de campo com a derrota em casa.

Nenhum comentário: