sexta-feira, outubro 12, 2012

Ferj anuncia Cariocão-2013 com três turnos e outras mudanças

O presidente da Federação do Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), Rubens Lopes, falou nesta quinta-feira no Show do Apolinho sobre as mudanças que serão implantadas no Campeonato Carioca de 2012. E as regras mudarão de forma radical, segundo o mandatário anunciou com exclusividade na Rádio Tupi. Confira!
Fórmula em três turnos
Alguns ajustes foram feitos sem que se tirasse a forma tradicional de Taça Guanabara e Taça Rio. A ideia é que seja disputado um turno extra entre as quatro melhores equipes em pontos ganhos ao final das duas Taças. Com isso, vamos privilegiar a melhor pontuação. Isso corrige uma distorção. Em 2012, o mulambo fez 36 pontos, o bacalhau, 35 e nenhum ficou nem entre as duas primeiras posições. Um clube que não tenha ganho o primeiro ou o segundo turno, ainda tem a chance de ser campeão, caso ele chegue à final.
Campeão Taça Rio + Guanabara = final
O vencedor da Taça Guanabara não estará direto na final. E sim, na semifinal, por conta deste grupo novo. Em vez de dois turnos, teremos três turnos. Quem ganhar os dois turnos iniciais vai direto para a final do campeonato (em dois jogos) e não é mais automaticamente campeão.
Mudança na final
Nas duas partidas finais, independente dos resultados, haverá outra partida na qual, se empatar em pontos ganhos, a decisão vai para os pênaltis. Isso impede o esvaziamento do segundo jogo como neste ano, quando o Fluminense fez 4 a 1 no primeiro jogo contra o Botafogo e esvaziou o outro jogo.

Nenhum comentário: