sábado, agosto 18, 2012

Botafogo é algoz do Galo: time mineiro só venceu três em 24 jogos


O jogo entre Atlético-MG e Botafogo, neste domingo, pode e deve ser considerado como um clássico do futebol nacional. A partida ainda marcará o reencontro de Ronaldinho Gaúcho e Seedorf, que atuaram juntos na Itália, pelo Milan. Porém, não é só pelo encontro de dois craques do futebol mundial que a partida merece atenção.
O Galo, atual líder da competição, faz excelente campanha no Brasileirão. A equipe mineira está com 39 pontos na competição nacional, só perdeu dois jogos em todo ano, continua invicta jogando no novo estádio Independência. Além disso, pela 11ª rodada consecutiva, está em primeiro lugar.
O Botafogo, apesar da sexta posição, faz campanha irregular no Brasileirão. Somando 27 pontos, o time carioca só ficou no G-4 em seis das 17 rodadas, nunca conseguindo uma sequência de três vitórias na competição. Porém, isso não pode ser visto com bons olhos pelos atleticanos, já que, em Campeonatos Brasileiros, o Botafogo possui um retrospecto fantástico diante do Atlético-MG.
Desde 2001, as equipes se enfrentaram 24 vezes, sendo que o Fogão venceu 15 partidas. Do restante, foram seis empates e somente três vitórias do Galo (4 a 0, em 2001; 2 a 1, no Brasileirão de 2008; e mais um 4 a 0, dessa vez em 2011, na partida em que o Atlético-MG se livrou do rebaixamento para a Série B).
Atlético-MG e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte, pela 18ª rodada da Série A do Brasileirão. Caso vença o Botafogo, o Atlético-MG garante, ainda faltando a partida contra o rival Cruzeiro, o título simbólico de campeão do primeiro turno.

Nenhum comentário: