sexta-feira, agosto 24, 2012

Simplesmente Matías: o novo membro da família uruguaia no Bota


A raiz uruguaia do Botafogo parece cada vez mais profunda. Depois das passagens de Loco Abreu e Arévalo, o clube investiu na contratação de Lodeiro, de 23 anos, um jogador conhecido, que disputou a Copa do Mundo de 2010 e as Olimpíadas de Londres. Mas não parou por aí. Trazido para o time de juniores, mas trabalhando com os profissionais, o atacante Matías Tellechea, a menos de um mês de completar 20 anos, procura aprender para encontrar seu espaço no futebol brasileiro e mostrar não se tratar apenas de uma promessa de seu país.
Desde o dia 10 de agosto, Tellechea vem treinando com os profissionais por não poder participar da Taça BH de juniores, já que chegou depois do envio da lista do grupo para a competição. Além disso, apesar de já ter assinado contrato de dois anos, renovável por mais dois, ainda não está com a situação completamente regularizada por causa da greve da Polícia Federal, o que vem dificultando a emissão de seus documentos.
Tellechea e Lodeiro, Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Tellechea e Lodeiro no Engenhão depois do treinamento (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Tellechea já passou por três clubes. Ele começou a carreira no Atenas, um pequeno clube do Uruguai, que fica em San Carlos, no departamento de Maldonado, onde nasceu no dia 21 de setembro de 1992. De lá, foi para o River Plate, do Uruguai, e depois para outro clube do seu país, o Cerro Largo. O Botafogo o encontrou graças a uma parceria com a empresa WDS, sediada em Porto Alegre. O jogador estava livre, sem vínculo com qualquer clube.
No Uruguai, Tellechea era visto como uma promessa. Ele chegou a fazer parte do grupo de treinamento da seleção sub-20 para o Sul-Americano do ano passado, mas ficou fora da lista final. Nesse período, acompanhou a presença de Loco Abreu no grupo principal, no centro de treinamento da Associação Uruguaia de Futebol. No entanto, apesar de conhecer a história do atacante no Botafogo, não teve a chance de conversar com o jogador.
- Está sendo uma experiência linda para mim. Estou tendo a chance de acompanhar o time principal, ver tudo de perto e viver o relacionamento do grupo. Estou sempre com Lodeiro, que tem me ajudado muito. Ficamos juntos na concentração, dividimos o chimarrão e está sendo ótimo - comentou Tellechea.
O jovem uruguaio fez sua estreia profissional ainda pelo Atenas em 2010. Mas foi pelo Cerro Largo que participou efetivamente do Apertura (abertura) no fim de 2011 e do Clausura (encerramento) de 2012 do Campeonato Uruguaio, disputando 25 dos 30 jogos do time, na melhor campanha da histórica do clube, quarto lugar geral e com direito à vaga na Copa Sul-Americana deste ano. Tellechea disputaria a competição se não tivesse sido contratado pelo Botafogo.Com a série de lesões no grupo, Tellechea tem participado dos treinamentos coletivos no time reserva. No entanto, ainda não teve um grande destaque na atividade que chamasse a atenção. O técnico Oswaldo de Oliveira, os jogadores e a comissão técnica o chamam de Matías, seu primeiro nome, de pronúncia mais fácil.
- Ele ainda é uma incógnita, mas acho que tem talento e pode evoluir. Vamos observar - disse Oswaldo de Oliveira, que demonstra preocupação em incentivar o jogador durante os treinamentos.
Por enquanto, Tellechea ainda mora em General Severiano e sequer tem saído para visitar pontos turísticos ou conhecer as praias cariocas. Ele procura um lugar para morar com Nádia, sua namorada, e trazer sua família, os pais Alfredo e Carina e os irmãos Viviana, de 23 anos, e Frederico, de 11, para visitá-lo.
A língua não tem sido uma barreira, principalmente em um grupo que conta com o holandês Seedorf falando fluentemente o português ("Um grande jogador que conheci e percebi ser uma pessoa maravilhosa"). No Cerro Largo, Tellechea teve a chance de conviver com o atacante brasileiro Felipe Klein, o que facilitou no relacionamento com os novos companheiros. Entendo tudo o que falam comigo. Ainda não consigo falar muito bem, mas me viro - afirmou o atacante, que ainda não teve a chance de assistir a um jogo no Engenhão, mas não vê a hora mesmo de poder atuar com a camisa do novo clube:
- Procuro aproveitar cada momento para dar o meu melhor, seja nos juniores ou com os profissionais.
A primeira competição de Tellechea pelo Botafogo deve ser o Torneio Otávio Pinto Guimarães. A estreia do time está marcada para o dia 8 de setembro, contra o São Cristóvão. No entanto, ele ainda depende da regularização de seus documentos. O prazo da inscrição na competição vai até o penúltimo dia útil antes do início da segunda fase, sem data prevista na tabela da Federação de Futebol do Rio (Ferj).

Nenhum comentário: