quinta-feira, junho 14, 2012

Maior artilheiro do Bota, Quarentinha é o homenageado no mês de junho


O Botafogo reservou o mês de junho para homenagear seu maior artilheiro. Não se trata de Garrincha, Heleno de Freitas ou mesmo Túlio Maravilha. Pouco conhecido do público mais novo, Quarentinha marcou 313 gols com a camisa alvinegra e, apesar de já ter morrido há 16 anos, segue ostentando o posto e não foi deixado de lado pelo clube. Pequenas ações estão previstas para os próximos dias.
Até o fim da semana, a já tradicional exposição de fotos e relíquias sobre o ex-atacante terá seu espaço na loja oficial, na sede de General Severiano. Além disso, o site do Glorioso dá grande destaque para o ídolo, com papel de parede e informações da carreira. No Facebook, haverá quiz promocionais para oferecer prêmios aos torcedores que conhecerem Quarentinha, que tem poucos familiares vivos para participar de algo maior e também sempre pregou a discrição.
Quarentinha na partida do Botafogo (Foto: BFR)Quarentinha faz um gol pelo Botafogo (Foto: BFR)
A diretoria utiliza um "Time do Século" como base para saudar os principais jogadores de sua história. Eis a formação, que conta com 13 nomes - número místico para o clube: Manga, Carlos Alberto Torres, Sebastião Leônidas, Nilton Santos ("improvisado" na zaga) e Marinho Chagas; Gerson, Didi, Jairzinho; Garrincha, Amarildo, Heleno de Freitas, Quarentinha e Paulo Cesar Caju. Destes, Amarildo (em janeiro), Carlos Alberto Torres (fevereiro) e Heleno de Freitas (março), Leônidas (abril) e Nilton Santos (maio) já foram lembrados.
Confira a ficha técnica de Quarentinha:
Nome: Waldir Cardoso Lebrego
Nascimento: 15/09/1933, em Belém (PA)
Falecimento: 11/02/1996
Posição: Meia-Atacante e Ponta de Lança
Clubes em que atuou: Paysandu (PA), Vitória (BA), Botafogo, Bonsucesso (RJ), Unión Magdalena (COL), Deportivo Cali (COL), Junior Barranquila (COL), América de Cali (COL) e Olaria (RJ)
Títulos: Campeonato Baiano (1953), Campeonato Carioca (1957, 1961 e 1962) e Torneio Rio-São Paulo, (1962 e 1964)
Artilharias: Campeonato Baiano (1953, com 13 gols), Campeonato Carioca (1958, com 20 gols; 1959, com 27 gols; e 1960, com 25 gols) e Torneio Rio-São Paulo (1960, com 11 gols)
Jogos pela seleção: 17
Gols: 17

Nenhum comentário: