quinta-feira, junho 21, 2012

Botafogo transfere base para Niterói e dá início à obra em Marechal Hermes


O Botafogo deu mais um passo para o início da modernização do CT de Marechal Hermes, que abriga as categorias de base do clube há várias temporadas. Nos últimos dias, atendendo à ordem da presidência, a garotada e os departamentos deixaram o local e já se instalaram de vez no Caio Martins, em Niterói, para onde o time de juniores, por exemplo, já havia se transferido desde a temporada passada.ct botafogo marechal hermes (Foto: Divulgação)
Agora, a obra de ampliação, prevista para durar pouco mais de um ano, está livre para começar a todo vapor, após o atraso de alguns meses. Em projeto datado de 2011, a ideia era ter mais dois campos oficiais - totalizando quatro (veja o desenho acima) -, numa estrutura geral de alto nível. Para isso, o Alvinegro entrou em acordo com o Exército para ocupar uma abandonada área militar anexa, que representará uma vez e meia a mais de espaço. A resolução definitiva de Marechal passou por outro acerto, só que com o Governo: a concessão do tradicional estádio, palco de muitas partidas até o princípio deste século, será revogada assim que a reforma acabar.
Em janeiro, o trabalho estava orçado em aproximadamente R$ 14 milhões, e a diretoria garantia já ter o valor com a ajuda de investidores, que lucrarão posteriormente com parte dos direitos econômicos de atletas que se formarem. Nas próximas semanas, o presidente Mauricio Assumpção deve lançar a chamada pedra fundamental, em evento no local.
Para evitar o inchaço em Caio Martins, que abriga o alojamento, o Glorioso aluga a base naval de Mocanguê, a quilômetros dali, que tem dois campos oficiais, caixas de areia e piscinas.
Jair Ventura juniores Botafogo (Foto: Reprodução / Facebook)Jair é erguido pela garotada após o título conquistado com dias de trabalho (Foto: Reprodução / Facebook)
Mudanças, novas chances e resultados
Os departamentos da base tiveram mudanças afinadas com o profissional, em maio. Ney Souto assumiu a vaga de Sidnei Loureiro, agora braço direito de Anderson Barros como supervisor, na gerência geral, enquanto Jair Ventura se tornou técnico dos juniores, ocupando o cargo de Eduardo Húngaro, que passou a ser auxiliar técnico de Oswaldo de Oliveira.
Satisfeito com a oportunidade, o filho do ex-atacante do Botafogo e da Seleção já conquistou um título e um vice-campeonato de cara, em torneios na Holanda e na Alemanha. Segundo ele, a experiência servirá para apagar a imagem de protegido que as pessoas podem ter.
- Para quem não conhecem meu trabalho, sempre iria ter uma dúvida. Tenho 19 anos no futebol. Não caí de para-quedas. Sou professor de educação física, falo inglês e francês fluentemente, já morei na Grécia, na França e na África, quando jogador. A comparação com meu pai acontecia, e por isso parei. Ouvia alguém falar que eu não jogava nada sem sequer me verem. Foi um dos motivos para eu aceitar esse desafio, sou muito determinado e vou provar isso. Na primeira competição, já conseguimos encarar e vencer o Benfica-POR, o Schalke 04-ALE e o Ajax-HOL na final. Foi muito importante - enumera Jair, que pôde conhecer o holandês Ronald de Boer, ex-volante da seleção, técnico dos juniores.
- Foi muito simpático e educado, cumprimentou a todos no banco. Perdeu, mas manteve o espírito. Por isso é que sempre foi um campeão - destacou.

Nenhum comentário: