quarta-feira, junho 20, 2012

Reforços com experiência no futebol oriental seduzem o Bota de Oswaldo


Os mistérios do Oriente parecem atrair o Botafogo. A cultura milenar, com uma discplina rígida, cai como uma luva na filosofia de trabalho do técnico Oswaldo de Oliveira. Com a experiência de cinco anos no comando do Kashima Antlers e títulos conquistado, ele observou jogadores atuando no Japão e de lá tira reforços para a sequência da temporada.
O mais recente deles é o atacante Rafael Marques, de 29 anos, brasileiro naturalizado turco, do Omiya Ardija. Seu vínculo vai até dezembro de 2013 e o Botafogo ainda espera a quebra do contrato para contar com o jogador. Outro que segue em negociação é o zagueiro Túlio Tanaka, do Nagoya Grampus, com experiência de quem jogou até Copa do Mundo e trata-se de um desejo de Oswaldo desde sua chegada ao clube para ser um dos líderes do grupo. O empresário Anselmo Paiva cuida da negociação no Japão.
No atual elenco, Oswaldo conseguiu contratar Vítor Júnior, que atuou no Kawasaki Frontale de 2008 a 2010 e estava no Corinthians, e Fellype Gabriel, que foi comandado pelo treinador entre 2010 e 2012 no Kashima. Além deles, Marcelo Mattos passou pelo Japão em 2002 e Andrezinho também teve experiência no Oriente, jogando no Pohang Steelers, da Coreia do  É mais a parte da disciplina mesmo. Você pega isso deles, dentro e fora de campo. Lá não tem um Neymar, um Oscar, são muito pelo conjunto e todos se dedicam nos treinamentos e jogos para o time crescer. O jogador brasileiro vai lá e melhora com isso. São coisas bobas, como atrasos que deixam eles loucos. Vai ficando mais profissional - explicou Fellype Gabriel.
Os orientais seguem como homens de confiança de Oswaldo de Oliveira. Com exceção de Marcelo Mattos, que ainda se recupera de um problema muscular na coxa direita, os outros três são titulares do Botafogo e, mais uma vez, formaram a linha de armadores do time contra a Ponte Preta, domingo, no Engenhão, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O trio atuou junto desde o início pela primeira vez na vitória por 2 a 1 sobre o Internacional.
Com a abertura da janela de transferências internacionais nesta quarta-feira, as negociações com Tanaka e Rafael Marques prometem esquentar, assim como as que envolvem outros jogadores, como Seedorf. Os clubes, agora, tem 30 dias para a contratação de reforços que atuem no exterior.

Nenhum comentário: