segunda-feira, junho 25, 2012


A volta de Loco Abreu ao time titular do Botafogo não foi suficiente neste domingo. Mesmo jogando em casa, a equipe decepcionou, parou na forte defesa adversária e acabou derrotada pela Ponte Preta por 2 a 1. Em dois contra-ataques, Nikão e Ricardinho marcaram os gols da vitória paulista. De pênalti, Andrezinho descontou para os cariocas.

A derrota apenas aumenta a lista de problemas do Botafogo. Para começar, os salários da equipe estão atrasados há dois meses. Dentro de campo, Loco Abreu reclamou da reserva, disse que tem divergências táticas com o técnico Oswaldo de Oliveira e pediu para ser negociado. Para piorar, Herrera e Maicosuel têm propostas do exterior e também podem sair, deixando a equipe praticamente sem opções na frente.

Com a derrota, o Botafogo cai na tabela e fica na sétima posição. O time terá duas semanas livres de treinos para se preparar o próximo jogo, que será apenas no dia 7 de julho, contra o Bahia. Tudo porque o Corinthians pediu o adiamento da partida contra os botafoguenses, que aconteceria na próxima rodada.

Do outro lado, a Ponte Preta quebra um tabu de nunca ter conseguido vencer na capital Fluminense. Até hoje, haviam sido 24 jogos no Rio de Janeiro, com 14 derrotas e dez empates. O time campineiro venceu justamente em sua estreia no estádio do Engenhão.


O jogo

O Botafogo começou a partida no ataque e, logo no primeiro minuto, Andrezinho aproveitou boa jogada de Vitor Júnior e chutou forte para boa defesa de Edson Bastos. O lance animou a equipe alvinegra que voltou a incomodar o goleiro campineiro aos quatro minutos, em cobrança de falta de Andrezinho, mas Edson Bastos defendeu em dois tempos.

A iniciativa de ataque era toda do Botafogo enquanto a equipe paulista não conseguia se organizar e apenas se defendia, mas acabou marcando o primeiro gol aos 15 minutos. Nikão foi lançado em profundidade por Lucas, que se aproveitou dos espaços deixados pela defesa carioca. Nikão driblou o goleiro Jéfferson e tocou para o gol vazio.

O time comandado por Oswaldo de Oliveira sentiu o golpe, mas partiu para cima da Ponte em busca do gol de empate, mas a atuação irregular de Fellype Gabriel impedia que as ações ofensivas fossem bem sucedidas. Enquanto isso, a Ponte Preta segurava a bola para esfriar e irritar o adversário. Loco Abreu, que voltava ao time, tentava se movimentar bastante para confundir a defesa, mas era obrigado a sair da área para tocar na bola.

No jogo áereo, a Ponte Preta incomodava. Aos 27 minutos, após cobrança de escanteio, Ferron subiu mais do que a zaga carioca e cabeceou com perigo. O lance mostrou a fragilidade da defesa alvinegra na jogada aérea e, aos 33 minutos, o goleiro Jéfferson hesitou ao sair para cortar um cruzamento e Roger, livre, cabeceou para fora, desperdiçando uma ótima oportunidade.

Mesmo sem jogar bem, o Botafogo chegou ao empate aos 43 minutos. Márcio Azevedo invadiu a área pela esquerda e foi derrubado por Tiago Alves. Pênalti que Andrezinho cobrou com muita categoria, colocando no canto esquerdo de Edson Bastos, definindo o placar da primeira etapa.

Antes do primeiro minuto do segundo tempo, o goleiro Edson Bastos foi obrigado a trabalhar. Ele mandou para escanteio um chute forte de Vitor Júnior. O time alvinegro seguiu pressionando e uma tabelinha entre Andrezinho e Vitór Júnior foi cortada por Ferron na pequena área quando o atacante tentava concluir.

Quando tudo indicava que o time de General Severiano chegaria ao segundo gol, a Ponte Preta desempatou a partida aos oito minutos. Nikão recebeu no meio campo e enfiou para Ricardinho, que penetrou pela esquerda e mandou uma bomba sem chances para Jéfferson.

Insatisfeito com o rendimento do time, o técnico Oswaldo de Oliveira trocou Loco Abreu por Elkeson, substituição que não foi bem recebida pela torcida que ensaiou algumas vaias para o treinador.

Aos 19, a Ponte desperdiçou mais uma ótima chance. Roger deu um passe perfeito para André Luís que entrou livre e, na saída de Jéfferson, tocou para fora. Maicosuel também entrou no lugar do apagado Fellype Gabriel, mas o time alvinegro continuou jogando de forma confusa, fazendo uma pressão desordenada que era bem bloqueada pela defesa campineira.

Para piorar a situação da equipe carioca, Andrezino sentiu dores nas pernas e só continuou em campo porque Oswaldo de Oliveira tinha esgotado as substituições. O lateral Márcio Azevedo era o único que tentava criar jogadas e suas investidas só eram barradas com faltas como aconteceu aos 37 minutos, mas a cobrança executada por Elkeson acabou bloqueada pela zaga quando o goleiro Edson Bastos já tinha passado da bola.

Nos minutos finais, o Botafogo partiu de forma desordenada para tentar o empate, mas a Ponte Preta soube se defender e garantir o importante resultado.


FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 1 X 2 PONTE PRETA

Local:
 Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 24 de junho de 2012, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e José Dias Passos (PR)
Cartões amarelos: Lucas e Nikão (Ponte Preta)
Gols:
BOTAFOGO: Andrezinho, aos 43 minutos do primeiro tempo
PONTE PRETA: Nikão, aos 15 minutos do primeiro tempo; Ricardinho, aos oito minutos do segundo tempo
BOTAFOGO: Jéfferson, Lennon, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson (Lucas Zen), Renato, Fellype Gabriel (Maicosuel), Andrezinho e Vítor Júnior; Loco Abreu (Elkeson). Técnico: Oswaldo de Oliveira
PONTE PRETA: Edson Bastos; Cicinho, Tiago Alves, Ferrón e João Paulo; Baraka, Lucas, João Paulo Silva (Ricardinho) e Nikão (Bruno Sabino); André Luís (Rildo) e Roger. Técnico: Gilson Kleina

Nenhum comentário: