quarta-feira, agosto 01, 2012


A Taça Libertadores é obsessão para todos os grandes clubes brasileiros. Mas para Palmeiras e Botafogo, o peso da competição internacional é ainda maior, já que os dois viveram anos difíceis e pretendem ter a redenção em 2013. Nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), na Arena Barueri, os dois clubes iniciam suas campanhas na Copa Sul-Americana, que ganhou importância depois que passou a dar ao campeão o direito de disputar a Libertadores no ano seguinte. Os momentos de Verdão e Glorioso, porém, são bem diferentes.
A principal distinção é que o Palmeiras já está garantido em 2013, por ter vencido a Copa do Brasil e conquistado sua vaga. O técnico Luiz Felipe Scolari vai usar a competição como laboratório, assim como fez em sua primeira passagem pelo clube. Em 1998, o Verdão venceu o mata-mata nacional, se classificou para a Libertadores, mas antes venceu a Copa Mercosul (equivalente da época para a Sul-Americana). Resultado? Título continental em 1999. De lá para cá, disputou a Libertadores mais cinco vezes (2000, 2001, 2005, 2006 e 2009).
 Botafogo ainda busca essa vaga, um sonho que não vive desde 1996, quando entrou na Libertadores por ser o campeão brasileiro do ano anterior. Naquela ocasião, caiu ainda nas oitavas de final. Com Oswaldo de Oliveira no comando, o desejo é duplo. O técnico disputou duas Libertadores pelo Corinthians, em 1999 e 2000, e foi eliminado em ambas pelo Palmeiras. Oswaldo e Botafogo querem voltar à principal competição do continente e descontar as frustrações de anos anteriores. Dentre os 12 clubes com maior torcida no Brasil, o Alvinegro é o que está há mais tempo longe da América.
Além de tudo isso, Palmeiras e Botafogo buscam o primeiro título da Sul-Americana. Ambos já conquistaram versões anteriores da competição (Verdão com a Mercosul de 98, Alvinegro com a Copa Conmebol de 1993). É por todos esses motivos que, na estreia, Felipão e Oswaldo vão mandar a campo o que têm de melhor. Nada de se poupar para o Campeonato Brasileiro. No Palmeiras, só não joga quem estiver machucado, caso dos meias Valdivia e Daniel Carvalho, por exemplo. No Botafogo, descanso só para o astro holandês Seedorf. Oswaldo deve, mais uma vez, apostar na dupla de ataque formada por Elkeson e Rafael Marques. Ambos não marcaram nos últimos quatro jogos em que atuaram.
Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira prometeu usar força máxima para o confronto com o Palmeiras, mostrando que não vai priorizar uma ou outra competição nesse momento. Ele poupará apenas Seedorf, como parte do planejamento feito pelo para o holandês, segundo o comandante. Com isso, o time entrará em campo com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Renato, Jadson, Renato, Fellype Gabriel e Andrezinho; Elkeson e Rafael Marques.

Nenhum comentário: