sexta-feira, maio 11, 2012

Falta de tranquilidade é tratada como maior pecado do Botafogo nesta reta final


Sob o comando de Oswaldo de Oliveira, o Botafogo enfrentou situações inéditas nas duas partidas que praticamente decretaram o fim do semestre. Antes de Fluminense, pela final do estadual, domingo passado, jamais havia perdido um jogador expulso e também não sofrera nenhuma virada. O cenário se repetiu diante do Vitória, pelas oitavas da Copa do Brasil, e transpareceu as falhas de um time até então imbatível - estava invicto há 23 compromissos, em quatro meses.
Um dos mais experientes do elenco, Renato apontou justamente a falta de tranquilidade como o maior pecado alvinegro. De resto, a estrutura positiva do trabalho deve se manter, julgou.
- Ainda falta a final, vamos entrar e lutar muito, mas o que vale é já corrigir os erros. Ter humildade para admitir que precisamos ter a cabeça no lugar. Não é demérito ao Vitória, mas poderíamos ter passado de fase. Ao levarmos o gol em cada um dos jogos, quando tínhamos de ter tranquilidade, não aconteceu. Coisas que vínhamos fazendo, não conseguimos mais. Mas não foi um desastre total. Os resultados não estão sendo os esperados agora, mas estávamos no caminho certo e temos muito a aproveitar do que melhoramos - disse Renato.
O camisa 8 usa o mesmo discurso do zagueiro Antônio Carlos e reforça a aposta no milagre de domingo, lembrando que a trajetória do Botafogo é de respeito. Para ser campeão carioca e não chegar no Brasileirão, dia 20, de mãos abanando, será preciso vencer por quatro gols de diferença. Em caso de goleada por três (seja 3 a 0, 4 a 1, 5 a 2...), a decisão vai para os pênaltis:
- Falávamos que havia a obrigação de ao menos irmos à final e fomos. Nada é impossível, mas não saímos precocemente. A equipe chegou a um objetivo e vamos em busca de inverter isso.
Mas Renato queria mesmo era a Copa do Brasil, que só verá possivelmente em 2012.
- Eu, dentro do que tínhamos como objetivo, trocaria o Carioca pela passagem de fase na Copa do Brasil. Nossa grande ideia é estar na Libertadores, e a Copa do Brasil dá acesso. Mas sendo campeão em casa (Carioca) vai dar alegria à torcida, principalmente nessa situação - acredita.
No domingo, Botafogo e Fluminense medem forças novamente, às 16h, no Engenhão. Se triunfar por três gols de diferente, o Glorioso leva a decisão do estadual para os pênaltis. Caso abra quatro e atinja uma virada histórica, abocanha a taça direto.


Nenhum comentário: