terça-feira, novembro 13, 2012

Sucesso da base muda planejamento do Botafogo e atacante 'cascudo' é objetivo em 2013


Com folha salarial de aproximadamente R$ 3,5 milhões, o Botafogo sai atrás em relação a outros times do Brasil que têm mais dinheiro em caixa. Com finanças em baixa, o Alvinegro gasta todo o orçamento anual em posições carentes, buscando criar um elenco forte e homogêneo. Porém, o sucesso de atletas das categorias de base mudou o planejamento do clube. Com uma espinha dorsal formada por garotos, o Glorioso investirá em poucas contratações, mas de maior qualidade. Neste cenário, a diretoria tem como objetivo trazer um atacante ‘cascudo’ em 2013 e o nome de Grafite aparece entre os candidatos.
Com as entradas de Dória, Gabriel, Jadson e Bruno Mendes – o último não veio da base do Botafogo, mas do Guarani –, o Alvinegro viu sua folha salarial cair e surgir a oportunidade de investir mais dinheiro em menos posições. Assim, a diretoria espera ganhar em qualidade ao buscar jogadores mais rodados para fazer uma mescla no elenco. Além dos jovens, o Glorioso tem contratos longos com seus principais atletas, casos de Jefferson, Lucas, Renato, Andrezinho, Fellype Gabriel, Lodeiro e Seedorf.
Além do ataque, outras posições aparecem como prioridades para a próxima temporada. Com a possibilidade da saída de Márcio Azevedo, a lateral esquerda será uma lacuna a ser preenchida. Um zagueiro para disputar posição com Antônio Carlos e Dória está nos planos. Além disso, o Botafogo teme a perda de um jogador de meio de campo. Lodeiro, por exemplo, desperta interesse de times do exterior e pode receber propostas. Para não ser pega de surpresa, a diretoria deverá investir também neste setor, apesar das inúmeras opções no atual elenco – Lodeiro, Seedorf, Andrezinho e Fellype Gabriel.
Porém, a principal meta de 2013 é a contratação de um atacante mais experiente. Bruno Mendes, de apenas 18 anos, tem a confiança da diretoria, mas seu vínculo termina no fim do próximo ano e não existem garantias de que o contrato será cumprido até o final. Assim, o Alvinegro trabalha com alguns nomes para ter mais segurança e não repetir o mesmo erro de 2012 – ficou sem opções no setor com as saídas de Loco Abreu e Herrera. Grafite, atualmente no Al-Ahli, dos Emirados Árabes, é um dos candidatos a ser o homem-gol do Botafogo. O jogador tem contrato até julho, mas deve ser liberado pelos dirigentes locais para acertar com um time do Brasil, seu provável destino.
Para a próxima temporada, o Botafogo procura um novo time para Rafael Marques. O jogador foi contratado no meio do ano após indicação do técnico Oswaldo de Oliveira. Entretanto, o atacante é muito perseguido pela torcida e deve voltar para o futebol asiático, onde tem mercado. O Japão, onde atuou por três temporadas, aparece como provável destino. Caio e Loco Abreu voltam de empréstimo do Figueirense. O primeiro se valorizou, recebeu propostas e deve deixar o Alvinegro. O segundo, por sua vez, tem situação indefinida no clube, assim como Jobson.

Nenhum comentário: