sexta-feira, novembro 02, 2012

Botafogo tenta emplacar 5 atletas no Mundial sub-20 para valorizar e vender jovens


O sucesso de jovens atletas no Botafogo animou a diretoria do clube. Satisfeitos com a evolução dos garotos, o Alvinegro alimenta a expectativa de emplacar cinco jogadores na seleção brasileira para o Mundial sub-20, que será disputado em junho de 2013, na Turquia. Dória, Bruno Mendes, Jadson, Vitinho e Gilberto estão bem cotados para aparecer na lista do técnico Emerson Ávila.
Pouco aproveitado nos profissionais, Vitinho e Gilberto são frequentemente convocados para a categoria e disputarão dois amistosos contra o Paraguai nos dias 7 e 10. Bruno Mendes e Dória, titulares da equipe, além de Jadson, têm idade para disputar o Mundial e já geram expectativas no clube alvinegro.O Botafogo já pensa nas consequências das possíveis convocações com foco no lucro da venda valorizada dos jovens. O gerente de futebol, Anderson Barros, admite que o assunto é delicado, mas explica que qualquer clube de futebol precisa adotar essa medida como forma de sobrevivência.
“Sempre que há convocação, existe a valorização. Não importa a categoria. Se jogadores como Dória, Bruno Mendes e Jadson, por exemplo, estiverem na lista, temos que ficar extremamente orgulhosos pelo trabalho desenvolvido. Sem dúvida é a coroação de um trabalho. Está dando resultados. Graças à estrutura que existe no clube e às pessoas envolvidas. Ninguém faz nada sozinho”, disse ao UOL Esporte.
A necessidade de novas rendas não está relacionada ao enfraquecimento do elenco. Por se tratar de jogadores jovens, o Botafogo espera conseguir investidores que comprem parte dos direitos econômicos, mas sem a necessidade de se desfazer dos atletas. Um exemplo é Caio. Atualmente emprestado ao Figueirense, o jogador foi vendido para a MDF Sports e tem contrato com o clube alvinegro até o fim de 2014. Sem a parceria, o atacante não seria valorizado e teria deixado a equipe de General Severiano em 2010.
“O Botafogo tem compromissos financeiros. Isso é vital para qualquer clube. Alguns podem vender percentuais maiores ou menores. Não precisamos nos desfazer deles. O Botafogo tem a necessidade de vender e ter esse retorno financeiro, mas não apenas esses jovens. Lodeiro e Elkeson, por exemplo, têm mercado. Não preciso nem falar do Jefferson, que é de seleção brasileira”, encerrou.

Nenhum comentário: