quinta-feira, novembro 08, 2012

Gramado do Engenhão melhora e já se aproxima de padrões europeus


Durante boa parte de 2012, o Engenhão foi alvo de muitas reclamações sobre o estado do gramado. Sem o Maracanã, que passa por reformas para ser um dos palcos da Copa do Mundo de 2014, o estádio do Botafogo passou a receber um alto número de partidas, já que, além dos donos da casa, Flamengo e Fluminense também mandaram seus jogos no local. O desgaste do campo virou motivo de críticas dos jogadores, que condenavam as condições do gramado. A diretoria alvinegra precisou intervir para conseguir melhorar a situação.
No dia 30 de julho, o Botafogo solicitou a interdição do campo por duas semanas, sob a justificativa de preservar a integridade física dos atletas. Jogos de Flamengo e Fluminense precisaram ser adiados ou tiveram seu local alterado. Enquanto isso, o clube adquiriu máquinas de iluminação artificial, que são utilizadas nos principais estádios europeus, como Camp Nou (Barcelona), Santiago Bernabéu (Real Madrid) e Old Trafford (Manchester United).
máquinas de luz do Engenhão (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)Máquinas de iluminação artificial usadas no Engenhão  (Foto: Raphael Marinho / Globoesporte.com)
Para conseguir adquirir as máquinas, o Botafogo se utilizou de uma parceria com a Ambev, que enviou o gerente de futebol da empresa, Rafael Pulcinelli, para a Holanda, onde visitou a empresa que produz os aparelhos. A tecnologia começou a ser utilizada no dia 7 de agosto e, três meses depois, a evolução já é nítida, chegando perto da média dos campeonatos europeus.
- Pegamos o Engenhão em uma fase muito ruim, mas trouxemos, juntamente com o Botafogo, essas máquinas de iluminação artificial para o gramado que, auxiliada pela diminuição da carga de jogos no segundo semestre, ajudou para essa melhora. Hoje estamos muito perto da média da Liga Espanhola e nossa intenção é deixar o mais próximo possível da média da Liga Inglesa, que é considerada a que tem os melhores gramados do mundo - afirmou Pulcinelli.
Ainda de acordo com ele, o artifício para manter o gramado em boas condições é uma exigência do Comitê Organizador Local e da Fifa para os estádios que receberão jogos da Copa do Mundo, já que é obrigatório que todos os assentos sejam cobertos, o que gera zonas de sombreamento no campo de jogo.

Nenhum comentário: