sábado, novembro 10, 2012

Botafogo encara tabu de 12 anos para superar melhor campanha no BR desde 2003


O Botafogo encara neste sábado a Portuguesa, time que não vence há 12 anos. O último triunfo ocorreu em 2000, quando bateu os paulistas por 4 a 1, no Caio Martins, com direito a gol de Túlio Maravilha. A quebra deste tabu representará não apenas mais três pontos na classificação, mas também a possibilidade de superar sua melhor campanha no Campeonato Brasileiro desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos, em 2003.
Sob o comando de Joel Santana, em 2010, o Botafogo teve seu melhor desempenho no Campeonato Brasileiro nas últimas nove temporadas. Após a conquista do estadual do mesmo ano, o Alvinegro brigou pelo G-4 até o fim, mas sucumbiu ao Grêmio, no Olímpico, e perdeu a vaga na Libertadores na última rodada da competição. Como prêmio de consolação, o Glorioso acabou fazendo sua melhor campanha - 59 pontos e ficou na quinta colocação, com um aproveitamento de 52%.Para superar essa marca, o Botafogo precisará de três vitórias e um empate nos últimos quatro jogos de 2012. Assim, chegará aos 60 pontos, com um aproveitamento de 53%. Atualmente, o Alvinegro está com 51, na quinta colocação. Matematicamente, a equipe ainda tem chance de ultrapassar o São Paulo, assumir a última vaga no G-4 e se classificar para a Copa Libertadores-2013. Entretanto, a missão é difícil e o Glorioso estuda outras maneiras de motivar seus atletas.
“Ainda temos a tensão da possibilidade de Libertadores, mesmo sabendo da dificuldade. Me desperta muito o interesse em manter a equipe focada, buscando algo. Tenho conversado com eles todos os dias, tentado passar isso. Buscar sempre o que é possível. Temos que levar em consideração qualquer possibilidade. Superar uma marca positiva como essa é bom, apesar de não ser o ideal”, afirmou o técnico Oswaldo de Oliveira.
Para cumprir a meta, o treinador sabe que o primeiro degrau é vencer a Portuguesa, neste sábado. Segundo ele, o tabu de 12 anos sem vitórias contra o adversário pouco importa, mas ressalta que um triunfo no Engenhão é fundamental para o lado motivacional dos seus comandados. Para o treinador essa tem sido a maior dificuldade encontrada nesta reta final de competição.
“Fizemos uma projeção sobre a Portuguesa. Nos últimos seis jogos, o time não alcançou nenhum resultado positivo. Mas jogamos lá e vimos outras partidas boas. Basta não estar para voltar a estar nesse campeonato. A tensão da possibilidade do rebaixamento, provavelmente, vai fazer com que se esforcem ainda mais. Nós temos o nosso comprometimento e estamos aptos e atentos para vencermos o jogo”, encerrou.
Botafogo e Portuguesa se enfrentam neste sábado, às 19h30, no Engenhão. Com 51 pontos, o Alvinegro dá sua cartada final para continuar na briga por uma vaga no G-4. Já a Lusa, com 40, não vence há seis jogos e se aproximou perigosamente da zona de rebaixamento.

Nenhum comentário: