terça-feira, novembro 06, 2012

Novo regulamento diminui chance de disputa de pênaltis. Veja as mudanças


Rejeitado pelos quatro grandes, o turno extra do Campeonato Carioca foi reprovado no conselho arbitral realizado no dia 30 de outubro. Ainda assim, o regulamento divulgado pela Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) em seu site traz algumas mudanças em relação aos anos anteriores. Uma das principais é a implementação da vantagem de jogar pelo empate nas semifinais e finais de turno e por dois empates - mas não uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols - na grande decisão do torneio.
Essa mudança diminui bastante a possibilidade de uma disputa por pênaltis, que tem sido comum no Carioca. Desde 2004, quando o campeonato passou a ser disputado com dois grupos em cada turno, houve 14 disputas de pênaltis em semifinais ou finais de turno. Na grande decisão, essa forma de desempate ocorreu em duas oportunidades (2007 e 2009), sendo que em ambas após dois empates nas partidas.
As principais mudanças para 2013
A primeira alteração é a inversão entre as fórmulas de disputa da Taça Guanabara e da Taça Rio. Em 2013, o primeiro turno terá oito rodadas, com as equipes do Grupo A enfrentando as do Grupo B. Já o segundo confrontará as equipes dentro dos próprios grupos, em sete rodadas. Os dois turnos continuarão com semifinal e final em jogo único.As equipes que se classificarem como primeiras colocadas em seus grupos jogarão pela vantagem do empate na semifinal e na final dos turnos. Caso a final confronte dois primeiros (ou dois segundos) colocados, jogará pelo empate o time que tiver somado maior número de pontos na fase de grupos. Caso o número de pontos seja igual, serão aplicados os critérios de desempate: vitórias, saldo de gols, gols marcados, confronto direto e menor número de cartões amarelos e vermelhos. Se houver igualdade em tudo, um sorteio decidirá para qual time vai a vantagem. Não há a possibilidade de disputa de pênaltis.
A final do Campeonato Carioca continuará confrontando os vencedores da Taça Guanabara e da Taça Rio. E jogará por dois empates o time que tiver mais pontos na classificação geral, somando apenas as fases de grupo. Se os dois times acumularem o mesmo número de pontos, não haverá vantagem de empate. 
Multa para evitar suspensão

Um ponto polêmico do novo regulamento é a possibilidade de pagamento de multa para liberar um jogador da suspensão automática por causa do terceiro cartão amarelo. O pagamento, porém, não anulará os dois cartões anteriores. A cada novo terceiro cartão anulado, a multa para a liberação dobrará, sendo R$ 500 o valor inicial. O valor arrecadado com as multas será repassado à equipe mais disciplinada, segundo o regulamento.

Os duelos entre Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco serão contabilizados também em um torneio paralelo, simbólico, chamado Super Clássicos. O time que somar o maior número de pontos nas partidas contra os grandes rivais - apenas nas fases de grupos das Taças Guanabara e Rio - ganhará um troféu.

A Ferj previu a chance de diminuir o número de datas em 2014 por causa da Copa do Mundo. Por isso, incluiu no regulamento de 2013 uma possível supressão das semifinais da Taça Guanabara e da Taça Rio em função do calendário. De acordo com o Estatuto do Torcedor, qualquer mudança no regulamento deve valer para no mínimo dois anos seguidos.

Nenhum comentário: