quarta-feira, novembro 28, 2012

M. Azevedo aprende a marcar, lidera roubos de bola no Botafogo e acumula propostas


Márcio Azevedo chegou ao Botafogo no início de 2011 para ser titular da lateral esquerda. Entretanto, o jogador não teve boas apresentações e foi barrado pelo então recém-contratado Cortês. A principal queixa da torcida era com relação à deficiência apresentada na marcação. O ano de 2012 começou e com ele o camisa 6 melhorou seu posicionamento defensivo e virou um dos destaques do Alvinegro da temporada. O atleta é o recordista do time em bolas roubadas no Brasileiro e acumula propostas para deixar a equipe de General Severiano.
Um time chinês demonstrou interesse em contratar Márcio Azevedo em 2013 e realizou uma sondagem no valor de 1,8 milhão de euros – aproximadamente R$ 5 milhões. Além da equipe asiática, outros clubes estão interessados em contar com o futebol do jogador. Duas agremiações brasileiras já entraram em contato com o Botafogo, mas pediram sigilo para não atrapalhar em possível negociação pelo camisa 6.O Alvinegro sabe da valorização que o atleta teve em 2012 e tentará mantê-lo para a próxima temporada. Mas caso alguma oferta oficial seja apresentada, a preferência da diretoria é negociá-lo para o exterior, para não reforçar uma equipe nacional, como ocorreu com Cortês, no São Paulo.
Um dos motivos para Márcio Azevedo estar em alta no mercado é sua evolução na marcação. Ninguém do time do Botafogo roubou mais bolas do que o lateral esquerdo neste Campeonato Brasileiro. Segundo o Datafolha, O jogador efetuou 64 desarmes, 21 a mais que Fábio Ferreira, segundo colocado da equipe. Entretanto, o destaque não é apenas dentro do Glorioso, mas também no cenário nacional.
Se levar em consideração todos os atletas da Séria A, o camisa 6 alvinegro ainda aparece como o sétimo maior ladrão da competição nacional. O líder é Léo Silva, da Portuguesa com 105. Completam a lista Baraka, da Ponte Preta (76), Marcos Rocha, do Atlético-MG (73), Denílson, do São Paulo (72), Guiñazu, do Inter (68), e Cortês, do São Paulo (68).
Ao assumir o Botafogo em 2012, o técnico Oswaldo de Oliveira teve que bancar Márcio Azevedo, até então muito questionado pelos torcedores. Após o crescimento profissional do camisa 6, o treinador comemora a volta por cima e lembra de um fato inusitado.
“Ver o Márcio Azevedo assim, um cara contestado quando cheguei aqui me deixa muito feliz. Me lembro que nos primeiros treinos em General Severiano, um torcedor chegou para mim e pediu a saída dele. Falei para que que queria que ele voltasse lá futuramente e reconhecesse o que ele iria ver desse rapaz. Até hoje ele não apareceu lá para tirar o chapéu para ele [risos]. Tem jogado muito bem, com uma regularidade incrível”, disse.
Com os números a seu favor, Márcio Azevedo não deverá continuará no Botafogo em 2013. O Alvinegro descarta um aumento salarial para segurá-lo por mais tempo. Caso a sondagem do time chinês vire uma oferta oficial, a diretoria dificilmente negará já que o valor seria muito maior do que o investido pelo clube em 2011.

Nenhum comentário: