quarta-feira, novembro 28, 2012

De saída do Figueirense


Com contrato com o Botafogo até 2014, o atacante Loco Abreu estava emprestado ao Figueirense, mas, com a queda do clube catarinense para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, uma cláusula contratual prevê a sua reapresentação em General Severiano em janeiro. Ídolo da torcida do Glorioso, mas sem ser considerado titular absoluto pelo técnico Oswaldo de Oliveira, o uruguaio se tornou uma espécie de problema para o presidente Maurício Assumpção e para os demais membros do departamento de futebol. 

Passado glorioso, futuro incerto

Loco Abreu se tornou ídolo do Botafogo ao ser o grande nome da conquista do título carioca de 2010, quando o Alvinegro superou o Flamengo e deu fim a uma série de três vice-campeonatos estaduais para o rival. Na decisão, o uruguaio cobrou um pênalti com a tradicional "cavadinha" e deixou o goleiro Bruno, atualmente preso sob acusação do assassinato de Eliza Samúdio, e a torcida do Fla muito irritados. Titular absoluto em 2010 e 2011, o uruguaio passou a perder espaço com a chegada de Oswaldo de Oliveira, que o manteve no time no Campeonato Carioca. No Brasileirão, Loco foi para o banco, sob a alegação de que o técnico queria um esquema que exigia grande movimentação dos homens de frente. Insatisfeito, o camisa 13 procurou Oswaldo e ouviu do treinador que gostaria de tê-lo no plantel, mas sem a garantia de ser titular sempre. Diante do cenário que se desenhava, Abreu optou por sair, pois pretendia continuar jogando com frequência, já que deseja disputar a próxima Copa das Confederações. A saída dele nunca foi perdoada pela torcida, que culpou Oswaldo pela perda do ídolo. No Figueirense, o veterano artilheiro nunca repetiu as boas atuações do Alvinegro carioca. Porém, em um jogo contra o Flamengo, ao ser hostilizado pelos torcedores rivais, beijou o escudo do Botafogo, presente em uma camisa que estava embaixo da oficial do clube catarinense. O episódio fez com que os botafoguenses fossem às redes sociais exigindo o retorno do ídolo em janeiro.

Como o Alvinegro carioca começou a ganhar no Campeonato Brasileiro, passando a ter chances de ir para a Libertadores, os torcedores deram uma trégua. Só que o time fracassou na reta final. No domingo passado, via Twitter, a diretoria do Figueirense confirmou oficialmente a rescisão de contrato de Loco Abreu. O reflexo foi sentido na parte da tarde daquele mesmo dia, durante a derrota de 3 a 2 do Botafogo para o Atlético-MG no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), pelo Brasileirão. Na arquibancada, a torcida hostilizava Oswaldo e pedia o retorno do ídolo. O fato foi comentado pelo treinador em entrevista coletiva após o confronto. 

"Não tenho como falar do elenco em 2013 se não resolvi a minha situação", disse Oswaldo ao ser perguntado sobre Loco Abreu. O presidente Maurício Assumpção entrou em cena na segunda-feira e disse confiar que Oswaldo terá contrato renovado por mais dois anos. Assim, ou Loco Abreu vai procurar um outro clube ou terá que se adequar a um planejamento em que deverá ser opção para entrar no segundo tempo. Resta saber como a torcida vai se comportar nas duas possibilidades.

OBS: QUAL CLUBE NO BRASIL NÃO GOSTARIA DE TER O LOCO ABREU NO ELENCO ????

Nenhum comentário: