sexta-feira, julho 27, 2012

Em má fase, Oswaldo admite mudar esquema tático do Botafogo

A derrota de 1 a 0 para o Vasco na noite de quarta-feira representou para o Botafogo o quarto jogo consecutivo sem vitória no Campeonato Brasileiro. Estacionado nos 17 pontos, o Glorioso vai vendo os rivais se distanciarem na luta pelo título e por vaga na Copa Libertadores. Normalmente, neste cenário, o treinador acaba sendo um dos principais responsabilizados e com Oswaldo de Oliveira não é diferente. O técnico está sendo questionado pelos torcedores e por parte da imprensa pelo uso de um esquema que conta com apenas um atacante.

Desde que o Campeonato Brasileiro começou, Oswaldo de Oliveira optou pelo esquema com um atacante. No início a escolha parecia acertada, com Herrera em grande fase. Tanto que com 21 gols, o Alvinegro tem um dos melhores desempenhos ofensivos. Mas o argentino se transferiu para o futebol dos Emirados Árabes Unidos, enquanto que Caio e Loco Abreu foram emprestados para o Figueirense. Assim, Oswaldo optou por improvisar o meia Elkeson no setor.



Elkeson chegou a fazer bons jogos, como quando anotou dois gols na vitória de 3 a 1 sobre o Corinthians, no Pacaembu. Mas aos poucos o apoiador foi se mostrando pouco agressivo como artilheiro. O saldo é que o Botafogo não marcou um único gol nos três últimos jogos e Oswaldo começa a ser cobrado.

Por isso, o treinador reconhece que poderá ser obrigado a mexer no esquema, o que deverá acontecer já na partida deste sábado, às 21h(de Brasília), contra o Figueirense no Engenhão, pela 13ª rodada do Brasileirão. O fato pode beneficiar o atacante Rafael Marques, que foi contratado por indicação do próprio Oswaldo, com quem trabalhou no Japão.

“Passa realmente pela minha cabeça usar o esquema com dois atacantes e na hora certa vamos fazer isso. Nada contra o Elkeson, que vem se movimentando e se saindo bem na função. Mas temos o Rafael Marques que está se adaptando ao grupo, conhecendo melhor os jogadores e que precisa de um tempo para isso. Vamos pensar sempre nas melhores alternativas”, disse Oswaldo.

A necessidade de preservar o meia holandês Clarence Seedorf, que não deverá suportar o excesso de jogos do calendário brasileiro, pode facilitar a mudança de esquema, com Rafael Marques entrando na vaga do estrangeiro.

Mas se for confirmada, essa não será a única modificação no time. Isso porque o zagueiro Antônio Carlos e o volante Lucas Zen, que receberam o terceiro cartão amarelo diante do Vasco, ficam de fora para cumprirem suspensão. Assim, Brinner será o novo companheiro de Fábio Ferreira na zaga, enquanto que Jadson deverá ser o escolhido para compor o meio-de-campo. Nesta sexta-feira pela manhã, a escalação para o duelo contra o Figueirense deverá ser desvendada, pois Oswaldo comanda o único treino antes do confronto.

Nenhum comentário: