sexta-feira, março 16, 2012

Tostão chega ao Bota disposto a fazer história: 'Só é ídolo quem ganha título'

m dos maiores jogadores da história do Carlos Barbosa, o ala Tostão chegou ao Rio em fevereiro disposto a fazer história. Aos 30 anos, o jogador tem a missão de ser o principal astro da equipe do Botafogo, que disputa a Liga Futsal pela primeira vez. Paulista de Botucatu, o atleta se diz impressionado com as belezas da Cidade Maravilhosa. Confiante no projeto montado pelo Alvinegro, ele destaca que ainda há muito o que fazer para se tornar um ídolo do clube da Estrela Solitária.
Tostão, jogador de futsal do Botafogo (Foto: Flávio Dilascio/SporTV.com)Tostão posa na Praia de Botafogo: adaptação rápida ao Rio (Foto: Flávio Dilascio/SporTV.com)
- Conheço bem a história do Botafogo, que se destaca por ter tido muitos ídolos no futebol, como Garrincha, Nilton Santos, Didi, Túlio e agora o Loco Abreu e o Jefferson. Acho que posso virar ídolo do clube um dia, mas isso dependerá do desempenho da nossa equipe e do sucesso do projeto. Em todos os esportes, só é ídolo quem ganha título - afirmou.
Natural do interior de São Paulo, Tostão sabe bem o que é atuar em um clube de camisa. No início da carreira, o jogador defendeu o Atlético-MG, que tinha um dos principais times de futsal do país no fim dos anos 90. Vice-campeão da Liga Futsal 2000 pelo Galo, ele admite que existe uma grande diferença entre defender uma equipe genuinamente de futsal e jogar por um "clube de camisa".
- É diferente. Existe muito mais calor humano nos times de massa. A torcida e a tradição do clube como um todo passam a impor mais respeito ao adversário. O Botafogo tem tudo para aproveitar esse potencial e se tornar um gigante no futsal, assim como foram Internacional, Atlético-MG e Vasco - disse ele.
Tostão, jogador de futsal do Botafogo (Foto: Flávio Dilascio/SporTV.com)Tostão não vê a hora de estrear pelo Botafogo. Ala se
recupera de lesão (Foto: Flávio Dilascio/SporTV.com)
Otimista com a sua nova fase, Tostão destaca a maneira com que o Botafogo está estruturando o seu futsal. Com um orçamento um pouco abaixo das principais potências do país, o Alvinegro montou um projeto de médio a longo prazo, embora o elenco esteja confiante de que já é possível conquistar títulos de expressão neste ano.
- O principal erro do Santos foi ter entrado para o futsal com um investimento altíssimo (o Peixe conquistou a Liga Futsal 2011 e logo desmontou a equipe). Em pouco tempo, a manutenção da equipe ficou cara e o time teve que ser desfeito. O Vasco em 2000 viveu a mesma situação: investiu tudo o que tinha direito logo no início do projeto e depois não teve como segurar os seus principais jogadores. O Botafogo está no caminho certo, entrando no futsal com os pés no chão. A ideia aqui é nos estruturarmos para termos um investimento máximo de médio a longo prazo - explicou.

Nenhum comentário: