quarta-feira, março 21, 2012

Botafogo desafia zebra paraibana para avançar na Copa do Brasil

Depois de vencer o clássico contra o Vasco por 3 a 1, pelo Campeonato Carioca, o Botafogo volta as suas atenções para a Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, às 22 horas (de Brasília), o time recebe o Treze-PB no estádio do Engenhão, pelo confronto de volta da primeira fase.

Como houve empate por 1 a 1 na Paraíba, o Glorioso avança em caso de vitória ou de empate sem gols, pois os tentos anotados como visitante valem para critério de desempate. Um novo placar de 1 a 1 forçará a disputa de pênaltis, e empates a partir de 2 a 2 representam que a zebra paraibana poderá fazer a festa em terras cariocas. O time classificado vai encarar o Guarani-SP na próxima fase.

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo, procurou trabalhar o aspecto psicológico do grupo, que ficou muito motivado após a vitória sobre o Vasco. Ele alertou sobre os problemas que o Treze pode causar na partida desta quarta-feira: “O Treze mostrou no jogo de ida que tem um time de qualidade, muito veloz e com peças que sabem jogar, principalmente no meio-campo. Até acredito que eles não vão conseguir mostrar a mesma força do primeiro confronto, pois fora de casa deverão estar mais fragilizados. Mesmo assim o Botafogo precisa estar com o sinal de alerta ligado, até porque a Copa do Brasil é uma competição perigosa”.

Os jogadores do Botafogo acreditam que a equipe deve pensar em jogar de maneira ofensiva ao longo dos 90 minutos, sem euforia caso consiga abrir o marcador. Nesse sentido, o goleiro Jéfferson previu que o Treze pode começar o jogo ‘mais leve’ e ganhar força nos minutos finais, quando os cariocas já estariam desgastados.

“Nós precisamos ser ofensivos sempre, independentemente do placar. A Copa do Brasil valoriza os gols marcados fora de casa e, portanto, não podemos deixar o time do Treze ter facilidades para jogar. Temos que abrir o marcador o mais rapidamente possível, depois buscar o segundo gol, o terceiro gol, e assim por diante. Com certeza nosso adversário vai jogar fechado, pensando em atuar no nosso erro”, disse o goleiro, antes de encerrar o discurso, poético: “O sinal de alerta precisa estar ligado, pois são nas pequenas pedras que se tropeça”.

Para este compromisso, o Botafogo terá o retorno do atacante Loco Abreu, preservado das últimas partidas para aprimorar a forma física. A tendência é que o uruguaio seja usado na vaga de Herrera, que ficará como opção no banco de reservas. Dessa maneira o treinador vai preservar o esquema com três apoiadores - Elkeson, Andrezinho e Fellype Gabriel.

Pelo lado do Treze, o técnico Marcelo Vilar pediu uma melhora de desempenho. A equipe venceu o Auto Esporte por 2 a 1 no fim de semana e aparece na quarta colocação do Campeonato Paraibano com 18 pontos conquistados. O treinador, porém, está insatisfeito com o que vem sendo demonstrado no Estadual e quer uma grande exibição diante do Glorioso.

Nenhum comentário: