terça-feira, fevereiro 28, 2012

Apenas Torcedor



O CÉU ESTÁ EM FESTA.


MAIS UMA ESTRELA PASSA A BRILHAR NO INFINITO. NOSSO AMIGO, LÍDER, SÍMBOLO DE TORCEDOR ABNEGADO, FANÁTICO, INOVADOR, ESTÁ AGORA BRILHANDO NO FIRMAMENTO.

BRILHE MAIS QUE NUNCA MEU CARO RUSSÃO. SUA VOZ DE INCENTIVO CONTINUARÁ ECOANDO ESTÁDIOS AFORA ONDE O GLORIOSO ESTIVER.

NÓS DA FOGOHORIZONTE O HOMENAGEAMOS CONSTERNADOS, JURANDO A MESMA FIDELIDADE À BANDEIRA ALVINEGRA QUE VOCE COM MUITO AMOR, ENSINOU A VÁRIAS GERAÇÕES DE BOTAFOGUENSES.

 COMPARTILHAMOS COM FAMILIARES SEU PESAR E SAUDADES.

VÁ COM DEUS, MEU AMIGO.

A PRESIDÊNCIA.






Russão – uma lenda 

.
João da Silva Faria, o ‘Russão’, 62 anos de idade, estofador de móveis por profissão, é um dos mais conhecidos torcedores botafoguenses, tendo fundado a extinta Torcida Folgada, que mais tarde acrescentou à sua designação o apelido do fundador.

Russão começou por se destacar em 1965 ao fundar, na geral do Maracanã, aos 18 anos de idade, a torcida Fogo-Duro. Tratava-se de uma torcida com botafoguenses pobres e fanáticos que, antes das 7 horas, pulavam o muro do estádio e permaneciam escondidos até à abertura do portão.

Foi então que Tolito, dono da mais famosa banca de jornais alvinegra do Rio de Janeiro, estimulou Russão a criar, em 1968, uma nova torcida, a organizada Fogo-Lito, mas já na arquibancada.

Entretanto, a figuraça loira e musculosa de Russão cruzou-se com a figuraça de Tarzan, quiçá o mais emblemático torcedor do Glorioso. Ambos viveram em grande camaradagem na torcida organizada até 1974, quando Tarzan resolveu regressar a Belo Horizonte, nomeando Celso, diretor da bateria, como líder da torcida. Porém, a barra era pesada demais para Celso, que passou a liderança a Russão.

Tudo correu normalmente até 1978, quando Tarzan decidiu voltar ao Rio e retomar a liderança da torcida organizada. Na disputa, Russão venceu, mas a torcida ficou dividida e Russão acabou por passar a liderança a ‘Barriga’ dois anos depois.

Porém, Russão não parou por aí e, em Setembro de 1981, fundou a Torcida Folgada, mais tarde a Folgada do Russão, que chegou a integrar 800 sócios de carteirinha e a pagar mensalidades – foi o auge da liderança de Russão.

Em declarações à Revista Placar, na década de 1980, Russão declarou que não guardava a menor mágoa de Tarzan: – “Com ele aprendi a ser mais Botafogo, a ser mais valente, fiel e a defender as nossas cores."

Entretanto, a Folgada do Russão acabou por ser extinta mais tarde, tal como outras torcidas do Glorioso.


A manhã desta terça-feira é de imensa tristeza para a nação alvinegra:


 aos 62 anos, Russão não resistiu aos seus diversos problemas de saúde e faleceu por volta das 9h da manhã. Conosco, deixou um legado do que é ser um verdadeiro botafoguense e dar sua vida pelo clube.
Mesmo com sua saúde bastante prejudicada, Russão fazia o possível para viver o dia-a-dia do Glorioso. Considerado o presidente de honra da Loucos pelo Botafogo,  ele fez história ao fundar a famosa Folgada do Russão em 1981, torcida presente em todos os jogos do Alvinegro.
Russão sofria de diabetes, que causou a amputação de uma de suas pernas. Mas nem isso foi capaz de afastá-lo do Botafogo até os dias de hoje. Fica a saudade e o exemplo de um torcedor que nunca mediu esforços para lutar pelo seu clube do coração.


Nenhum comentário: