sábado, fevereiro 11, 2012

Botafogo vence o Bonsucesso e vira líder

No ritmo de Maicosuel, com um gol de Loco Abreu e dois de Herrera, o Botafogo saiu de campo com a vitória por 4 a 1 sobre o Bonsucesso, neste sábado, no Engenhão, pela sexta rodada do Grupo A da Taça Guanabara e assumiu a liderança, com 12 pontos. Apesar do resultado, a relação com a torcida ainda não chegou no ponto pedido pelo técnico Oswaldo de Oliveira, afinal ele foi chamado de burro e Felipe Menezes acabou sendo vaiado quando o time já vencia por 2 a 0.

Loco Abreu marcou seu quinto gol no Campeonato Carioca e segue na sua busca por sua primeira artilharia com a camisa do Botafogo, desde que foi contratado em 2010. Ele ainda teve outras boas chances de marcar no jogo, mas parou no goleiro Saulo, no travessão e nos erros de finalizaçO jogo
Sem Andrezinho, o técnico Oswaldo de Oliveira optou pela entrada de Felipe Menezes, mantendo a formação tática com três meias e apenas Loco Abreu no ataque. Com uma movimentação, o Botafogo começou a abrir a defesa do Bonsucesso. Elkeson e Maicosuel comandavam as ações de ataque e conseguiam dificultar o trabalho da marcação.
Mesmo com Renato num dia pouco inspirado e Lucas cometendo muitos erros, o Botafogo pressionou. Elkeson já teve uma boa chance aos 12 minutos, quando recebeu a bola pelo lado direito, entrou na área, driblou um marcador e chutou de esquerda na mão do goleiro Saulo.
Apesar da pressão, o Botafogo encontrava problemas para finalizar. O Bonsucesso pouco se arriscava no ataque. Num raro lance de perigo, o atacante Adriano Magrão rolou para chegada de Bóvio, que chutou colocado nas mãos do goleiro Jefferson, aos 19 minutos.
Felipe Menezes começou a aparecer no jogo. Aos 20, ele deixou Márcio Azevedo em boas condições de finalizar, mas a bola parou na mão de Saulo. Bóvio arriscou, mais uma vez, de fora da área e, desta vez, Jefferson teve mais trabalho para defender, aos 29, em mais uma chegada tímida do Bonsucesso.
A pressão aumentou e Felipe Menezes apareceu novamente com perigo na área do Bonsucesso, aos 35, concluindo uma tabela de Maicosuel e Elkeson em cima do goleiro Saulo. Aos 40, o meia acertou a trave, aproveitando ótimo passe de cabeça de Marcelo Mattos.
De tanto insistir, o Botafogo conseguiu abrir o placar, aos 43 minutos. Em ótimo dia, Maicosuel tabelou com Elkeson, tirou dois marcadores com um drible de corpo e chutou no canto esquerdo de Saulo. Um golaço que tranquilizou o time e evitou maiores reclamações dos torcedores na saída para o intervalo.
Na segundo tempo, o Botafogo voltou disposto a resolver rapidamente o jogo. Logo aos dois minutos, Maicosuel lançou Márcio Azevedo, que sofreu pênalti. A torcida pediu e Loco Abreu cobrou com tranqulidade para fazer 2 a 0 e marcar seu quinto gol no Campeonato Carioca.
Em busca de mais gols, o Botafogo começou a ter mais espaço no jogo. Elkeson estava à procura do seu gol. Primeiro pelo lado esquerdo, viu sua conclusão ser desviada pela defesa. Depois, aos sete, roubou a bola no meio, tocou para Loco Abreu, recebeu na frente, mas na hora de chutar foi atrapalhado por um marcador e mandou a bola para fora.
Bonsucesso assusta
O jogo parecia tranquilo. Mas dois erros seguidos de Felipe Menezes fizeram a torcida perder a paciência e pedir a entrada de Herrera, até vaiando o jogador. Na sequência, o Bonsucesso aproveitou uma bobeira da defesa e Adriano Magrão diminuiu a vantagem do Botafogo, aos 11 minutos do segundo tempo.
Oswaldo não chamou Herrera, preferiu a entrada de Cidinho, que também foi aplaudido pela torcida. As vaias direcionadas a Felipe Menezes mudaram de endereço quando a placa subiu com o número 7 de Maicosuel, que era o melhor jogador do time. O treinador acabou sendo chamado de burro no Engenhão.
Cidinho fez jus aos aplausos ao puxar ótimo contra-ataque, aos 16 minutos. O jovem meia tocou para Felipe Menezes, que fez a bola chegar a Loco Abreu, sem marcação. O uruguaio, no entanto, chutou a bola, de pé direito, em cima de Saulo, para desespero dos torcedores.
Aos 25, Oswaldo tirou Felipe Menezes para a entrada de Herrera. O meia saiu entre vaias e aplausos. Não demorou para o argentino corresponder aos gritos da torcida. Depois de uma cabeçada de Loco Abreu na trave, ele aproveitou o rebote e aumentou a vantagem do Botafogo, aos 28, tranquilizando de vez o time e os torcedores. No fim, ainda fez um golaço, transformando a vitória em goleada, a segunda seguida no Campeonato Carioca.ão.

A vitória manteve a invencibilidade do Botafogo depois de seis jogos no Campeonato Carioca. Muito perto da classificação para a semifinal da Taça Guanabara, o time volta a jogar dia 18, contra o Macaé, na última rodada da fase de classificação, no Estádio Cláudio Moacyr.

Nenhum comentário: