terça-feira, fevereiro 14, 2012

HELENO


seg, 13/02/12
por gm marcelo |

Heleno de Freitas ganhou uma bela homenagem da cidade mineira de São João Nepomucemo, onde nasceu em 12 de fevereiro de 1920. Um dos principais jogadores da história do Botafogo ganhou uma estátua na Praça Barão do Rio Branco (Praça da Rodoviária). A obra, de 2,5m de altura, foi criada por Edgar Duvivier, autor das estátuas de Nilton Santos e Jairzinho, instaladas em uma das entradas do Engenhão.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de parentes do craque, como o filho Luiz Eduardo de Freitas.
Considerado um dos primeiros galãs do futebol brasileiro, Heleno, advogado formado, foi um dos principais jogadores brasileiros da década de 40. Após uma passagem como amador pelo Fluminense, se tornou profissional no Botafogo em 1940. Atuou pelo Alvinegro até 1948, marcando 209 gols em 235 partidas. Apesar de não ter conquistado títulos em General Severiano, teve atuações inesquecíveis, entrando na galeria dos grandes jogadores do clube carioca.
Após uma passagem atribulada pelo Boca Juniors (48/49), foi campeão carioca pelo Vasco em 49. Mas saiu brigado de São Januário após desentendimento com o treinador Flávio Costa. No mesmo ano, aceitou ir jogar no ‘Eldorado’ colombiano, pelo Junior de Barranquilla. Sem pagar aos clubes originais pelos passes dos jogadores, os times da Colômbia atraíam craques com altíssimos salários. Vários atletas argentinos 

Nenhum comentário: