quinta-feira, dezembro 27, 2012

O que quer o botafoguense para 2013? (Parte I)


Foram 889 pessoas que responderam à enquete que este blog propôs lá no dia 3 de dezembro de 2012. Com a agitação de dezembro, problemas familiares e a enorme quantidade de respostas e sugestões, decidi dividir o resultado da pesquisa em partes, pois ficaria inviável fechar tudo antes do Réveillon, além de ter que escrever um texto gigantesco. Assim, hoje o alvinegro vai começar o resultado da enquete.
Antes de tudo, quero dizer que este resultado não serve como parâmetro oficial para a torcida botafoguense, uma vez que a amostra é completamente “viesada” (pessoas que usam a internet, que conhecem o blog, etc). Ainda assim, serve como curiosidade, até pela incrível participação de pessoas de todo o mundo, além de todas as faixas etárias. Como prometido, apresentarei os resultados e darei também a minha opinião. Hoje você irá conhecer as notas do elenco de 2012, sendo “0″ a pior nota e “10″ a melhor.
Destaque para a alta nota dos goleiros (9,33) e, para mim, uma surpresa: achava que Oswaldo teria a pior nota, mas ele foi “superado” pela zaga, que ficou com 4,45. Agora vamos para as minhas notas (também de 0 a 10, mas me darei o privilégio de dar notas quebradas em 0,5, ok?), que vocês podem criticar e elogiar à vontade.
Goleiros: 9,5 - Acho que somos o clube mais bem servido nesta posição no Brasil. Temos um grande titular (Jefferson) e o reserva (Renan) é bastante confiável. A nota seria 10, mas acho que não temos segurança no 3º goleiro. Ainda assim, creio que Andrey evoluirá e será um bom 3º goleiro em breve.
Laterais-Direitos: 6,0 - Gosto de Lucas, que apesar de ter alguns apagões (por vezes ele se desliga por alguns segundos do jogo e faz alguma besteira), tecnicamente é um dos melhores laterais jogando dentro do futebol brasileiro. Gostaria de ver Gilberto sendo testado no estadual, pois não gostei das partidas de Lennon.
Laterais-Esquerdos: 5,0 - Márcio Azevedo é bem inconstante (belo 1º turno no BR-12; péssimo 2º turno no BR-12) e Lima é uma incógnita, pelo menos para mim. Nota 5 é a cara dessa posição: eu daria rodagem para o Lima no Estadual (ele tem dificuldades defensivas mas parece ter boa técnica – pode evoluir).
Zaga: 4,0 - Poucas zagas no futebol brasileiro tomam tantos gols bobos como a do Botafogo, que ainda por cima tem terror de bola aérea. Há que se dividir a culpa com Oswaldo, cujo sistema defensivo parece ser pouco “azeitado”, mas fecho os olhos e lembro de vários gols bobos que tomamos de Fred, Barcos, Tartá, Jô, Neto Baiano, Carlo Alberto e por aí vai. Dória surge como destaque, mas que ainda pode oscilar bastante (além dos rumores da possível venda dele para a Juventus). Ele precisava de um zagueiro bom e experiente do seu lado, e queria ver Antônio Carlos no banco. Posição bem carente no nosso elenco.
Volantes6,5 - Gabriel foi a melhor surpresa do ano, com Jadson tendo também boas partidas. O setor é promissor, e eu daria nota bem mais alta (7, 8 ou até 9) se Marcelo Mattos não fosse uma incógnita por conta das suas lesões e se Renato não tivesse tido um péssimo futebol no ano. Os destaques são muito jovens, então podemos oscilar muito. A observar…
Meias: 8,5 - Acho que o elenco está bem servido nessa posição. Começaria o ano tendo Seedorf e Lodeiro de titulares, com Andrezinho e Fellype Gabriel como opções. Ainda temos Cidinho e Jeferson podendo aparecer. Sim, queria ver esse time com um 4-4-2, mas, pelo jeito, teremos apenas um atacante mesmo…
Atacantes: 5,0 - Bruno Mendes deve voltar, mas é garoto, e vai oscilar, assim como o Sassá. Loco Abreu é uma incógnita: teve um terrível 2012, só que agora está mais velho e possivelmente mais lento. Loco pode ser usado como opção para algumas partidas, algumas situações de jogo: se for visto como eterna solução, não vai dar liga. Acho que Alex vai ser um bom reforço para o elenco quando voltar (lá para Abril/Maio), mas ainda falta um jogador com status de titular.
Técnico: 4,5 - Oswaldo começou o ano melhor do que terminou. O time tinha, por incrível que pareça, maior segurança defensiva e mais padrão tático no início do ano: muito provavelmente porque encarou times piores no estadual e no início da Copa do Brasil. A teimosia pelo esquema de 1 atacante que dava certo algumas vezes, a falta de cobertura dos laterais, a bagunça da armação da defesa: nosso técnico errou mais do que acertou em 2012. Falta equilíbrio ao time (lembra que começamos com o melhor ataque e a pior defesa do Brasileiro?), e isso passa pelo comandante. Vai ficar, e tenho certeza que ele vai melhorar, só não sei se o suficiente para triunfar. Conhece mais o elenco, tem um mês para pensar nas escolhas erradas e em como corrigir. Torcerei pelo Botafogo, torcerei por ele.
No próximo texto você vai conhecer o que a pesquisa revela sobre cada jogador do elenco: Titular? Reserva? Vai embora? E darei a minha opinião sobre cada jogador.
Seja lá qual for a sua religião, te desejo uma excelente noite do dia 24 e um excelente dia 25 de dezembro. Para aqueles que têm família, para os que não têm; para os que gostam de Natal, para os que gostam; para os que podem comemorar e para aqueles que não podem: que todos nós tenhamos motivos para sorrir, e que esse tal bom velhinho traga surpresas e presentes para o nosso Botafogo.
Venceremos.

Nenhum comentário: