sexta-feira, dezembro 07, 2012

Botafogo espera faturar ou se reforçar com peças do elenco


Tendo a firme ideia de montar um time forte para a próxima temporada, a diretoria do Botafogo segue prestando muita atenção ao mercado. Os dirigentes fizeram um bom caixa para investir e ainda terão o auxílio de fundo de investimento. Entretanto, os nomes que interessam estão sendo mantidos em sigilo. Certo, porém, é que o Glorioso pretende conseguir ainda mais dinheiro com peças que fazem parte do plantel, têm mercado, mas que não irão permanecer para a próxima temporada. A ideia é que esses atletas virem boas moedas de troca no competitivo mercado das transferências.
Um dos jogadores que tem tudo para sair é o lateral esquerdo Márcio Azevedo, com proposta milionária do futebol asiático. O jogador tem contrato até o fim do próximo ano, mas, com 28 anos, sabe que terá poucas oportunidades iguais a essa para fazer sua independência financeira. O Glorioso também sabe que pela idade do ala propostas melhores não deverão chegar e olham nele a oportunidade de faturar e investir em outras contratações. O outro lateral esquerdo do elenco é Lima, tido como muito jovem para assumir a condição de titular. Portanto, haverá investimento na posição.
O zagueiro Fábio Ferreira tem contrato até o fim de 2014, mas está desgastado com a torcida e não faz parte dos planos do técnico Oswaldo de Oliveira. Portanto, será usado como moeda de troca e já despertou o interesse de clubes mexicanos.
O lateral direito Lucas também tem mercado, recebeu sondagens do futebol espanhol no meio do ano e acabou ainda mais valorizado com as convocações para defender a Seleção Brasileira na disputa do Superclássico das Américas, contra a Argentina. O jogador, porém, conta com a confiança de Oswaldo de Oliveira e, neste caso, a diretoria pode se esforçar em uma manutenção. Até porque o presidente Maurício Assumpção já deu entrevistas dizendo que a posição é considerada carente no futebol brasileiro e que vê o jogador com potencial para ser lembrado na Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil.
Colocado em disponibilidade praticamente por conta das hostilidades da torcida, o atacante Rafael Marques é outro que não vai permanecer. Só que o Botafogo investiu muito no jogador e está querendo negociá-lo apenas por boas cifras. O atleta tem bom mercado no Japão e no Leste Europeu, mas ainda não chegaram propostas concretas. Assim, existe a chance dele ser emprestado para se valorizar no mercado nacional. Nos últimos dias surgiram rumores de que o Atlético-PR teria interesse no atleta. O Furacão foi promovido esse ano para a elite do futebol nacional, se tornando uma vitirne muito interessante.
O Botafogo ainda está negociando o meia Elkeson com o futebol chinês e que vai utilizar parte da quantia para a contratação de reforços. Outra fonte de receita pode chegar de atletas que estão emprestados e que dificilmente ficarão em General severiano. Esses são os casos do volante Somália, que foi liberado pela Ponte Preta, e do atacante Caio, que estava cedido ao Figueirense. O segundo terá os direitos federativos comprados por um grupo de empresários, que almejam uma negociação com o exterior. Já o volante tem sondagens de outras equipes do futebol brasileiro.
Apesar de se desfazer de alguns atletas, o clube está mantendo a base de 2012. Do atual elenco estão certos para 2013 os goleiros Jéfferson, Renan, Milton e Andrey; os laterais Lucas, Gilberto e Lima; os zagueiros Antônio Carlos, Dória e Matheus; os volantes Gabriel, Jadson, Renato, Lucas Zen e Marcelo Mattos; os meias Andrezinho, Seedorf, Cidinho, Fellype Gabriel, Jeferson Paulista e Lodeiro; os atacantes Bruno Mendes e Sassá. Portanto, 23 nomes serão os mesmos. Assim, de quatro a seis reforços deverão ser contratados. O primeiro deles é o zagueiro André Bahia, que está se desvinculando oficialmente do Sansumspor, da Turquia, para poder ser anunciado pelo Glorioso.
O elenco do Botafogo volta aos trabalhos no dia 3 de janeiro, quando começa a pré-temporada. A estreia na Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, no dia 20 de janeiro, quando recebe o Duque de Caxias, às 19h30(de Brasília), no Engenhão. O Alvinegro é o atual vice-campeão estadual, tendo perdido a final de 2012 para o Fluminense.

Nenhum comentário: