sexta-feira, dezembro 28, 2012

Joia 2013: volante com fama de artilheiro, Dedé espera oportunidades


Com os jovens em alta, os torcedores do Botafogo podem ter mais uma boa novidade na próxima temporada. Destaque da equipe de juniores, o volante Dedé, de 18 anos, surge como uma das grandes apostas. Ele chegou ao clube aos 12 anos indicado por um amigo que jogava nas categorias de base, fez o teste e foi aprovado. Em 2012, teve a oportunidade de ser relacionado nas partidas contra o Cruzeiro e Náutico no Campeonato Brasileiro, mas não entrou em campo.
Dedé, volante Botafogo (Foto: Divulgação/Site Oficial Botafogo)Dedé, volante Botafogo, durante a final da OPG (Foto: Divulgação/Site Oficial Botafogo)
Nos juniores, Dedé é o capitão, dono das bolas paradas e, apesar de não ser um homem de frente, tem como uma das características fazer gols. Na Taça Octávio Pinto Guimarães (OPG) de 2012, marcou cinco e ficou atrás apenas do atacante Sassá, que marcou seis, três nos dois jogos das finais contra o Flamengo.
- Eu marco forte, tenho uma boa transição de bola e faço infiltrações como se fosse um meia. Tenho um bom chute e faço gols. Sempre fui de chegar ao ataque, mas este ano está sendo especial. Fui o artilheiro do time na Taça BH e no torneio que disputamos na Holanda - disse Dedé.
Jair Ventura, que comandou o time sub-20 neste ano, é só elogios ao jogador. Ele considera Dedé um volante moderno e que, apesar de ser jovem, tem maturidade para ir bem no time de cima.- Ele foi meu capitão, é um líder nato. Volante que sai com muita qualidade e vai bem nas bolas paradas, tanto nas frontais quando nas laterais. Finaliza bem. Foi um dos artilheiros no período que fique no sub-20. É um volante moderno. Ainda tem mais dois anos nos juniores e temos bons jogadores na posição dele mas, se por acaso tiver uma oportunidade, vai corresponder - afirmou Jair, que em 2013 voltará a ser auxiliar na comissão técnica do time profissional.

O desejo de Dedé agora é ser uma peça cada vez mais presente no time alvinegro. A permanência do técnico Oswaldo de Oliveira, que costuma olhar com carinho para os atletas da base, o anima.
- A expectativa é grande, existe a ansiedade para saber se vou ser chamado para a pré-temporada. Vamos ver o que a diretoria e o Oswaldo decidem. Esta atenção aos jovens está sendo importante. As mudanças estão acontecendo no dia a dia e o Oswaldo tem dado as oportunidades. Tem o Jeferson, Dória, Jadson, Gabriel, Cidinho, Renan... Acho que este ano houve uma ênfase maior.
Dedé, volante Botafogo (Foto: Divulgação/Site Oficial Botafogo)Dedé é o capitão e líder da equipe
(Foto: Divulgação/Site Oficial Botafogo)
Apesar de ainda não ter feito a estreia nos profissionais, Dedé regularmente participa dos treinos e tem contato com os jogadores da equipe principal. Ele disse que especialmente os mais experientes ajudam bastante na adaptação.
 - Eles conversam e ajudam bastante, principalmente o Fellype Gabriel, o Seedorf e Andrezinho. Eles deixam os jovens bastante à vontade, isso é importante. Quando fui relacionado para o jogo contra Cruzeiro lembro que o Andrezinho conversou bastante comigo.
A grande concorrência entre os volantes pode dificultar as coisas para Dedé, mas ele não desanima. Além de Gabriel, Jadson e Renato, Marcelo Mattos e Lucas Zen estão se recuperando de lesão e devem estar à disposição no início do ano.- Realmente tem bastante gente para este posição. Minha preocupação é fazer o meu trabalho para estar sempre bem preparado se tiver uma oportunidade. O Jadson e o Gabriel subiram há pouco tempo e conquistar o espaço deles, são bons exemplos. A mentalidade tem que ser essa, de estar preparado e agregar valor.
Dedé disse que tem dois jogadores como inspiração: Ramires, do Chelsea, e um que está bem mais por perto: Renato.
- Gosto muito do Renato, acho que ele tem uma saída de bola e um jeito de jogar que me agradam. Admiro o Ramires também, que tem uma transição e uma recomposição muito rápidas. Quando estou no profissional, sempre que podia estava perto do Renato. Ele me deixa bastante à vontade.

Nenhum comentário: