quarta-feira, dezembro 05, 2012

Botafogo intensifica procura por defensores e mira Tanaka e Samúdio para 2013


A defesa foi eleita pelo técnico Oswaldo de Oliveira como ponto negativo do Botafogo na temporada. Por isso, a diretoria pretende reforçar o setor e intensificou a procura por defensores. Dois nomes aparecem bem cotados para vestirem a camisa do alvinegro no próximo ano. Um deles é Túlio Tanaka, indicação do treinador e que por muito pouco não foi contratado em fevereiro. O segundo é o lateral esquerdo Samúdio, do Libertad-PAR.
Tanaka é um desejo antigo de Oswaldo de Oliveira. O treinador trabalhou durante cinco temporadas no Kashima Antlers, no Japão, onde criou admiração pelo zagueiro nipo-brasileiro. O jogador tem contrato com o Nagoya Grampus até 2013 e tem multa rescisória de R$ 1,7 milhão. Porém, os asiáticos podem perder o zagueiro sem nenhum lucro ao fim da próxima temporada e o valor é negociável. Seu nome voltou a ganhar força com a iminente renovação do comandante alvinegro por mais um ano. Miguel Samúdio, por sua vez, já esteve mais próximo de fechar com o Botafogo, que negociava secretamente com o jogador. O empresário que participa da transação conseguiria colocar o atleta no Alvinegro por um valor baixo, mas o vazamento da informação dificultou as conversas. O Glorioso continua interessado no lateral esquerdo, mas trata o assunto com cautela.
A posição deverá ser uma necessidade para o Botafogo em 2013. Após ser titular durante toda a temporada, Márcio Azevedo se valorizou e acumula propostas para deixar o clube. Uma delas é milionária e vem de um time da China. Além do camisa 6, o Alvinegro conta com Lima para o setor, mas este é considerado inexperiente para ser a única opção.
Entre os zagueiros, a situação ainda não está definida. Uma das revelações do Botafogo em 2012, Dória recebeu proposta do Juventus-ITA, que foi recusado pelo Glorioso. Entretanto, os italianos estão empolgados e devem fazer nova oferta. A diretoria alvinegra se defende e estabelece uma multa de R$ 27 milhões.
Além do jovem de 18 anos, Fábio Ferreira tem sondagens de um time do Qatar e pode não ficar em 2013. Por outro lado, o Botafogo pode contratar André Bahia, que treina nas dependências do clube há duas semanas, quando deixou o Samsunspor, da Turquia. Os turcos devem quatro meses de salário e o defensor busca a rescisão na Justiça.

Nenhum comentário: