quarta-feira, dezembro 12, 2012

Botafogo mira zagueiro e atacante 'de impacto' e quer 90% dos reforços ainda em 2012


Mesmo após terminar 2012 sem conquistar títulos, o Botafogo considera a temporada positiva em alguns aspectos. Tanto que a maioria dos jogadores serão mantidos e apenas contratações pontuais serão feitas. Para 2013, o Alvinegro quer dois zagueiros e dois atacantes, sendo um de cada posição considerado “de impacto” pelo presidente Maurício Assumpção. A diretoria espera que 90% desses reforços sejam apresentados ainda em dezembro. O objetivo é iniciar a pré-temporada em janeiro com o elenco praticamente formado.
“Espero fechar 90% das contratações antes do dia 4 de janeiro. Estamos correndo atrás disso. Saindo às 23h, meia-noite, do clube. Estamos trabalhando para isso, mas também sabemos que não será fácil. Acreditamos que isso é primordial para um bom início de trabalho”, disse o vice de futebol Chico Fonseca.
Botafogo
Botafogo
Para a zaga, o Botafogo conta com Antônio Carlos e Dória para 2013. Fábio Ferreira tem sondagem de times do Qatar e pode sair. Brinner, por sua vez, ainda não tem permanência confirmada apesar de ter contrato com o Alvinegro até 2015. A diretoria busca um defensor que chegue para ser titular. Tanaka é um dos nomes considerado de impacto, embora não seja a primeira opção. Já André Bahia, que treinou nesta reta final nas dependências do clube, é quem está mais próximo, mas viria para compor elenco caso o camisa 4 confirme sua transferência.O ataque é onde o Botafogo mais precisa de atenção. Isso porque Bruno Mendes está envolvido em um imbróglio judicial e não tem certeza se poderá atuar normalmente pelo clube em 2013. Rafael Marques não agradou e deve sair. Além disso, Elkeson já assinou a rescisão e se apresentará ao Guangzhou-CHI no dia 4. Loco Abreu não conta com prestígio junto à comissão técnica e sua permanência é incerta. Com proposta do futebol coreano, Caio será negociado.
Para o carente setor, o Botafogo busca um atacante de impacto e que assuma a posição com a confiança da torcida. Apesar de não ser o preferido, Grafite é um dos nomes que interessam. Entretanto, ele tem algumas características parecidas com as de Loco Abreu, o que não agrada ao técnico Oswaldo de Oliveira. Além de um jogador de área, o Alvinegro está também atrás de um atleta que caia pelos lados do campo, com estilo de jogo parecido ao de Elkeson.
As laterais são posições que podem ficar carentes de acordo com a reação do mercado. Lucas e Márcio Azevedo se valorizaram neste Brasileiro e têm propostas e sondagens. O camisa 6 tem uma oferta milionária da China e deve sair. Já o primeiro desperta o interesse de clubes da Europa, embora não tenha nada de concreto. Para a lateral esquerda o Botafogo estuda o paraguaio Samúdio, do Libertad. Entretanto o fato de ser estrangeiro pode pesar contra.
O planejamento não prevê a contratação de atletas de outras posições. Entretanto, Chico Fonseca afirma que isso pode mudar caso uma boa oportunidade surja.  “Queremos dois zagueiros, dois atacantes e laterais. Em princípio não sairá disso, mas não quer dizer que descartaremos se aparecerem boas oportunidades em outras posições. Aí é outra história, mas o planejamento do Botafogo é esse. Agora vamos tentar executá-lo”, finalizou.

Nenhum comentário: