terça-feira, novembro 01, 2011

Com foco nas crianças, marketing do Botafogo inova e colhe frutos

Em jogos do Botafogo no Engenhão, é comum ver uma grande quantidade de camisas azuis pelas ruas em volta do estádio. E isso se explica pela identificação da torcida com Loco Abreu - na Copa do Mundo da África, os alvinegros torceram tanto pelo uruguaio que fizeram com que o clube tivesse a ideia de criar o uniforme "Celeste Alvinegra". Já dentro do estádio, o “Caçador”, mascote voador do clube, recebe os jogadores. No telão, a escalação é apresentada com uma animação exibindo os atletas. Embora possam parecer situações sem ligação, todas fazem parte da “lojinha criativa” do Glorioso: o departamento de marketing.

Elogiado até por outros clubes, o marketing alvinegro cresce em importância. A equipe ganhou uma nova sala, com decoração personalizada. Antes "escondido" no subsolo da sede, o departamento agora tem um espaço amplo na entrada de General Severiano, onde ficava a antiga loja. Loja esta que ganhou muitos produtos nos últimos anos, já que, segundo o clube, houve um crescimento de 75% no número de itens licenciados e de receita com eles nos últimos três anos.
Dentre esse produtos, muitos são direcionados para as crianças. E não é um acaso. Percebendo uma falta de renovação da torcida, o departamento de marketing decidiu apostar suas fichas na “aquisição” de novos torcedores.
- Pesquisas mostram que as crianças de oito a 11 anos estão propensas ainda a mudar de equipe. Tem a influência do amiguinho, da primeira namoradinha, do tio, do primo... Então, a gente passou a investir pesado nesse segmento, principalmente nas redes sociais. Nossa torcida estava envelhecida muito por conta dos anos sem títulos. Precisamos nos despir de vaidades para trabalhar isso. Mas claro que não esquecemos dos nossos outros torcedores e temos feito eventos para eles também – explica Marcelo Guimarães, diretor  de comercial e marketing do Botafogo.
Para a criançada, o clube aposta muito na empatia de Loco Abreu e também em produtos multimídia. Quando Maicosuel foi contratado, o Botafogo lançou um joguinho online para os pequenos alvinegros. Em relação ao Mago, há ainda a peruca do camisa 7, que imita seu penteado. Nas próximas semanas, será lançada uma linha verde e amarela do goleiro Jefferson, voltada também para os fãs mirins. Mas é em dezembro que um evento alvinegro promete dar dor de cabeça aos pais dos outros times.
Durante alguns dias, vai aparecer no Rio de Janeiro um Papai Noel alvinegro. O bom velhinho vai visitar quatro bairros da cidade e distribuir presentes para as crianças. Bolas, bonecos, camisas, chinelos, entre outros produtos serão dados aos pequenos fãs da Estrela Solitária. Difícil vai ser convencer as crianças de outros times a não pegarem seu presente também.
Sócio-torcedor e modernização da marca
botafogo marketing (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)No fundo, o departamento de criação. Na frente,
a equipe responsável pela coordenação de eventos
(Foto: Thiago Fernandes/GLOBOESPORTE.COM)
Paralelamente à busca por novos torcedores, o Botafogo trabalha em outras duas frentes que considera importantes. Para atrair patrocinadores, o clube modernizou a marca, criando novos símbolos, como o próprio "Caçador". Ao mesmo tempo, procura fidelizar os torcedores para ter uma fonte de renda permanente.
- Nós temos um carinho e um cuidado muito especial com o sócio-torcedor. Procuramos aproximar o máximo possível o alvinegro do clube. Queremos que o torcedor se sinta parte integrante do dia a dia do clube – diz Marcelo Guimarães.


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