quarta-feira, outubro 31, 2012

Bruno Mendes supera Túlio, e Botafogo quer vender Elkeson para comprar atacante


Com pouco tempo de clube, Bruno Mendes virou o mais novo xodó da torcida. O jogador marcou cinco gols em cinco jogos e superou às expectativas criadas pelo Botafogo. Com média de um tento a cada 55min, o atacante tem números superiores aos de Túlio Maravilha, Loco Abreu, Herrera, Dodô e Caio. Emprestado até o fim de 2013, o Alvinegro já busca alternativas financeiras para contratar o camisa 38 em definitivo. Para que isso ocorra, o Glorioso quer vender Elkeson, que recebeu ofertas nas últimas janelas de transferências internacionais e tem mercado no futebol europeu.
Bruno Mendes foi vendido pelo Guarani a um grupo de empresários pelo valor de 3,5 milhões de euros no início do ano. O Botafogo tem como objetivo comprar 50% dos direitos econômicos e ter o poder de decisão sobre seus direitos federativos. O Alvinegro já marcou uma reunião com o representante do atleta, Gustavo Arribas, que admite que já houve um contato por parte do clube carioca para dar início às negociações.
Em maio, Elkeson recebeu uma proposta do Bologna-ITA, que ofereceu 4,5 milhões de euros pelo camisa 9. O Botafogo bateu o pé e disse que só venderia o jogador se a negociação chegasse a 6 milhões de euros. Não houve acordo e Maicosuel foi vendido para a Udinese-ITA em seu lugar. O atacante ainda chama atenção dos europeus e uma nova proposta é esperada no fim do ano.
“Houve um contato com o presidente do clube e vamos conversar melhor na próxima semana. É claro que os gols marcados pelo Bruno nesse curto período influenciaram. O Botafogo quer comprar seus direitos e vamos negociar”, disse Arribas ao UOL Esporte.
O início de Bruno Mendes, inclusive, é superior ao de ídolos do Botafogo. O jovem de 18 anos balançou as redes cinco vezes em cinco jogos, sendo que foi titular apenas nos últimos três. Assim, o atacante tem média de um gol a cada 55min e supera até Túlio Maravilha - com um gol por jogo, mas com mais tempo em campo: 450min e média de um tento a cada 90min.
O camisa 38 deixou para trás também Loco Abreu e Herrera (três gols em cinco jogos cada), Dodô (quatro gols em cinco jogos), além de Caio, que tem média de um gol a cada 65min. Na época, o atacante ganhou o apelido de Talismã, por deixar sua marca sempre saindo do banco de reservas. Emprestado ao Figueirense, o jogador é o que tem a média mais próxima de Bruno Mendes.
“Tem média de Túlio Maravilha. O garoto até parece comigo no início. Parece lento, mas tem passadas largas. Tem muita qualidade, qualquer dúvida ele pode vir falar comigo. Estou aqui para ajudar também”, disse o descontraído Túlio, após estrear com derrota para o Boavista, no sábado, em seu projeto rumo ao milésimo gol de sua carreira, segundo suas próprias contas.
Bruno Mendes está confirmado para enfrentar o Palmeiras, neste sábado, em Araraquara, interior de São Paulo. Com 50 pontos, o Alvinegro ocupa a sexta colocação e está a oito pontos do São Paulo, último time no G-4. O Glorioso ainda tem chances de se classificar para a Copa Libertadores-2013, mas terá que tirar essa diferença nos últimos cinco jogos.

Marcelo Mattos é operado com sucesso, e médico prevê treino com bola em 6 semanas


Marcelo Mattos foi submetido à uma nova cirurgia na região do púbis nesta quarta-feira. A intervenção foi realizada em São Paulo pelo médico do Corinthians, Joaquim Grava, também especialista nesta área. A operação durou entre 30 e 40 min e foi acompanhada pelo chefe do departamento médico do Botafogo, Luiz Fernando Medeiros. Grava prevê que o volante retornará aos treinamentos em no máximo seis semanas.
O volante ficará internado no Hospital São Luiz até esta quinta-feira, quando terá alta e iniciará a fisioterapia. Simultaneamente, o jogador fará exercícios para reequilibrar sua musculatura. Joaquim Grava elogiou a primeira cirurgia feita por Mattos, mas diz que o atleta terá um 2013 mais produtivo. “A cirurgia correu conforme o esperado. Deu tudo certo, sem problemas.  Durou no máximo 40min e foi acompanhada pelo Luiz Fernando [Medeiros, chefe do departamento medico do Botafogo], que veio a São Paulo a meu convite. Foi a cirurgia clássica de pumbalgia”, disse aoUOL Esporte.
A confiança era tanta que o médico ignorou o fato de Marcelo Mattos ser um paciente reincidente. Segundo Grava, o volante estará totalmente recuperado para a pré-temporada do Botafogo, que será realizada em Janeiro. O doutor afirma que o jogador poderia voltar até antes, mas com o fim do Brasileiro, em dezembro, não haveria necessidade de correr contra o tempo.
“A primeira cirurgia foi feita corretamente. Não tem como prevê a evolução dessas coisas. A operação desta quarta foi feita como já fiz em vários outros atletas que estão atuando hoje em dia. Vai dar tudo certo, agora não tem jeito”, afirmou.
Marcelo Mattos estava sem atuar desde maio, contra o Vitória pela Copa do Brasil, por conta de dores na região do púbis. Após fazer tratamento, a lesão não regrediu e o jogador precisou passar por uma cirurgia. O volante se recuperou e retornou diante do Vasco, na 31ª rodada do Brasileiro, mas voltou a sentir um incomodo na região. Após avaliação do departamento médico do Botafogo, Mattos precisou passar por nova intervenção.

Vasco negocia em sigilo com Anderson Barros para dirigente assumir o futebol em 2013


Na entrevista coletiva da última terça-feira, Roberto Dinamite anunciou que mudanças iriam ocorrer no comando do futebol do Vasco para o ano de 2013. E em sigilo, o mandatário cruzmaltino já negocia com o seu nome preferido para assumir a vaga de executivo da pasta na próxima temporada. Anderson Barros, atualmente no Botafogo, vem mantendo conversas com o presidente vascaíno e pode chegar a São Januário em janeiro.
A ideia da contratação do gerente executivo que atualmente trabalha em General Severiano é antiga e vem sendo comandada diretamente por Roberto Dinamite. No final de 2008 e início de 2009, antes da chegada de Rodrigo Caetano, o presidente do Vasco chegou a conversar com Anderson Barros, mas as negociações não evoluíram.

Caio fala em tom de despedida do Figueira e projeta 2013 no Botafogo


Nove gols e oito pontos. A temporada 2012 ficará marcada na memória e no corpo do atacante Caio. Na cabeça — e no coração — do jogador por ter realizado aquele que considera o melhor ano da carreira. Na pele, por ter conquistado pontos, não na tabela de classificação que ajudariam ao Figueirense a escapar da zona de rebaixamento. Mas pela cirurgia no pé esquerdo que lhe rendeu uma cicatriz e interrompeu a esperada sequência de jogos. O ano de Caio no Figueirense — e a passagem por Florianópolis —, infelizmente para o jogador e a torcida alvinegra de Santa Catarina, terminou prematuramente.
Caio, Figueirense (Foto: Luiz Henrique, divulgação / FFC)A passagem por Floripa ficará marcada na pele e memória do atacante (Foto: Luiz Henrique, divulgação / FFC)
Ao cair no gramado, por volta dos 18 minutos do primeiro tempo na partida contra o Vasco, no dia 29 de setembro, caiu também uma parte importante das esperanças do torcedor do Figueirense na luta contra o rebaixamento. Caio, depois de abrir o placar em São Januário, pela 27ª rodada, fraturou o quinto metatarso do pé esquerdo — osso de difícil pronuncia situado próximo do dedo mindinho. Foi preciso um procedimento cirúrgico, que, a princípio, o impossibilitou de atuar no restante do Brasileiro — na previsão inicial eram esperados seis semanas de ausência do gramado.
— Eu fiquei desesperado, senti o estalo no pé. Eu senti muita dor, só pensava em fazer o raios-X para saber se havia quebrado alguma coisa — conta Caio.— Eu gosto de ser muito realista com as pessoas que me seguem e com a diretoria. Dia 12, eu vou receber alta e colocar o pé no chão. Porém, eu vou passar um período de recondicionamento físico mais a fisioterapia. Então, seria arriscado retornar nestas condições — explica.
A fratura interrompeu a melhor temporada do atacante. Com nove gols marcados e 26 jogos, o atacante é o vice-artilheiro da equipe no Brasileirão, atrás de Aloisio, e era titular absoluto da equipe que briga contra o rebaixamento desde a 10ª rodada.
Por tudo, Caio é grato ao Figueirense e também ao torcedor catarinense. Em Volta Redonda, cidade natal, o atacante aproveita os tempos que está em recuperação para receber o carinho dos pais e da namorada. O que resta ao jogador é torcer. Na próxima rodada do Brasileiro, o Alvinegro encara o Flamengo, na sua cidade e Caio irá reencontrar os companheiros.
Caio e Aloisio, Figueirense e Corinthians (Foto: Cristiano Andujar / Futura Press)Caio e Aloisio, a dupla que deu certo no Figueirense
(Foto: Cristiano Andujar / Futura Press)
— Eu fico triste, sou jovem quero estar sempre jogando ainda mais no clube que me recebeu de braços abertas e uma torcida que me abraçou de maneira especial. Vivi o melhor momento da careira, com os nove gols. Estarei no hotel no sábado e vou estar também no estádio torcendo pelos meninos — fala.
Falar sobre o futuro pode ainda ser prematuro. Emprestado pelo Botafogo, clube que tem contrato até 2014, o retorno parece ser natural. E ao falar no clube carioca, Caio deixa aberto o desejo de ter mais oportunidades no Fogão. Porém, Florianópolis deixará o atleta com saudades.
— Eu levo tudo de bom de Florianópolis, maravilha de cidade e de clube. Amadureci bastante e tive a sequência que sempre pedi no Botafogo. Eu tive momentos bem felizes no Figueirense. Não sei o que irá acontecer até o começo do ano, mas devo me reapresentar no Botafogo. O meu desejo não é nem de brilhar lá, mas é ter jogar para mostrar meu futebol — explica.

Botafogo está invicto no Brasileirão após nascimento de novo 'mascote'


Quase todo botafoguense lembra de Perivaldo. Não o contestado lateral-direito das décadas de 1970 e 1980, mas do cachorrinho que tem “tatuado” no pelo uma estrela solitária e fez sucesso no Rio de Janeiro, entrando em campo junto com o time em algumas partidas do clube em 2008. Na época, o Botafogo prometeu realizar todo um projeto de marketing em torno do “mascote” que levava o escudo do clube no corpo, mas esse nunca saiu do papel.
Agora, Perivaldo volta à cena: aos seis anos, ele é pai do recém-nascido Biriba, que já virou xodó em João Pessoa (sua cidade natal) por ter a mesma marca de nascença do pai, e que vem dando muita sorte para o clube carioca. Desde que ele nasceu no último dia 12, o clube está invicto no Brasileirão, com um empate e três vitórias.
Perivaldo e Biriba, cachorrinhos botafoguenses (Foto: Renata Vasconcellos / Globoesporte.com/pb)Perivaldo e Biriba: cachorrinhos que nasceram com o escuto no Botafogo no 'peito'
(Foto: Renata Vasconcellos / Globoesporte.com/pb)
E se até agora pai e filho não receberam tanta atenção do clube carioca, ambos já são a principal atração da Torcida Organizada do Botafogo em João Pessoa, que se reúne toda semana na capital paraibana para assistir aos jogos do clube carioca.Perivaldo, inclusive, chegou a ir ao Rio de Janeiro em 2008 para "assistir" aos jogos do Glorioso, a convite de Marcelo Rotenberg, filho do ex-dirigente alvinegro Ricardo Rotenberg. Lá, o cachorro deu volta olímpica, foi ovacionado pela torcida e definido como o mais novo mascote do clube. Para completar, um prometido projeto de marketing deu esperanças ao dono do cachorrinho, o também botafoguense Aldo Sousa de Araújo, que resolveu deixar o seu “mascote” com familiares no Rio de Janeiro.
- Deram todas as garantias de que iam fazer alguma ação de marketing com Perivaldo. Ele até ficou por um ano morando no Rio de Janeiro aguardando um contato do Botafogo. Mas como nada acontecia, resolvemos trazê-lo de volta. No ano passado, entrei em contato com Marcelo Guimarães, atual diretor de marketing, e ele disse que não se interessava e que essa marca dele era só uma coincidência qualquer – disse, decepcionado.om o nascimento do mais novo herdeiro de Perivaldo, Aldo resolveu sem pretensões homenagear um antigo mascote do time na década de 1940 e colocou o nome do filhote de Biriba. O que Aldo não sabia, num primeiro momento, é que o novo cachorrinho também tinha a mesma marca.
- Eu até procurei um veterinário, especialista em DNA animal, e ele disse que a chance de um filhote nascer com a mesma marca do pai é bastante difícil. Que isso só acontece uma vez em um milhão. É realmente um cachorro de sorte – afirmou aos risos, se dizendo orgulhoso de ser dono de um cachorro com a marca de seu clube do coração.Superstição ou não, o fato é que Biriba vem dando sorte ao Glorioso. Antes dele nascer, o time estava há seis jogos sem vencer e ocupava a 8ª colocação. O técnico Oswaldo de Oliveira, inclusive, chegou a ser bastante pressionado no cargo e foi alvo constante da torcida. Mas com o nascimento do "mascote-herdeiro", o time está há quatro jogos sem perder e pulou para a 5ª posição e ainda briga por uma vaga na Copa Libertadores da América de 2013.
O reconhecimento pela diretoria alvinegra pode não ter sido o merecido, mas na sede da Torcida Organizada do Botafogo em João Pessoa, os dois “fenômenos” já têm atenção garantida. Segundo o presidente da torcida, Ricardo Jorge Castro, o Ricão, quando eles chegam no ambiente, até o jogo fica em segundo plano.
- É incrível! Não dá para acreditar que agora tenha nascido outro com a mesma estrela. Aqui, com certeza, ele já é o mascote oficial do Botafogo – garantiu.
Torcida Organizada do Botafogo em João Pessoa com Perivaldo e Biriba (Foto: Renata Vasconcellos / Globoesporte.com/pb)

Bruno Mendes dá boa notícia sobre Seedorf: 'Volta em duas semanas'


O holandês Seedorf vem fazendo tratamento intensivo para se recuperar de uma lesão na coxa direita, sofrida no sábado, durante a vitória por 4 a 0 sobre o Atlético-GO, no Engenhão. Ele fará um novo exame na próxima semana para saber como foi a evolução de sua recuperação e estabelecer uma nova programação de treinamentos.
O médico Luiz Fernando Medeiros não quis falar em prazo, mas o atacante Bruno Mendes acabou mostrando confiança na recuperação do companheiro. Seedorf, no entanto, já está vetado para o confronto com o Palmeiras, domingo, em Araraquara, e não deve enfrentar a Portuguesa, no fim de semana seguinte, no Engenhão.
- Ele (Seedorf) falou que volta em duas semanas. Enquanto isso, outro que entrar no lugar dele vai fazer a diferença também - comentou Bruno Mendes.
Com esse prazo, a volta de Seedorf só deve acontecer contra o Sport, em jogo marcado, por enquanto, para o dia 18 de novembro. Contra o Palmeiras, Fellype Gabriel é o favorito para ocupar a sua vaga.
O Botafogo está na sexta colocação no Campeonato Brasileiro, com 50 pontos, oito atrás do São Paulo, que seria o último time classificado para a Taça Libertadores do ano que vem.

Confiança, paciência e esperança: Rafael Marques se recusa a desistir


O semblante ainda demonstra uma confiança que teve motivos de sobra para ser abalada diante de todas as dificuldades encontradas desde sua chegada ao Botafogo. Mas Rafael Marques se recusa a cair. A expressão em inglês na camisa que veste simboliza o momento que vive e o esforço necessário para superar o drama da perseguição ao primeiro gol que chega a 17 jogos: "No pain, no gain" (sem dor, sem resultado).
Aos 29 anos, com uma perseverança difícil de encontrar na maioria das pessoas, Rafael Marques ainda encontra forças para se mostrar disposto a vencer a desconfiança diante do olho de um furacão que precisou enfrentar. A crise pela saída de Loco Abreu, as críticas ao técnico Oswaldo de Oliveira, que o indicou, e a falta de resultados na época acabaram com qualquer possibilidade de a torcida ter paciência.
Neste domingo, contra o Palmeiras, o Botafogo vai jogar em Araraquara (SP), terra natal de Rafael Marques. O atacante ainda não sabe se será aproveitado pelo técnico Oswaldo de Oliveira, mas vive uma ansiedade pelo anúncio dos nomes que estarão relacionados para o jogo, como se percebesse que seu momento chegou. Nos punhos, traz as datas de nascimento da mulher, Carla, e da filha, Natália, de três anos. Agora, não vê a hora de repetir o gesto que fazia no Japão para comemorar seus gols, beijando as duas tatuagens.
- É jogo que eu queria. Faz 11 anos que não jogo na Fonte Luminosa, onde tudo começou. Essa é a semana em que estou sentindo mais vontade, como se fosse fazer um gol. Joguei na Ferroviária, no futsal, no campo. Acho que disputei uma Série B-1 nos profissionais e depois deixei o clube. Se eu for para o jogo, terei o apoio da minha família e meus amigos. Tenho de conseguir ingresso para todo mundo - avisou Rafael Marques.

Revelações são convocados para Sub-20 e desfalcam Botafogo em 2º jogo de Túlio

Após a estreia com derrota, o time sub-23 do Botafogo receberá os reforços de alguns Juniores que disputavam a Taça Otávio Pinto Guimarães, de sua categoria. Vitinho e Gilberto estavam ansiosos para participar do projeto “Túlio a 1000 – 7 gols de solidariedade”, mas terão que adiar a oportunidade. A dupla foi convocada para a seleção brasileira sub-20 e desfalcarão o selecionado de jovens alvinegros para ajudar o atacante a chegar ao milésimo gol em sua carreira, segundo suas próprias contas.

Vitinho e Gilberto disputarão dois amistosos contra o Paraguai, dias 7 e 10 de novembro, em Carapegua e Ciudad del Esteno. O meia e o lateral direito haviam sido chamado, juntamente com o goleiro Andrey, para um período de treinos com a seleção na Granja Comary. O técnico Emerson Ávila voltou a convocar os dois primeiros, mas deixou o arqueiro de fora da lista.
Desta forma, os dois não participarão do segundo jogo de Túlio em seu projeto particular. O atacante, ídolo do Botafogo, terá novo desafio rumo ao milésimo, neste sábado, quando enfrentará o Cachoeiro-ES, às 16h.  O fato curioso é que o adversário não entra em campo há seis anos e será formado com a ajuda de empresários.
O amistoso foi negociado quando Túlio defendeu o Ypiranga, também do Espírito Santo, na Copa Sul, em julho deste ano. A equipe capixaba tinha parceria com a GC Soccer, empresa de gerenciamento e intercâmbio, que agora tenta fazer o time de Cachoeiro retomar as atividades utilizando-o como vitrine de jogadores. A maioria dos atletas que disputarão o amistoso contra o Botafogo vêm da Colômbia. São 14 jovens que moram em uma pousada alugada pela empresa, em Marataízes, e ficarão por 60 dias no país realizando treinamentos.

Lodeiro barra 'queridinho' de Oswaldo, faz quatro assistências e se firma no Botafogo


Lodeiro chegou ao Botafogo em agosto com o status de segunda transferência mais cara do Botafogo na temporada, perdendo apenas para Seedorf. Após ratear em seu início, o jogador aos poucos apresenta suas credenciais. O camisa 14 barrou Fellype Gabriel, indicado pelo técnico Oswaldo de Oliveira após trabalhar por vários anos com o jogador no Kashima Antlers, no Japão. A opção do treinador em promover o uruguaio se mostrou acertada e ele foi responsável por quatro assistências nos últimos três jogos e, enfim, se firma no Alvinegro.
O atleta admite que seu início no Botafogo não foi como o esperado e diz ainda que as frequentes convocações para a seleção uruguaia fizeram com que não tivesse uma sequência, além de prejudicar o entrosamento com os novos companheiros. Titular nos últimos três jogos, Lodeiro afirma que espera se manter entre os 11 iniciais para dar sequência à fase positiva.
“Agora estou entrando no ritmo com eles, fazendo mais o que o Oswaldo pede. Acredito que a união tem sido muito grande, especialmente na última semana. E acho que isso vai refletir no meu rendimento. Quanto mais tempo jogar, mais vou crescer. É assim que penso”, disse.
Contra o Vasco, Lodeiro aproveitou um lançamento de Seedorf, ajeitou de peito para Bruno Mendes fazer seu segundo gol na partida. O atacante tem muito o que agradecer ao uruguaio, já que o camisa 14 ainda deu mais dois passes decisivos: contra o Figueirense e o último da vitória por 4 a 0 sobre o Atlético-GO. Contra os goianos, inclusive, o meia deu mais uma assistência, para Seedorf.
“Enquanto alguns comemoram os gols, eu comemoro também as assistências para os gols. Festejei quando ajudei o Bruno como se eu mesmo tivesse feito o gol. Na verdade, me sinto feliz quando um companheiro marca um gol quando o último passe vem de mim”, afirmou. “O Seedorf também me agradeceu na comemoração. Mas acho que se deve agradecer a todo o time. Foi uma linda jogada no gol em cima do Atlético-GO, a gente treina muito. É um reflexo do trabalho que estamos fazendo”, completou.
Sem Seedorf, lesionado, Lodeiro terá mais trabalho nas criações das jogadas. O uruguaio está mantido ao lado de Andrezinho, mas ainda não sabe quem substituirá o holandês. O técnico Oswaldo de Oliveira trabalha com duas hipóteses. A mais provável é a entrada de Elkeson ao lado de Bruno Mendes, com o Botafogo atuando no 4-4-2. Apesar de mais remota, há a chance de Fellype Gabriel entrar no meio, mantendo o Alvinegro no 4-5-1.
No domingo, o Botafogo enfrentará o Palmeiras, às 17h, na Arena da Fonte, em Araraquara. Com 50 pontos e na sexta posição, o Alvinegro ainda sonha com uma vaga na Copa Libertadores-2013, mas para isso terá que tirar a diferença de oito pontos do São Paulo, com 58 e na quarta colocação.

terça-feira, outubro 30, 2012

Em quatro meses no Botafogo, Seedorf recebe título de Cidadão do Estado do Rio


Clarence Seedorf não faz sucesso apenas dentro de campo, pelo Botafogo. O jogador holandês precisou de apenas quatro meses no Alvinegro para ser homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que lhe concedeu o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro após resolução sugerida por vários deputados.
A ideia foi apresentada por 14 deputados, entre eles Wagner Montes, e foi promulgada na última quinta-feira. Antes de Seedorf, Loco Abreu também havia recebido a honraria, em 2011. Seedorf é casado com a carioca Luviana e tinha relação com a cidade antes mesmo de ser jogador do Botafogo. O holandês costumava passar suas férias no Rio de Janeiro, onde tem uma apartamento em Ipanema.Seedorf acumula premiações ao longo de sua vida. No Suriname, onde nasceu, o jogador recebeu a Ordem Honorária da Estrela Amarela, maior condecoração no país. Já na Holanda, onde foi morar ainda adolescente e atuou pela seleção nacional, se tornou Cavaleiro da Ordem de Orange-Nassau, outra grande honraria local.
Apesar do título, Seedorf vive momento delicado. O meia se lesionou na vitória do Botafogo sobre o Atlético-GO, no último sábado, e passará por um exame nesta segunda-feira. O holandês comoveu os torcedores ao deixar o gramado sob lágrimas, por não poder ajudar o Alvinegro no momento decisivo do Brasileirão. O Glorioso volta a campo no próximo domingo, quando medirá forças com o Palmeiras, em Araraquara.

Jovens já fazem a diferença até nos bastidores e contagiam os mais experientes


A longa caminhada no Brasileirão é desgastante, mas o Botafogo segue na luta pela Libertadores com fôlego de menino. Ou melhor, dos meninos. No sábado, na vitória por 4 a 0 sobre o Atlético-GO, no Engenhão, três gols alvinegros foram marcados por jovens de até 20 anos (Bruno Mendes, Dória e Gabriel) e a colaboração da garotada já ultrapassou os limites do campo, tendo grande influência positiva no clima do elenco alvinegro.
O Botafogo está oito pontos atrás do São Paulo, quarto colocado e último clube na zona de classificação para a próxima Libertadores, mas o grupo segue motivado muito pela projeção dos jovens. Até o técnico Oswaldo de Oliveira admitiu que a garotada trouxe uma renovação de ânimo para o clube.
– Sem dúvida, a empolgação dos meninos tem contagiado os mais experientes. Deu para ver claramente a vibração dos meninos nos gols diante do Atlético-GO. Todos no grupo comemoraram juntos, ficaram muito felizes. Essa combinação de experiência e juventude está criando um corpo muito forte para a nossa equipe – destacou o treinador.
O volante Gabriel, de 20 anos, fez contra o Atlético-GO o primeiro gol como profissional e contou que foi muito parabenizado por Seedorf, que estava animado pelo parceiro.
– Seedorf ficou muito feliz por mim, brincou comigo pelo gol. Agradeço por essa manifestação de carinho dele. É algo que vai ficar marcado em mim – comentou Gabriel.

Bate-Bola
Gabriel -
Volante do Botafogo, em entrevista exclusiva ao LANCENET!
1. Qual foi a emoção sentida no momento do gol sobre o Atlético-GO?
Passou um filme muito gratificante na minha cabeça. Era difícil imaginar um gol assim, no Brasileirão... Um sonho. Foi especial.

2. O que o Seedorf disse para você sobre a partida do último sábado?
Ele me parabenizou pelo gol e disse que estava muito feliz pela garotada ter brilhado. Foi ótimoele participar desse momento tão especial para a nossa equipe.

3. Qual foi a reação dos seus familiares com o primeiro gol no time?
Foi uma comemoração grande. Meu tio estava assistindo o jogo e festejou sem parar mesmo com meu priminho dormindo (risos). Meu pai ficou muito feliz também, não sabia nem o que fazer (risos).

Botafogo estuda possibilidade de contratar zagueiro Rafael Vaz


A temporada 2012 ainda não acabou, mas o Botafogo já se planeja para o próximo ano e estuda a 
possibilidade de contratar o zagueiro Rafael Vaz, de 24 anos, que defende o Vila Nova-GO. O jogador, que está acertando a rescisão contratual com o clube goiano nesta segunda-feira, é conhecido pela diretoria alvinegra e foi avaliado por ela com boas credenciais.
O vínculo do atleta com o Vila Nova-GO terminaria em 30 de novembro, mas uma antecipação da rescisão contratual foi conseguida por interesse do defensor, que trocou a quebra do contrato pelo esquecimento de dois meses de salário atrasado.
Rafael Vaz já não atuaria mais em 2012, pois o Vila Nova-GO está eliminado da Série C. Pelo clube, o zagueiro fez parte da seleção do campeonato goiano na atual temporada.
Confira a ficha do jogador:
Nome: Rafael Vaz dos Santos (Rafael Vaz)
Local e data de nascimento: 17/9/1988, em São Paulo (SP)
Altura: 1,88m
Peso: 83 kg
Posição: Zagueiro
Por onde passou: Palmeiras, Bahia, Gama, Juventus, Paraná Clube, União Barbarense e Vila Nova-GO

segunda-feira, outubro 29, 2012

Botafogo agenda reunião para comprar atacante Bruno Mendes


Com cinco gols em cinco jogos, Bruno Mendes já convenceu o Botafogo de que é um bom investimento e a diretoria se mobilizou rapidamente para tentar comprar a joia de 18 anos, que está apenas emprestada ao Glorioso até o fim de 2013. O presidente alvinegro, Mauricio Assumpção, marcou uma reunião para a próxima semana com o empresário do atacante, Gustavo Arribas, e nela irá apresentar o desejo do clube em adquirir o jogador.
Bruno Mendes chegou ao Botafogo por meio do agente Gustavo Arribas. Promessa do Guarani, o atacante foi comprado por um grupo de investidores do exterior do qual Arribas faz parte. O agente é dono de um clube no Uruguai, o Deportivo Maldonado, que tem parceria com o Macaé. Bruno Mendes, inclusive, está vinculado ao clube do Norte Fluminense, com contrato até setembro de 2017.
O Macaé funciona como um clube "laranja" para as negociações deste grupo de investidores. Em troca, o Maldonado banca todas as despesas das categorias de base do clube do Norte Fluminense. Na teoria, o Botafogo serviria como vitrine para valorizar o jogador.
Em contato com a reportagem do LANCENET!, Gustavo Arribas falou sobre a reunião marcada com Mauricio Assumpção.
- O presidente Mauricio Assumpção me ligou e agendou uma reunião para a próxima semana. O Bruno Mendes vem agradando a todos. Ele não precisou de adaptação, se encaixou perfeitamente no Botafogo - comentou o empresário.


Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/botafogo/Botafogo-reuniao-comprar-Bruno-Mendes_0_800920015.html#ixzz2AjqsRBqn
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE! 

Exame aponta lesão, e Seedorf está fora da partida contra o Palmeiras


Seedorf está fora do jogo contra o Palmeiras. O holandês passou por uma ressonância magnética nesta segunda-feira, em uma clínica na Zona Sul do Rio de Janeiro, e o resultado apontou uma lesão na coxa direita. Sem revelar maiores detalhes, o comunicado divulgado pelo departamento médico do clube diz que o jogador precisará passar por novos exames em uma semana para saber o tempo de recuperação. A tendência é que ele comece a fazer fisioterapia logo e, dependendo da gravidade do problema, volte a ter condições de jogo contra o Sport, na Ilha do Retiro, no dia 18 de novembro.
O camisa 10 do Botafogo se machucou num lance sozinho, ao cobrar um escanteio na vitória por 4 a 0 sobre o Atlético-GO, no sábado, e deixou o campo do Engenhão chorando. O meia iniciou o tratamento à base de gelo ainda no vestiário do estádio e foi ao clube durante a folga de domingo para repetir a sessão. Aos 36 anos, ele admitiu que vem sofrendo um desgaste com a sequência de partidas.
seedorf Botafogo x Atlético-GO (Foto: Dhavid Normando/Futura Press/Agência Estado)

Botafogo planeja viagem e três dias de treinos em cidade do interior de São Paulo


O Botafogo planeja realizar três dias de treinamentos em uma cidade do interior de São Paulo, possivelmente em Itu, durante a semana. Como a próxima partida acontecerá no próximo domingo, às 17h, em Araraquara, cidade do interior paulista, contra o Palmeiras, o Glorioso poderá aproveitar que a CBF paga as passagens da delegação nas viagens para as rodadas do Brasileirão, para estar próximo ao local do confronto contra o Alviverde.
O técnico Oswaldo de Oliveira confirmou o interesse do clube em viajar.
- Temos este plano, só não posso falar para onde - afirmou. 
Para este confronto, Seedorf, que se lesonou na vitória deste sábado, por 4 a 0, sobre o Atlético-GO, no Engenhão, será desfalque. Com a vitória, o Botafogo chegou aos 50 pontos e ultrapassou o Vasco e ocupa a sexta colocação na tabela de classificação.

Botafogo faz pacto por Seedorf e Gabriel afirma: 'Vamos jogar por ele'


A lesão de Seedorf na coxa direita contra o Atlético-GO, no sábado, não sensibilizou só o próprio camisa 10, que saiu de campo chorando, mas emocionou todo o elenco. Nesta segunda-feira o holandês vai passar por exame em uma clínica para saber a gravidade do problema, mas independentemente de quanto tempo o meia possa ficar fora de ação, ele estará presente no coração dos jogadores, que firmaram um pacto para jogar pelo craque.
Em entrevista exclusiva ao LANCENET!, o jogador mais próximo de Seedorf desde a chegada dele no clube, o volante Gabriel, revelou os bastidores após a lesão do holandês e destacou toda a força do amigo.
– Mesmo lesionado, no intervalo, Seedorf participou da conversa do time. Ele estava triste pelo acontecido, mas pediu para que a gente não baixasse a cabeça. Na mesma hora, todos nós demos uma força para ele, para que sentisse que o grupo está com ele. Se ele não conseguir voltar rapidamente, nós vamos jogar por ele – disse Gabriel.
O jovem volante afirmou que Seedorf estava em plenas condições para atuar diante do Atlético-GO.
– Ele estava bem, não tinha falado nada sobre sentir dores anteriormente. A lesão foi mesmo sofrida no momento que ele bateu o escanteio – comentou Gabriel, que deixou um recado para o amigo:
– Será ruim se o Seedorf ficar fora, mas faremos tudo para dar as vitórias para ele. Estamos do lado dele para o que for. Além disso, mesmo se ele não puder nos ajudar dentro de campo, fará isso de outra forma, liderando fora dele. Ele é muito importante para nós.
Além de ter participado da preleção no intervalo, Seedorf ainda concedeu entrevista depois da vitória por 4 a 0. A serenidade do meia chegou a animar o técnico Oswaldo de Oliveira, que apesar de não ter entrado em detalhes sobre a lesão do jogador, se mostrou esperançoso pelo retorno do atleta em breve:
– Tenho uma expectativa muito positiva pelo estado do Seedorf, porém prefiro aguardar o exame.

Quero aproveitar esta entrevista para deixar minha mensagem de força ao Seedorf. Torço muito para que ele esteja bem e volte logo a estar com a gente no campo. Todos nós sabemos o tamanho da importância que o Seedorf tem para o sucesso da equipe.
Seedorf pode ficar tranquilo se não conseguir voltar logo, pois temos um grupo muito qualificado, que não vai desistir de lutar pela vaga na Libertadores. Nós vamos lutar, lutar pelos nossos objetivos e também pelo Seedorf, que é muito querido por todos.
A gente está junto com o Seedorf E não tenho dúvidas de que ele sabe disso. Por tudo o que ele representa para nós, queremos dar presentes para ele, que são as vitórias nessa reta final do Brasileiro. Somos capazes de conseguir grandes resultados até o fim.
Não importa o que aconteça, Seedorf vai estar com a gente até a última partida. A ajuda dele, a palavra dele, será muito importante para nos orientar. Seguimos unidos por grandes objetivos ainda neste ano.


Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/botafogo/Seedorf-Gabriel-afirma-Vamos-jogar-por-ele_0_800320083.html#ixzz2AgkjWZk1
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE! 

Seedorf explica choro após lesão: ‘Preocupação é não poder ajudar’ Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/esportes/seedorf-explica-choro-apos-lesao-preocupacao-nao-poder-ajudar


RIO - Aos 35 minutos da partida entre Botafogo e Atlético-GO, na noite de sábado, o meia Seedorf deixou o gramado do Engenhão, se apoiou nas placas e colocou a mão na coxa. Percebendo que não daria para continuar no jogo, o craque holandês caiu no choro, deixando torcedores e comissão técnica preocupados com a gravidade da lesão. No fim, já em tratamento, o jogador explicou a reação emocionada.
- Essa reação aconteceu pelos próximos jogos. Foi o que veio na minha mente. Essa é a preocupação que eu tive, pois sei que este momento é muito importante para o time. E não poder ajudar dá um vazio, mas é normal. Não sabemos o que teremos, mas em 48 horas faremos uma ressonância e espero que não seja nada grave. Vamos trabalhar - disse.
Questionado sobre perder seu principal jogador para a reta final do Campeonato Brasileiro, o técnico Oswaldo de Oliveira preferiu manter a cautela.
- Acho melhor esperar os exames para depois falar algo sobre isso. Aí sim vamos ver o quanto teremos que esperar para contar com ele. Mas vamos torcer para que não seja grave - afirmou.
Satisfeito com mais uma vitória, a terceira consecutiva, o treinador enalteceu a mescla que conseguiu fazer no time alvinegro.
- Sem dúvida, essa empolgação dos meninos tem contagiado até os mais experinetes. Você vê as vibração dos meninos nos gols. Todos ficaram muito felizes. Essa combinação de experiência e juventude está dando um corpo muito forte para a nossa equipe - disse Oswaldo, ao comentar os gols de Dória e Gabriel, que fizeram os seus primeiros gols como profissionais. Os outros foram de Bruno Mendes e de Seedorf, que abriu o placar.
Com a vitória, o Botafogo chegou aos 50 pontos e ultrapassou o Vasco e ocupa a sexta colocação na tabela de classificação. O próximo jogo do time será no próximo domingo, às 17h, em Araraquara, no Fonte Luminosa, contra o Palmeiras.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/esportes/seedorf-explica-choro-apos-lesao-preocupacao-nao-poder-ajudar-6556446#ixzz2Ag99kbrJ
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Reação (tardia?) do Botafogo passa pelos gols, mas também pelo estilo de Bruno Mendes

As três vitórias após sete rodadas sem vencer precisam ser relativizadas, pelas fragilidades dos virtualmente rebaixados Figueirense e Atlético-GO e a decadência do Vasco. 

Mas é nítida a evolução coletiva do Botafogo. A ponto do time render com Renato e Seedorf juntos no meio-campo, problema desde a chegada do holandês, até o camisa dez sair lesionado no primeiro tempo dos 4 a 0 sobre o time goiano - virtualmente rebaixado, mas que complicou o líder Fluminense e o Internacional lutando pelo G-4. A equipe de Oswaldo de Oliveira seguiu com volume de jogo mesmo sem seu camisa dez e líder e construiu a goleada com autoridade.


Bruno Mendes comemora ao marcar para o Botafogo contra o Atlético-GP
Bruno Mendes comemora ao marcar para o Botafogo contra o Atlético-GP
Ocrescimento alvinegro passa fundamentalmente pela entrada de Bruno Mendes. Os cinco gols em quatro partidas – incluindo o do empate por 1 a 1 contra o Grêmio no Olímpico entrando na segunda etapa – obviamente chamam a atenção. Mas o jovem atacante, ex-Guarani, também melhorou a produção ofensiva por conta do seu estilo.

Bruno Mendes não é forte, porém tem boa estatura para disputas no alto. Não é velocíssimo, mas se apresenta nas bolas esticadas e muitas vezes chega mais rápido que os zagueiros. Também apresenta movimentação inteligente: se mexe de uma ponta a outra da grande área, sempre pronto para a tabela ou a infiltração em diagonal. Na frente do goleiro, a técnica e a frieza para definir tirando do goleiro.

Em alguns momentos peca pela afobação e arrisca o chute quando o melhor seria proteger ou passar. Às vezes compromete o trabalho coletivo girando para concluir, mesmo bem marcado. Mas também é capaz do passe de calcanhar para Lodeiro ajeitar e Seedorf concluir no primeiro gol do sábado no Engenhão.

No 4-2-3-1 alvinegro, o trio de meias trabalha com intensa movimentação. No entanto, não possui um elemento que dê profundidade pela rapidez, com ímpeto de atacante. Andrezinho, Seedorf e Fellype Gabriel ou Lodeiro são mais articuladores e/ou lentos. Com Elkeson na frente, faltava o “cacoete” de atacante de área apesar da velocidade. Com Rafael Marques, o ataque perdia quase tudo. 

Olho Tático
O 4-2-3-1 do Botafogo ganhou poder de fogo com os gols e a movimentação de Bruno Mendes.
O 4-2-3-1 do Botafogo ganhou poder de fogo com os gols e a movimentação de Bruno Mendes.

Bruno Mendes é ágil, tem presença de área e personalidade de quem sabe que pode decidir. Promessa de atacante completo. Mas dá a impressão que chegou um pouco tarde...

Com oito pontos de desvantagem para o São Paulo, último do G-4, faltando cinco rodadas, sem confronto direto e jogos contra os desesperados Palmeiras e Sport além do Atlético-MG buscando o título e o clássico na última rodada contra o Flamengo, a missão Libertadores parece inviável. O possível desfalque de Seedorf, com dores na coxa, é outro problema.

Mas mesmo que a reação seja tardia, o Botafogo agora tem boas notícias: a assimilação do 4-2-3-1 com mais equilíbrio entre os setores, a afirmação dos jovens Dória, Gabriel e Jadson que tornaram o sistema defensivo mais sólido no apoio aos laterais Lucas e Marcio Azevedo e também na saída de bola. A consolidação de Seedorf como referência técnica e de comando em campo valida o investimento no craque veterano.

Acima de tudo, a vocação de artilheiro e atacante moderno de Bruno Mendes. Se a passagem pelo clube não for apenas uma breve “ponte” para o futebol internacional, o alvinegro ganha peça fundamental para a montagem de um time mais forte em 2013. Na Libertadores ou não.

Botafogo mostra comprometimento, reage sem Seedorf e deixa esperança para 2013.


Virtualmente fora da disputa pela vaga na libertadores, o Botafogo voltou a vencer e jogar bem.
Fez 4 a 0 com sobras diante do limitado time do Atlético-GO.
Os quase 12 mil torcedores que estiveram no Engenhão deixaram o estádio satisfeitos e aplaudiram os jogadores.
O Botafogo mostrou comprometimento acima de tudo. Era o mínimo.
Os 8 pontos que separam o Botafogo do São Paulo foram mantidos com a vitória do tricolor em Recife.
Diante do Atlético-GO, destaques para a boa partida do lateral Lucas, da incrível personalidade do zagueiro Dória, do bom futebol do jovem Gabriel e do faro de gol de Bruno Mendes.
Não acho que o Botafogo irá se classificar para a libertadores. Matematicamente ainda é possível sonhar com a vaga, mas o clube irá mesmo jogar a sul-americana em 2013.
Seedorf emocionou o Engenhão. Deixou o campo contundido e chorou copiosamente. Lágrimas verdadeiras de um ídolo que se identificou com a torcida botafoguense.
Mas o Botafogo existe sem ele. Tinha a curiosidade em saber como o time iria se comportar sem a presença de Seedorf em campo. Eis que Andrezinho assumiu a função de líder, botou a bola embaixo do braço e comandou a equipe no segundo tempo.
O final de campeonato promete ser digno para o Botafogo. Em campo, os jogadores estão honrando a imensa tradição alvinegra.

Seedorf critica malandragem brasileira e cobra lealdade a jogadores do país


O holandês Clarence Seedorf criticou o hábito de os jogadores brasileiros se jogarem ao chão para cavar pênaltis. Em entrevista ao programa “Esporte Espetacular”, da TV Globo, o meia botafoguense que já jogou em times de cinco países diferentes afirmou que não respeita atletas “malandros”.
“Os jogadores [do Brasil] deveriam ser mais leais, não ficar caindo, se jogando. Malandragem eu não respeito”, disse o atleta, que teve uma lesão muscular na última partida do Botafogo, no sábado, quando os cariocas venceram o Atlético-GO (4 a 0).
Ainda não se sabe a gravidade da lesão, mas ao sair do campo, o holandês chorou bastante e disse temer a possiblidade de não conseguir jogar na reta final do Brasileirão.
Na parte bem-humorada da entrevista à Globo, Seedorf disse ser um amante da música e admitiu ter vocação para o canto. O jogador já gravou um CD em que interpreta a canção Redemption Song, de Bob Marley.
“Eu gosto de cantar”, ele explicou e disse que tem vocação natural. “Os escravos sempre cantavam para lidar com a vida. Então eles limparam a voz para a gente ao longo das gerações.”
No Brasileirão, o Botafogo está na briga por uma vaga à Libertadores da América. Com 50 pontos, a equipe tem oito a menos que o São Paulo, o último integrante do G-4.

Oswaldo fala em 'bússola virada para o gol' e não vê Bruno Mendes como surpresa


Cinco gols marcados, xodó da torcida e nome da vez no Botafogo. Este é o retrato do momento vivido pelo atacante Bruno Mendes. Na goleada sobre o Atlético-GO por 4 a 0, ele balançou as redes mais uma vez e ganhou um elogio curioso do técnico Oswaldo de Oliveira. Consolidado de forma precoce, o jogador não é considerado surpresa pelo comandante alvinegro.
“O Bruno não é mais surpresa (risos). Ele tem uma bússola virada para o gol o tempo todo. É um jogador com esse aspecto muito positivo. Aos poucos está ganhando a confiança dos companheiros e os treinamentos têm feito muito bem. Inclusive, o Bruno está cada vez mais entrosado no Botafogo”, afirmou.
Oswaldo de Oliveira acredita que a evolução do jovem não pode ser feita com pressa. Contente com o resultado do trabalho, o técnico deixou claro que Bruno Mendes não deve se empolgar com a boa fase.
“O futebol está recheado de histórias. Prefiro ser conservador no momento e acompanhar gradativamente. Não foi surpresa para nós o desempenho, mas temos que ter calma, acompanhar direitinho, dar condições para ter sempre um desempenho dentro das possibilidades. Torcemos para que continue assim”, encerrou.
O time de General Severiano volta a campo no próximo domingo, contra o Palmeiras, às 17h, em Araraquara, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 50 pontos, sonho da vaga na Copa Libertadores ainda está vivo no clube.

sexta-feira, outubro 26, 2012

Aniversário da Botachopp

ATENÇÃO GALERA DA FOGOHORIZONTE 

 DIA 10 DE NOVEMBRO SERÁ REALIZADO NO RIO A FESTA DE ANIVERSARIO DA TORCIDA BOTACHOPP !!! ELES ESTÃO CONVIDANDO 

A TODOS A PARTICIPAR CONFRATERNIZAR E BEBER MUITO É CLARO !!!!

CBF altera horário de Palmeiras x Botafogo no dia 4, em Araraquara

O jogo entre Palmeiras e Botafogo sofre uma nova alteração. A CBF anunciou que a partida marcada para o dia 4, em Araraquara, ocorrerá às 17 horas (de Brasília), e não mais às 19h30, como estava previamente marcado.

É a segunda mudança em dois dias seguidos no confronto. Nessa quarta-feira, a entidade já havia informado que, atendendo ao pedido da Rede Globo de Televisão, transferiu a partida para 4 de novembro, um dia depois do que estava previsto na tabela original.

O confronto já começou a semana com uma indefinição. O presidente Arnaldo Tirone deixou o Brasil na segunda-feira dando a entender que levaria o duelo para Presidente Prudente, mas voltou da Colômbia na quarta-feira confirmado o compromisso em Araraquara.

O Palmeiras cumprirá diante do Alvinegro carioca o terceiro dos quatro jogos de punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A pena foi definida devido aos objetos arremessados ao campo do Pacaembu na derrota do time para o Corinthians, em 16 de setembro.

Obrigado a mandar jogos no Brasileiro a mais de 100 km de São Paulo, o clube tem optado pela Arena da Fonte Luminosa, onde perdeu para o Coritiba, em 11 de outubro, e venceu o Cruzeiro no último sábado.

A diretoria ainda espera que consiga efeito suspensivo para o jogo de 11 de novembro, contra o Fluminense, ocorrer na capital paulista. Se a tentativa fracassar, as opções serão entre voltar a atuar em Araraquara e escolher Presidente Prudente, em viagem que agrada mais ao elenco por ser de avião.

Existe ainda um movimento da torcida do Atlético-MG para o Palmeiras levar o duelo contra o Fluminense para Belo Horizonte, ganhando o apoio dos fãs do Atlético para secar um concorrente na briga pelo título. O Palmeiras estuda a ideia, mas a considera improvável pela distância de São Paulo e porque o Cruzeiro enfrentará o Bahia também no dia 11 no estádio Independência.

Rafael Marques perde apoio de técnico, vira piada da torcida e é ignorado no Botafogo


Rafael Marques foi contratado pelo Botafogo através da indicação do técnico Oswaldo de Oliveira. Sua chegada coincidiu com a saída de Loco Abreu, o que gerou uma pressão ainda maior por parte da torcida, que o persegue desde seu início no clube. Após ser defendido por parte dos companheiros, o atacante perdeu o apoio do treinador e virou piada nas arquibancadas: vê sinais negativos nas poucas oportunidades que recebe para tentar marcar seu primeiro gol com a camisa alvinegra.
Prova da falta de apoio são as recentes partidas em que o atleta foi aproveitado na equipe. Após ser titular contra o Grêmio, Rafael Marques ficou no banco de reservas durante os 90 minutos dos confrontos seguintes – com exceção da vitória sobre o Vasco, quando entrou aos 40min da etapa complementar. Além disso, Oswaldo de Oliveira não cumpriu sua palavra de manter o esquema com dois homens de frente após a vitória sobre o Cruzmaltino e mudou diante do Figueirense. O Glorioso voltou para o 4-5-1 e o atacante ficou como opção sem ao menos entrar em campo. "Uma hora tem que melhorar, né?", disse o jogador em rápido contato com o UOL Esporte.
“Quanto menos apoio ele tiver, mais tempo vai levar para conseguir se integrar. Ele vai ficar e jogar até o fim do ano. É um bom jogador e tem mostrado isso. Não é possível que não estejam vendo isso. Não é um qualquer. Precisa ser estimulado para render”, disse o treinador no início de agosto.
Entretanto, esse tipo de declaração não ocorre mais com tanta frequência em General Severiano. Um dos líderes da equipe, Antônio Carlos afirma que a entrada e o sucesso de Bruno Mendes foram decisivos para que Rafael Marques não fosse tão aproveitado nos últimos jogos. Apesar da fase, o zagueiro pede o apoio dos torcedores ao atacante.
“O Bruno Mendes entrou e está dando conta do recado, marcando gols. É claro que o momento é dele. O Rafael Marques precisa do apoio dos torcedores. Já joguei sendo questionado e posso dizer que é muito mais difícil”, afirmou o camisa 3.
Contra o Atlético-GO, neste sábado, no Engenhão, o Botafogo deverá voltar a utilizar o esquema com Elkeson e Bruno Mendes. Rafael Marques ficará no banco de reservas, como opção para o decorrer do jogo. Com 47 pontos, o Alvinegro ocupa a sétima colocação e está a oito do São Paulo, com 55 e último integrante do G-4.

Sem imposição, Lodeiro afirma: ‘Quero ser titular’


Vetado de última hora da partida contra o Figueirense por causa de uma gripe, Fellype Gabriel deu lugar a Lodeiro, que, assim, teve mais uma oportunidade de ser titular do Botafogo. Entretanto, o uruguaio sabe que ainda precisa conquistar seu espaço na equipe principal do Alvinegro e deixa claro não estar acomodado com sua condição atual no elenco. Sua briga é para estar sempre entre os 11 escolhidos de Oswaldo de Oliveira.

- Não quero entrar sempre no segundo tempo. Sei que é uma forma de ajudar, mas não é o que gosto. Estou preparado para entrar no time, e se for de início, melhor. Se o técnico acha que posso entrar no segundo tempo, tudo bem, vou querer ajudar da mesma maneira. Mas quero ser titular sempre - disse.
Lodeiro botafogo coletiva (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Lodeiro: 'Quero ser titular sempre' (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
A declaração, dada em bom portunhol, soou pouco como reclamação e mais como a demonstração de uma meta a ser atingida. Lodeiro deixou de lado qualquer crítica a Oswaldo de Oliveira e lembrou que conta com o apoio do treinador para cumprir o objetivo.

- Oswaldo passa confiança para todos os que estão aqui. Se o jogador não tem essa confiança é melhor ir embora. Quero mostrar a ele que posso fazer coisas boas, seja como banco ou titular. Mas prefiro ser titular e mostrar essa confiança no campo.

Se no Botafogo ainda busca seu espaço, Lodeiro tem a vaga cativa na seleção do Uruguai. Exatamente por isso, sabe que sua condição no Alvinegro fica prejudicada, já que a frequência com que defende a Celeste acaba por impedir uma sequência no clube.

Mas o meio-campo prefere não lamentar e deixa claro que seu objetivo é unir o prazer de servir seu país à satisfação de conquistar a vaga de titular no Botafogo.

- É difícil para o Botafogo porque fico muito tempo fora e perco uma sequência com meus companheiros. Mas são circunstâncias. Não posso dizer que não quero ir à seleção. Qualquer jogador quer defender seu país. O técnico sabe que vou, então não tem problema - afirmou o uruguaio.

quinta-feira, outubro 25, 2012

Usain Bolt recebe camisa do Botafogo em visita ao Rio de Janeiro


Usain Bolt esteve no Rio de Janeiro nos últimos dias para participar de um evento da sua fornecedora de material esportivo, a Puma. O velocista passou pelo Pão de Açucar e o Cristo Redentor durante a passagem.
Em um dos momentos Bolt ganhou um agrado do Botafogo, que também é patrocinado pela Puma. O Glorioso presenteou o velocista com uma camisa com o número 9.58. A homenagem faz referência ao recorde mundial dos 100m rasos, quebrado pelo atleta em 2009.
Bolt recebe camisa do Botafogo em homenagem a recorde mundial dos 100m rasos. Velocista é um dos melhores atletas do atletismo

Intercâmbio da Austrália: Base do Botafogo recebe Marines New South Wales

Bruno Mendes

Seedorf ainda crê em vaga no G-4: "vamos tentar até o fim"


A vitória por 2 a 0 sobre o Figueirense, em Florianópolis, fez o sonho de chegar à Libertadores do ano que vem renascer no Botafogo. Seedorf, autor de um dos gols da partida, afirmou que o time vai lutar até o final para conquistar o objetivo.
"Matematicamente podemos chegar, então vamos tentar até o final. Vamos querer fechar todos os jogos da melhor maneira possível. Dependemos dos outros, mas o mais importante é fazer a nossa parte", disse o camisa 10, que elogiou a postura do time.
"Tivemos dsciplina tática. No começo foi difícil porque o Figueirense é um time complicado. O Botafogo teve cabeça e paciência. No momento certo fizemos os gols. Vencer por 2 a 0 fora de casa é sempre uma vitória importante", comentou.
No segundo tempo da partida, os jogadores conversaram muito dentro do campo para acertar o posicionamento e segurar o resultado. O fato foi exaltado por Seedorf, que elogiou a postura. "Acho que é importante falar e cobrar. Todo mundo fica com mais atenção para levar uma vitória dessa até o final".

Botafogo vence, afunda o Figueirense e ainda mantém sonho da Libertadores


O Botafogo manteve vivas as esperanças de chegar à Copa Libertadores de 2013. Nesta quarta-feira, a equipe carioca foi a Florianópolis e venceu o Figueirense por 2 a 0, no fechamento da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Botafogo chega a 47 pontos, mantendo-se na sétima colocação e oito pontos atrás do São Paulo, quarto colocado.

Para o Figueirense, o resultado em casa é uma ducha de água fria: depois de vencer dois dos últimos três jogos, o clube catarinense volta a ser derrotado, ficando ainda mais perto da queda para a segunda divisão. Com 28 pontos ganhos, a equipe fecha a rodada na 19ª posição, oito pontos atrás do Bahia, o 16º colocado e primeiro clube fora da zona de rebaixamento. 

Melhor no início do jogo, o Botafogo abriu o placar com Bruno Mendes, que precisou finalizar duas vezes para colocar a bola para dentro. Os cariocas aumentaram o placar com Seedorf, aproveitando saída errada do goleiro Wilson. O Figueirense ainda buscou uma reação, só que parou em uma atuação segura dos visitantes.

Na próxima rodada, o Botafogo terá pela frente o Atlético-GO, neste sábado, no Engenhão. No mesmo dia, o Figueirense vai receber a Portuguesa ainda sonhando com uma reação nas últimas rodadas.

O jogo

O confronto começou em ritmo acelerado, com o Botafogo tendo uma chance logo aos dois minutos. Lodeiro fez boa jogada pela esquerda e cruzou, mas Hélder, ao tentar cortar com o peito, quase colocou a bola para a própria rede. Para a sorte dos donos da casa, ela bateu na trave e ficou para a defesa de Wilson. A resposta do Figueirense veio aos dez, quando Aloísio cruzou rasteiro pela esquerda, mas Julio Cesar não chegou a tempo para colocar para a rede.
Os catarinenses se empolgaram com o lance e quase abriram o placar três minutos depois. Julio Cesar arriscou do bico da área e viu a bola bater no travessão de Jefferson, que estava parado. Só que no minuto seguinte, foi o Botafogo que marcou o primeiro gol do jogo. Bruno Mendes recebeu na entrada da área e chutou, mas Wilson defendeu. No rebote, Lodeiro tocou para Bruno Mendes finalizar pela segunda vez, desta vez para a rede.
O revés foi sentido pelos donos da casa. Por pouco não sofreram o segundo gol, aos 16 minutos. Andrezinho foi lançado e ficou de frente para o gol, mas quando finalizou, parou em grade defesa de Wilson. Depois disso, o jogo ficou mais cadenciado.
No entanto, aos 32 minutos, o inevitável aconteceu. O goleiro Wilson rebateu mal uma bola lançada na área, e Seedorf só precisou ter o trabalho de tocar de primeira para marcar o segundo gol do Botafogo.
A torcida do Figueirense passou a protestar contra o time, enquanto a equipe tentou pressionar o Botafogo em busca do primeiro gol ainda na primeira etapa. Os cariocas, porém, souberam administrar o resultado até o intervalo.
O Figueirense voltou para o segundo tempo buscando uma pressão. No entanto, o Botafogo segurou o ataque dos donos da casa. Com isso, os cariocas, aos poucos, voltaram a administrar o jogo, ainda avançavam com frequência ao ataque com mais perigo do que os catarinenses.
Somente a partir dos 20 minutos que as duas equipes criaram chances de perigo. Primeiro, Ronny chegou à área e aproveitou cruzamento feito, mas cabeceou para o chão e viu a bola quicar antes do gol para passar por cima do travessão.

Gazeta Press
Seedorf comemora o segundo gol do Botafogo contra o Figueirense
Seedorf comemora o segundo gol do Botafogo contra o Figueirense

A resposta do Botafogo veio em seguida, quando Lodeiro não aproveitou falha da zaga catarinense. No entanto, os donos da casa quase diminuíram o marcador com Aloísio, que se antecipou em um escanteio e cabeceou. Para azar dele, Lucas estava bem posicionamento, em cima da linha, e tirou o perigo.
Com o passar do tempo, o Botafogo novamente dominou as ações e só deu espaço para nova oportunidade do Figueirense aos 39 minutos. Aloísio recebeu na área, girou, mas parou em ótima defesa de Jefferson. Nos minutos finais, os donos ainda tentaram, mas tiveram que sair de campo com a derrota em casa.

Seedorf minimiza rodada favorável e pede Botafogo vitorioso por volta à Libertadores


O Botafogo venceu o Figueirense por 2 a 0, nesta quarta-feira, e viu a equipe aproveitar tropeços de rivais e diminuir para oito pontos a diferença para o G-4. Autor do segundo gol, Seedorf demonstrou felicidade com a vitória, mas minimizou a rodada favorável ao Glorioso e disse que o time deve ter um pensamento vitorioso para voltar a disputar a Libertadores após 16 anos.
“Matematicamente podemos chegar a Libertadores, então vamos acreditar. Vamos querer vencer tudo, independentemente de ter chance ou não. Isso é o melhor que podemos fazer. Depois fazemos as contas e ver se ainda da para entrar no G-4. Temos que fechar o ano com o maior numero de vitórias possíveis”, disse Seedorf na saída de campo.
Além do bom resultado, o triunfo sobre os catarinense marca uma reação do Botafogo no Campeonato Brasileiro. Após sete rodadas sem vencer, o Alvinegro está embalado pela sua segunda vitória consecutiva – antes havia batido o Vasco. O holandês pede que o Glorioso continue nesse ritmo para manter vivo o sonho da Libertadores.
“Uma vitória importante. Conseguimos uma sequencia nas vitorias, o que é muito bom. Não podemos parar por aqui. Temos condições de buscar coisas maiores e não podemos nos acomodar nuca”, afirmou o camisa 10.
Com o triunfo, o Botafogo chegou aos 47 pontos, mas permanece na sétima colocação. O ultimo time no G-4 é o São Paulo, com 55. O Alvinegro volta a campo neste sábado, às 18h30, quando enfrentará o Atlético-GO, no Engenhão. Na preliminar haverá o primeiro jogo do projeto “Tulio a 1000 – 7 gols de solidariedade”.

Prestes a pegar lanterna, Oswaldo nega facilidade: 'Não tem moleza para ninguém'

Ainda sonhando com uma vaga na Libertadores, o Botafogo venceu o Figueirense, nesta quarta-feira, por 2 a 0. E, depois de derrotar o vice-lanterna do Brasileiro, a equipe carioca enfrentará o último colocado, o Atlético Goianiense, no sábado. Para o técnico Oswaldo de Oliveira, a posição do rival não torna o confronto mais fácil. 

“Essa sequência contra quem esta brigando pra não cair torna os jogos mais acirrados, mais violentos. Precisamos agir com tranquilidade, com calma, pra conseguir impor nosso jogo. Não tem moleza pra ninguém, a sequência de todos é muito difícil”, afirmou o treinador botafoguense. 

Para o duelo com os goianos, o Botafogo deve ter força máxima; o que, para Oswaldo, será fundamental na reta final do torneio. “Tem uma expectativa de o Elkeson estar junto da equipe, e esse é o momento certo para termos todos, para conseguirmos ter força para dobrar os próximos adversários”, afirmou.

Nesta fase final, o Botafogo tem contado com uma nova arma: os gols de Bruno Mendes. O atacante marcou quatro vezes nas últimas três partidas, arrancando elogios do treinador. “Ele tem cumprido exatamente o que a equipe precisa; no momento certo, tem marcado os gols”, disse.

Nas últimas partidas do Brasileiro, o Botafogo terá pela frente, pela ordem: Atlético Goianiense, Palmeiras, Fluminense, Sport, Atlético Mineiro e mulambos.

Oswaldo freia oba-oba com Bruno Mendes: 'Ele faz parte do todo'


A inspiração de Bruno Mendes no Botafogo vem contagiando o time em um início de arrancada para quem ainda sonha com uma vaga na Taça Libertadores do ano que vem. Nesta quarta-feira, ele abriu caminho para a vitória por 2 a 0 sobre o Figueirense, em Florianópolis, marcando seu quarto gol em quatro jogos com a camisa do clube.
Aos 18 anos, Bruno Mendes chegou ao Botafogo depois que um grupo de empresários o comprou do Guarani. Vinculado ao Macaé até setembro de 2017, foi emprestado ao Botafogo até dezembro de 2013. Em pouco tempo, vem surpreendendo e se transformando em um ponto de desequillíbrio do time.
- Claro que sim. Mas ele faz parte do todo e tem cumprido aquilo exatamente que a equipe precisa. No momento certo, ele tem marcado os gols e a previsão é de que com um condicionamento melhor aumente seu rendimento. A minha esperança é de que continue fazendo os gols - explicou o técnico Oswaldo de Oliveira.

Bruno Mendes comemora gol do Botafogo contra o Figueirense (Foto: Cristiano Andujar / Futura Press)Bruno Mendes comemora gol do Botafogo contra o Figueirense (Foto: Cristiano Andujar / Futura Press)
Botafogo 6 últimas rodadas (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Bruno Mendes havia marcado o gol de empate nos minutos finais do jogo com o Grêmio e dois na vitória por 3 a 2 sobre o Vasco. O atacante seguirá como titular sábado, quando o time enfrenta o Atlético-GO, no Engenhão.
Com a vitória sobre o Figueirense, o Botafogo chegou a 47 pontos e está a oito do São Paulo, que seria o último time classificado para a Taça Libertadores do ano que vem.