sexta-feira, junho 01, 2012

De volta à Granja, Renato quer guiar jovens à Seleção


Quando a diretoria do Botafogo informou que a delegação passaria um período de quatro dias em Teresópolis, ao menos, um jogador vibrou muito com a notícia. Naquele momento, um filme passou na cabeça do volante Renato, um dos líderes do elenco e certamente um dos mais experientes.
Mesmo com 33 anos e com passagens por outros clubes do Brasil e da Europa, a oportunidade de voltar à Granja Comary foi tratada como uma volta ao passado. Sim, aos tempos em que era ainda o Renatinho do Guarani, convocado pela primeira vez para Seleção sub-17, em 1995, tendo sua primeira experiência no famoso CT.
– Foi uma mistura de sentimentos. Passa um filme na cabeça. É um lugar muito especial, que toda criança espera chegar. Hoje estou aqui novamente, desta vez com o Botafogo. É muito especial, um sentimento renovado – disse Renato, com exclusividade ao LANCENET!.
E essa volta às origens, claro, fez bem ao elenco alvinegro, cercado de jovens que sonham repetir os mesmo passos do volante campeão com a Amarelinha na Copa América, de 2004, e da Copa das Confederações, no ano seguinte. Após um período inicial de timidez, as perguntas sobre histórias do ambiente da Seleção logo foram questionadas pelos mais novos:
– Todo mundo quer saber um pouquinho como era o dia a dia com craques como Ronaldo, Rivaldo, Roberto Carlos... O ambiente era incrível, de união, muito parecido com esse. Quem sabe não são os próximos a serem os guias?
Sábado, depois do almoço, o adeus a Teresópolis será inevitável e a delegação voltará ao Rio. Terá sido bom enquanto durou.
- Bate-BolaRenato
Volante do Botafogo
Quais as principais mudanças na Granja Comary desde a sua primeira visita em 1995?
Acho que apenas os vestiários estão novos. Mas dentro as fotos dos jogadores que marcaram época com a camisa da Seleção seguem expostas.
Você lembra da sua primeira passagem com a Seleção Brasileira principal?
Foi nas Eliminatórias contra a Colômbia, fora, e depois diante do Equador, em Manaus. Isso fica para a vida toda, deu um frio na barriga natural. É um momento mágico para qualquer jogador.
Falando do Brasileirão, dá para apontar favoritos aos título?Isso é muito complicado. Mas tem muitos clubes que vão brigar ponto a ponto pelo título. Por isso precisamos aproveitar todos os pontos possíveis, principalmente jogando fora de casa.
Renato na Seleção
Estreia - O volante estreou pela Seleção Brasileira, em 2003, contra a Colômbia, na primeira rodada das Eliminatórias para a Copa 2006.
Dois títulos - Vestindo a amarelinha, Renato conquistou a Copa América de 2004 e a Copa das Confederações de 2005.
Fora da Copa de 2006 - Renato era convocado constantemente pelo técnico Parreira na preparação para a Copa do Mundo de 2006. No entanto, uma lesão que sofreu no Sevilla (ESP) dificultou a presença no Mundial por ter ficado um mês parado. O treinador chamou outros jogadores que se firmaram.


Nenhum comentário: