segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Desafiando as leis do universo.


Seis a zero. Não sei bem o porquê, mas não existe placar mais humilhante do que esse. Nem 7 a 1, nem 8 a 0. Não sei se pelas histórias dos clássicos das goleadas com o Flamengo, ou pela própria redondeza estética do placar, para mim, desde a infância, o placar que mais traduziu uma goleada, um show de bola, uma imensa superioridade de um time em relação ao outro, foi o maldito 6 a 0. 
Uns protestaram, outros desistiram, outros tentavam acalmar-se dando a velha desculpa do "acontece", mas em todos botafoguenses, doeu. Doeu não só pelo placar, não só pela percepção das carências daquele time, não só pela zoação da Segunda-Feira. Doeu, porque relembrou o passado recente, quando o Botafogo perdia de goleada para o Vasco, e era eliminado pelo Americano. Doeu, porque, convenhamos, Dodô jogando por um rival, por ser o símbolo da era em que o Botafogo voltou a disputar alguma coisa, ainda causa em cada botafoguense, um ciúme bobo, daqueles de menino, como quando você vê a sua primeira namorada, com um novo outro namorado. Os 6 valeram como 9, porque cada gol de Dodô com a cruz de malta na Estrela Solitária, valiam como dois naquele que foi um dos primeiros tempos mais sofríveis que eu já vi na minha vida. 
E o time vinha, caminhando, vagarosamente, rumo as semifinais. Más línguas diziam que era melhor não se classificar, melhor perder para o Madureira, vai tomar outro "sapeca iá-iá" na semifinal. E parecia que eles tinham razão. Na sonolenta primeira fase o Botafogo conseguiu a façanha de tornar o jogo contra o Madureira em decisão. E ganhamos, pela primeira vez, bem. Um pouco animados, bastava o empate e iríamos um pouco menos desanimados para as semifinais. Já se disse por aí, pelos próprios alvinegros, que com o Botafogo, a tendência é a vaca sempre voltar para o brejo. O glorioso Resende, então, abre o placar antes dos 30 segundos de jogo. Mesmo com a vitória, de goleada, com 3 de Abreu, ficou a sensação que, aos pouquinhos, a vaca voltaria de onde ela nunca deveria ter saído. 
Faz muito pouco tempo que tudo mudou para poder falar alguma coisa. Nem o gol do Caio, contra o Flamengo, eu assimilei ainda, e me dizem que o Botafogo já é campeão. Quando o Carnaval acabou oficialmente, o Botafogo era o time que perdeu para o campeão da desconhecida Série D. Agora, que o Carnaval acabou extra-oficialmente o Botafogo é o time que ganhou do campeão das Séries A e B. Tem explicação? Além de desafiar as duras e lineares regras do alfabeto, onde, ao que parece, exceto quando se trata do Botafogo, o A e o B estão sempre na frente D, o Botafogo vai além, e desafia as leis mais rigorosa da Matemática. A torcida do Vasco já viu que com o Bota, seis é muito menos que dois. A explicação, ao contrário do que parece, é simples:  Botafogo não é ciência, é paixão. E a estrela solitária, como sempre, brilha mais no escuro.

Thales Machado

sábado, fevereiro 20, 2010

Cada um cumprindo a sua função.



E o Botafogo nos surpreende, como sempre. A Quarta-Feira de Cinzas foi o dia mais alegre do Carnaval. Uma vitória para lavar a alma, para botar fim no Carnaval do Império do Amor, que ruiu, diante de poucos botafoguenses e muitos flamenguistas no Maracanã.
Agora, o título da Taça Guanabara está a 90 minutos. Não há nada a se falar, não é momento de cobrar e nem de pensar em derrotas passadas, é hora de apoiar, é hora de ser campeão.

Domingo, ás 17h, a função do Jefferson é pegar as bolas chutadas por Dodô, a de Leandro Guerreiro é marcar Carlos Alberto, a de Lúcio Flávio é criar as jogadas, a de Abreu é meter a cabeça na bola para dentro do gol. A de Joel é armar o time e saber por o menino Caio na hora certa, a do torcedor alvinegro no Maracanã é gritar e apoiar o time... A função minha, sua, de todos os torcedores alvinegros em Belo Horizonte é ir ao Tapas, apoiar, torcer e mandar vibrações positivas para os jogadores. Se todos cumprirem suas funções, a noite de Domingo será uma noite de título. 

Venha cumprir a sua! Compareça! Chegue cedo, traga bandeiras, família, e disposição para apoiar! Botafogo x Vasco, FINAL da Taça Guanabara! No Tapas, as 17h!

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Todo carnaval tem seu fim.


Dêem o play nesse vídeo. É a FogoHorizonte comemorando um dos gols do Botafogo contra o Flamengo, ano passado, pelo Carioca. 
Apesar da sequência de vitórias deles, da uruca nossa, da imensa sorte que habite o Reino do Mal, e de Alessandros, Faheis e Eduardos, todos sabem que todo carnaval tem seu fim. 
E que o fim do Carnaval seja o fim dessa sina com o Império do Mal.

É hora de torcer. Lugar de botafoguense em BH, na Quarta-Feira de Cinzas é no Tapas! Quarta, 21h50, todos para lá!


O BOLÃO VOLTA PARA A SEMIFINAL

Dê o seu palpite, mas dessa vez, duas mudanças:
1- Você deverá enviar o palpite para fogohorizonte@gmail.com , dizendo nome, quanto vai ser o jogo, e quem maracará o primeiro gol.
2- Não haverá pontuação para quem estiver no Tapas.

terça-feira, fevereiro 09, 2010

Atenção! Não haverá transmissão do jogo amanhã no Tapas!

O motivo? É simples, não haverá transmissão, ao que parece, em nenhum canal de TV. 
Globo, Band, Sportv e ESPN Brasil mostram outros jogos em sua programação. Estamos no aguardo, caso se confirme a transmissão em algum canal, compareçam ao Tapas, caso contrário, cheguem a cabeça perto do Radinho ou acompanhem pela internet. 
Caso o jogo não tenha transmissão, o twitter da FOGOHORIZONTE, fará a transmissão, postando informações frequentes do jogo!

WWW.TWITTER.COM/FOGOHORIZONTE

sábado, fevereiro 06, 2010

Domingo é dia de despedida na FOGOHORIZONTE!


Além de irmos para ver o Bota jogar contra o Resende amanhã, as 17h, e confirmarmos a nossa classificação para as semifinais da Taça Guanabara, amanhã é um dia especial na FOGOHORIZONTE. O nosso velhinho, Rubresson Picanco, se despede temporariamente da FH para dar uma passeada, uma velejada pela sua terra natal, a terra de Quarentinha e Jobson.
Motivo maior que esse não existe! Então, jogo do Fogão e despedida do velhinho! No Tapas as 17h! É dia tomar goró, e não de matar o véio, e sim de saber que o véio vai matar a gente de saudade! 
Venha você ddar o seu abraço, e tomar a saideira temporária com o torcedor mais ilustre da nossa torcida!

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

O homem de 900 gols manda um abraço para a FOGOHORIZONTE!

HOJE, 19h30, Botafogo x Madureira, no Tapas


Primeiro é preciso parabenizar. Parabenizar noss ídolo Túlio Maravilha, pelo 900 gols feitos em sua carreira, muitos dos quais alegraram imensamente nossa tardes de Domingo, e noites de Quarta-Feira. Como esquecer o gol do título de 1995? E o de calcanhar diante do Universidad Católica pela Libertadores? E o gol contra a Argentina pela Copa América? É por isso, e mais muita coisa que Tulio Maravilha é o última grande ídolo botafoguense, formador de uma geração de alvinegros.

                                        

E nessa Quinta-Feira, Túlio Maravilha, deu uma alegria imensa aos torcedores botafoguenses de Belo Horizonte. Através da rede social Twitter, Tulio mandou uma mensagem para a torcida, além de recomendar o perfil da FOGOHORIZONTE no Twitter. 

Confira o recado na página do Twitter de Tulio:

Obrigado Tulio! A FogoHorizonte agradece!

Pessoal, o Twitter da FH está lá, para ser seguido, acompanhado. Para interagir é necessário ter um perfil no twitter, e fica mais fácil de acompanhar tudo o que te interessa. Para ver e seguir o Twitter da FH é só clicar no símbolo do Twitter no lado esquerdo da página. Além da FOGOHORIZONTE e de Túlio Maravilha, outros perfis trazem notícias e informações sobre o Botafogo, inclusive um perfil oficial do Botafogo http://twitter.com/BotafogoOficial  , onde aparece a faixa da FOGOHORIZONTE na foto. 

Sigam o perfil da FOGOHORIZONTE, notícias sobre a torcida também serão postadas lá!

terça-feira, fevereiro 02, 2010

Jogo contra o Madureira é decisão! Mais um capítulo da dura vida de um botafoguense...


E o que nos resta a fazer?
Torcer para que o Papai Joel aí em cima de um jeito nesse time!
Por isso a convocação ta feita, é decisão, é reta final da Taça Guanabara! Quinta, 19h30, Botafogo x Madureira!

ATENÇÃO, CASO ALGUÉM POSTOU ENTRE AS 13H E 14H DESTA QUARTA-FEIRA, FAVOR DAR O SEU PALPITE DE NOVO, PORQUE NÃO FOI REGISTRADO. 
Semana passada não teve bolão! Amanhã, a atualização da classificação aqui no blog!