“Pensamos na chegada de uma estrela como o Seedorf para passar uma boa imagem e trazer um DNA diferente na formação dos nossos jogadores, temos 12 atletas da base no elenco. O Cidinho, uma das nossas revelações, fala com frequência que só conhecia o Seedorf do videogame”, afirma o diretor de marketing do Botafogo, Marcelo Guimarães.
Seedorf apresenta costumes diferentes dos brasileiros. Em campo, não carrega alguns vícios típicos, como o de apenas cavar as faltas. Na vida particular, o holandês também não se preocupa em usar sua posição de ídolo para virar uma celebridade ou aparecer constantemente nos meios de comunicação. O Botafogo, claro, se mostra extremamente satisfeito com a aposta na estrela internacional.
Agência Estado
“Foi a maior contratação da história”, define Marcelo Guimarães. “Ele tem sido muito importante desde o momento que chegou, entendeu a possibilidade de se aplicar ao máximo pelo clube, fizemos atrações, colocamos uma multidão em sua chegada, mas sem qualquer tipo de confusão”, completa.Desde que viabilizou o negócio, o Botafogo pensou em um ‘plano de desenvolvimento de patrimônio’ para a imagem de Seedorf. Segundo Marcelo Guimarães, a primeira camisa promocional do holandês vendeu cerca de 10 mil exemplares, no dia em que o Engenhão recebeu uma partida com cerca de 20 mil torcedores.
Os frutos financeiros no projeto formulado pelo Botafogo não param por aí. “O Seedorf é a estrela do nosso plano de sócio-torcedor. O número de participantes já triplicou com a presença dele nessa ação”, revela o diretor de marketing do clube de General Severiano.
Embora com diversas campanhas de marketing, o Botafogo está consciente de que a empolgação só irá continuar até que Seedorf mantenha o bom rendimento em campo. “O torcedor de futebol é um consumidor de arte. O que o leva para o estádio é performance. As promoções são um adereço”, reconhece Marcelo Guimarães.
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