sexta-feira, setembro 28, 2012

Seedorf desmente problema com Fábio Ferreira no Botafogo


Seedorf desmentiu que tenha qualquer tipo de problema de relacionamento com o zagueiro Fábio Ferreira na coletiva desta sexta-feira, no Engenhão. O camisa 10 do Botafogo se pronunciou após publicação de uma coluna no jornal "Meia Hora", que afirmou que o holandês cobrou mais humildade e respeito do defensor com os jogadores vindos da categoria de base.
- De vez em quando tem pessoas que inventam coisas no futebol. Jogamos futevôlei juntos e tenho uma ótima relação com o Fábio. Quando trabalhamos juntos, cobramos um do outro. Essa cobrança é natural - afirmou o apoiador, que acrescentou:
- Isso é invenção. Parabéns para o Botafogo que mostra que está crescendo. Essa pessoa está querendo criar um distúrbio. Sempre que você começa a melhorar, aparece este tipo de pessoas.
Nesta sexta-feira, Seedorf participou normalmente do treino coletivo comandado pelo técnico Oswaldo de Oliveira, no campo anexo do Engenhão. O Botafogo se prepara para para enfrentar o Bahia neste domingo, às 16h, em Pituaçu, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

 

Jobson terá programação especial e Renato segue vetado no Botafogo

A quinta-feira foi de intenso trabalho para os preparadores físicos do Botafogo. O cronograma estipulado pela comissão técnica nos treinamentos realizados em General Severiano precisou sofrer algumas mudanças de última hora, uma vez que a presença de Jobson no local e a persistência da contusão do volante Renato marcaram as atividades feitas no CT da equipe alvinegra.

Jobson chegou ao local para se reunir com a diretoria botafoguense, mas não foi recebido por nenhum membro da cúpula carioca. Sem o encontro estipulado para cravar o seu retorno ao time, o jogador se dirigiu para a ala responsável pelo condicionamento físico dos atletas e ganhou uma programação especial para recuperar a sua forma antes de ser totalmente integrado ao elenco principal.
A tendência é que o atacante vá a clínicas nos próximos dias para que diferentes médicos possam dar um parecer sobre as suas reais condições de entrar em campo neste Brasileiro. O polêmico jogador não disputa uma partida oficial desde julho e teve o seu peso acima do normal criticado durante a sua apagada passagem pelo Grêmio-SP.
Já o volante Renato esteve em campo para trabalhar fisicamente e não conseguiu concluir as atividades estipuladas pela comissão técnica. O atleta não apresentou melhoras significativas nas dores sentidas em sua coxa e continua sem o aval dos médicos para retornar a campo. Com isso, os jovens Gabriel e Jadson permanecerão no time titular que enfrentará o Bahia, neste domingo, em Pituaçu.

Novo atraso de Jobson irrita diretoria


Jobson - Botafogo (Foto: Wagner Meier)
O encontro desta quinta-feira entre o gerente de futebol do Botafogo, Anderson Barros, e o atacante Jobson durou cerca de 15 minutos. Tudo porque o jogador, que passará por exames nesta sexta e no início da semana que vem, chegou atrasado para a reunião que definiu seus próximos passos no Glorioso.
- Marcamos o encontro na segunda-feira. O que aconteceu? Conseguiu não comparecer ao encontro. Administramos bem, até porque ele não faltou  nenhuma programação porque ele não conseguiu sequer se reunir com a gente para iniciarmos os trabalhos. Remarcamos para quarta-feira, já que na terça o departamento de futebol tinha uma série de atividades. O que aconteceu na quarta? Ele mais uma vez conseguiu não estar presente. Chegou aqui quase 16h, 17h. Pedimos então que estivesse nesta quinta. Chegou atrasado novamente! Pouco, mas chegou atrasado - disse o dirigente, que fez um novo alerta ao atacante:
- Conversei com ele rapidamente e disse: "Qualquer compromisso que vier a ser firmado no futuro, você precisa ter atenção aos mínimos detalhes". Ele concordou - lembrou o dirigente.


Renato segue fora no Bota e Bruno Mendes pode ganhar chance de viajar


O técnico Oswaldo de Oliveira esperava contar com o volante Renato para o confronto com o Bahia, domingo, em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro. No entanto, o jogador ainda não se recuperou completamente do problema na coxa esquerda e segue fora do time do Botafogo na expectativa de ficar à disposição para o clássico com o Fluminense, dia 6 de outubro, no Engenhão.
Renato já trabalha a parte física desde a semana passada, mas ainda não concluiu a sua recuperação. O jogador não atua desde a vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, dia 2, no Engenhão, no primeiro jogo da série invicta de seis do Botafogo no Brasileiro.
- Ele nem vai para esse jogo, já que não participou dos treinamentos com o grupo. Ainda estou um pouco pessimista e ele vai reiniciar a semana que vem com mais um ciclo - disse Oswaldo de Oliveira.
Se Renato sequer vai viajar com o grupo, o atacante Bruno Mendes vive a expectativa de primeira vez estar à disposição para defender o Botafogo. O jogador, de 18 anos, veio do Guarani, já treina com o grupo e Oswaldo espera para definir a sua situação.
- Observei o Bruno antes de enfrentarmos o Guarani. Vi os vídeos e ele chamou a atenção. Quando soube a idade, chamou ainda mais a atenção. É um jovem com potencial, que apresentava espaço para crescer. Ele está se adaptando e precisa trabalhar mais fisicamente. Tenho um olhar muito otimista - comentou Oswaldo.

Oswaldo analisa Seedorf artilheiro: 'É simples. Ele está mais perto do gol'


Os números mostram que Seedorf cresceu como goleador em vinda para o Botafogo. Com sete gols marcados em pouco mais de dois meses de clube, com 14 jogos disputados, ele está a três de seu recorde em uma temporada na carreira. Aos 36 anos, seu rendimento tem surpreendido e o técnico Oswaldo de Oliveira colocou o seu posicionamento como principal motivo para a melhora de sua média de gols.
No Botafogo, Seedorf tem atuado mais avançado, próximo a Elkeson, o jogador mais adiantado do time do Botafogo, transformando-se quase em um segundo atacante. No Brasileiro, o holandês tem seis gols, apenas dois gols a menos que o companheiro, artilheiro do time na competição, ao lado de Andrezinho.
Seedorf, treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Seedorf treina forte para manter a boa média no Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
- O fator é simples. Ele está mais próximo do gol do que quando atuava no Milan nos últimos anos. Lá, ele não poderia fazer essa função, pois havia o Kaká e outros jogadores para isso. Logo no primeiro jogo dele, contra o Grêmio, demos margem para que ele fizesse isso e ouvi muita gente dizer que não poderia fazer isso, que não conseguiria jogar de costas, que o Oswaldo estava inventando. Agora, com um drible apenas já entra na área e chuta. Não tem segredo, nada mirabolante - explicou Oswaldo.
O entrosamento rápido com Andrezinho também ajudou na adaptação de Seedorf ao Botafogo. Na cabeça de Oswaldo, os dois ocupavam a mesma faixa de campo e precisavam se entender para fazer o sistema de jogo funcionar da forma que ele imaginava.- Ele foi se ajustando, pois tem um posicionamento muito parecido com o Andreezinho e, nesse ponto, o Andrezinho foi muito solidário, se revezando com o Seedorf nessa composição de meio e ataque. Esse sucesso tem passado muito por esse entendimento deles. Ele tem procurado se adaptar a isso e satisfazer o que tenho pedido - disse Oswaldo.
Domigno, contra o Bahia, em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro, Seedorf e Andrezinho mais uma vez estarão juntos em campo. O Botafogo tem 40 pontos e está na sexta colocaç

Chico Fonseca é aprovado no Conselho e será o vice de futebol do Botafogo

Em reunião do Conselho Deliberativo realizada na noite desta quinta-feira, em General Severiano, o nome de Chico Fonseca foi aprovado para assumir a vice-presidência de futebol do Botafogo. Ele ocupava a pasta de patrimônio, que agora terá Marco Antônio Tristão à frente. José Mauro Couto de Assis foi homologado como vice jurídico..

Desde a saída de André Silva, o presidente Maurício Assumpção acumulava o posto no futebol. Apesar de fora do cargo, André Silva não se afastou totalmente. No jogo contra o Internacional, por exemplo, ele foi junto com o time de ônibus até o Engenhão.

Tellechea faz sua estreia pelo Bota em jogo dos juniores na Taça OPG


O uruguaio Matías Tellechea, de 20 anos, finalmente fez a sua estreia com a camisa do Botafogo. Ele atuou na tarde desra quinta-feira pelo time de juniores na vitória por 1 a 0 sobre o Boavista, no Caio Martins, pela Taça Otávio Pinto Guimarães. Ele foi titular e atuou quase os 90 minutos, tendo apenas uma boa chance de gol, que parou nas mãos do goleiro adversário.
Desde julho no clube, Tellechea vinha treinando com os profissionais na maior parte do tempo, já que não estava regularizado para a disputa da Taça BH. A primeira vez aconteceu no dia 9 de agosto. Com a volta do time de juniores depois da eliminação da competição, ele foi integrado ao novo grupo.
Matias Tellechea, Botafogo (Foto: Divulgação / BFR)Tellechea veste a camisa do Botafogo em jogo dos juniores contra o Boavista (Foto: Divulgação / BFR)
- Estreia já fala por si. Ele estava há muito tempo sem jogar, mas ainda assim se movimentou bem, mostrou ter personalidade. Jogamos com dois atacantes, com ele mais aberto pelo lado do campo. Depois, atuou também como referência. Não fez uma partida ruim. Acho que pode ajudar a gente - disse o técnico Jair Ventura.
Tellechea assinou contrato até setembro de 2014 com o Botafogo. Ele já havia atuado pelos profissionais do Cerro Largo, clube da primeira divisão do Uruguai. Este é o último ano dele na categoria júnior.
Na Taça OPG, o Botafogo terminou a primeira fase com a melhor campanha, com seis vitórias em seis jogos, único a conseguir 100% de aproveitamento. O gol da vitória sobre o Boavista foi marcado pelo zagueiro João Felipe. O técnico Jair Ventura optou por escalar um time reserva já que a vaga para a segunda fase estava garantida.
- Jogadores como Vitinho, Dedé e Gegê (que já treinaram com os profissionais) ficaram no banco para que pudesse olhar outros garotos. Mesmo assim, o time manteve os 100% de aproveitamento - comentou Jair.
Na próxima fase, os oito classificados serão divididos em dois grupos de quatro, pelo índice técnico (soma da média de pontos com a média do saldo de gols), a serem confirmados pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). 
 

quinta-feira, setembro 27, 2012

Defesa titular do Botafogo passa por treinamento específico no Engenhão


A tarde de quarta-feira foi de treinamento especial para o sistema defensivo titular do Botafogo. Em atividade tática de aproximadamente uma hora, utilizando apenas uma metade do campo anexo do Engenhão, o técnico Oswaldo de Oliveira manteve a escalação principal da defesa em trabalho contra variadas formações de ataque. Diversas situações de jogo foram simuladas, como a formação de contra-ataques e a criação de jogadas com saída de bola, sem chutão.
A defesa titular foi a mesma que atuou domingo contra o Corinthians, no empate por 2 a 2 no Engenhão. O setor ficou escalado com Jefferson, Lucas, Dória, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson e Gabriel.
A atividade tática ocorreu após aproximadamente uma hora de trabalhos físicos e técnicos nesta tarde. Pela manhã, o elenco teve o treinamento prejudicado pela forte chuva que caiu no Rio de Janeiro e ficou apenas na academia de General Severiano.


Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/botafogo/Defesa-titular-Botafogo-especifico-Engenhao_0_781122007.html#ixzz27fIAqJzp
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE! 

Próximos jogos


Próximos Jogos:

30SetBahiaBahiaXBotafogoBotafogo
06OutFluminenseFluminenseXBotafogoBotafogo
11OutBotafogoBotafogoXSantosSantos
14OutGrêmioGrêmioXBotafogoBotafogo

Botafogo comemora 'maior contratação da história' e põe Seedorf como exemplo

Nome inquestionável no futebol mundial, Clarence Seedorf completa nesta quarta-feira 82 dias desde que se apresentou ao Botafogo. O período é pequeno, mas suficiente para o meio-campista se tornar uma referência dentro do clube. O holandês é reconhecido dentro de campo por sua habilidade e liderança. Fora das quatro linhas, também é exaltado por ser um personagem extremamente preocupado com os resultados do grupo.

“Pensamos na chegada de uma estrela como o Seedorf para passar uma boa imagem e trazer um DNA diferente na formação dos nossos jogadores, temos 12 atletas da base no elenco. O Cidinho, uma das nossas revelações, fala com frequência que só conhecia o Seedorf do videogame”, afirma o diretor de marketing do Botafogo, Marcelo Guimarães.

Seedorf apresenta costumes diferentes dos brasileiros. Em campo, não carrega alguns vícios típicos, como o de apenas cavar as faltas. Na vida particular, o holandês também não se preocupa em usar sua posição de ídolo para virar uma celebridade ou aparecer constantemente nos meios de comunicação. O Botafogo, claro, se mostra extremamente satisfeito com a aposta na estrela internacional.
Agência Estado
Seedorf comemora, e Botafogo se alegra com investimento
Seedorf comemora, e Botafogo se alegra com investimento
“Foi a maior contratação da história”, define Marcelo Guimarães. “Ele tem sido muito importante desde o momento que chegou, entendeu a possibilidade de se aplicar ao máximo pelo clube, fizemos atrações, colocamos uma multidão em sua chegada, mas sem qualquer tipo de confusão”, completa.

Desde que viabilizou o negócio, o Botafogo pensou em um ‘plano de desenvolvimento de patrimônio’ para a imagem de Seedorf. Segundo Marcelo Guimarães, a primeira camisa promocional do holandês vendeu cerca de 10 mil exemplares, no dia em que o Engenhão recebeu uma partida com cerca de 20 mil torcedores.

Os frutos financeiros no projeto formulado pelo Botafogo não param por aí. “O Seedorf é a estrela do nosso plano de sócio-torcedor. O número de participantes já triplicou com a presença dele nessa ação”, revela o diretor de marketing do clube de General Severiano.

Embora com diversas campanhas de marketing, o Botafogo está consciente de que a empolgação só irá continuar até que Seedorf mantenha o bom rendimento em campo. “O torcedor de futebol é um consumidor de arte. O que o leva para o estádio é performance. As promoções são um adereço”, reconhece Marcelo Guimarães.

Botafogo prorroga contrato de volante Gabriel até 2017

Após algumas rodadas de negociações entre o diretor de futebol do Botafogo, Anderson Barros, e o empresário Márcio Bittencourt, que gerencia a carreira do jogador, o volante Gabriel assinou a prorrogação de seu contrato com o clube, que venceria em 31 de dezembro deste ano. O novo vínculo vai até o fim de 2017, com o jogador recebendo um considerável aumento salarial. Revelado nas categorias de base do clube, o atleta de 20 anos assumiu nas últimas semanas a condição de titular.
Divulgação/Botafogo
Volante Gabriel durante treino do Botafogo
Volante Gabriel durante treino do Botafogo


“O Gabriel é um jogador muito importante para nós, pois estamos valorizando os atletas revelados nas categorias de base. Sabemos da importância de termos uma base com contrato de longa duração e que nos passe a tranquilidade para que o torcedor saiba que o Botafogo terá nos próximos anos um time forte e feito por atletas identificados com o clube”, analisa Anderson Barros, diretor do clube.

Com a situação de Gabriel resolvida, o clube volta as suas atenções para o lateral direito Gilberto, de apenas 19 anos, que tem contrato até o fim de 2013. A ideia é que o jogador também assine um compromisso até o final de 2017.

Nos últimos meses o clube já acertou a permanência de praticamente todos os jogadores revelados nas categorias de base e que estão nos planos do técnico Oswaldo de Oliveira para o futuro. Os goleiros Milton e Andrey, o zagueiro Dória, os meias Cidinho e Jeferson Paulista (este trazido das categorias de base do São Paulo) e o atacante Sassá têm contrato até 2015. O atacante Vitinho tem vínculo até 2016, enquanto o volante Jadson assinou contrato até 2017.

Além da base, o clube se movimenta para manter as peças que interessam para a próxima temporada. O meia Fellype Gabriel, que tinha contrato até dezembro, renovou até o fim de 2015, com o Glorioso comprando de um grupo de empresários 50% dos direitos federativos do atleta.

Dentro de campo os jogadores, prejudicados pela chuva, tiveram que se contentar com um trabalho na academia na manhã desta quarta-feira. O grupo se prepara para o duelo contra o Bahia no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Pituaçu, em Salvador (BA), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira o elenco treina pela manhã, no Engenhão.

Uruguai convoca Victorino, Lodeiro, Forlán e Loco Abreu para as Eliminatórias

Para as partidas da nona e décima rodadas das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014, a seleção uruguaia convocou quatro jogadores que atuam no Brasil.

Diego Forlán (Internacional), Loco Abreu (Figueirense), Nicolás Lodeiro (Botafogo) e Maurício Victorino (Cruzeiro) foram chamados pelo treinador Óscar Tabárez para os duelos contra Argentina e Bolívia, em 12 e 16 de outubro.

Os atletas desfalcarão suas respectivas equipes por cerca de uma semana, já que se apresentam no dia 8 de outubro, uma segunda-feira, no Centro de Treinamentos da Federação Uruguaia. Nesse período, serão pelo menos duas rodadas perdidas: a 29ª e a 30ª.

A convocação de Loco Abreu é um pouco inesperada. O atacante do Figueirense passou recentemente por uma artroscopia no joelho direito – pega pela seleção – há 11 dias e, apesar de já treinar no clube catarinense, ainda se recupera do procedimento.

Botafogo trabalha do treino físico ao ataque contra defesa no Engenhão


Com a tarde sem chuva no Rio, nesta quarta-feira, o técnico Oswaldo de Oliveira comandou um treinamento intenso no campo anexo do Engenhão de olho no confronto com o Bahia, domingo, em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro. Os jogadores foram do trabalho físico ao ataque contra defesa em mais de duas horas de atividade. De manhã, ele ficaram apenas na academia em General Severiano.
No treino técnico, dividido em dois times, Oswaldo colocou 12 jogadores de linha juntos. Além dos 10 titulares do empate em 2 a 2 com o Corinthians, ele incluiu Rafael Marques e Lodeiro no grupo. Vítor Júnior atuou como coringa.
Depois, Oswaldo trabalhou exaustivamente o sistema defensivo, com a linha de quatro e mais dois jogadores de meio se revezando. Os atacantes tentavam furar o bloqueio com um número maior de jogadores.
Fora do time desde o dia 2, quando o Botafogo venceu por 2 a 0 o Coritiba, o volante Renato não foi para campo nesta terça-feira. Mesmo assim, ainda há a expectativa de o jogador voltar a ser relacionado para o confronto com o Bahia. Ele se recupera de uma lesão na coxa esquerda.

Botafogo lança projeto de franquias para lojas oficiais: 'Espaço Glorioso'


O Botafogo lançou nesta quarta-feira seu projeto de franquias para lojas oficiais do clube chamado "Espaço Glorioso". A primeira será inaugurada nesta quinta-feira, no Shopping Madureira, na Zona Norte do Rio, com a presença dos jogadores Jadson e Gabriel.
A ideia é aumentar as lojas físicas e atender à demanda da torcida. A meta é que sejam 20 franqueados em dois anos. O clube tem uma parceria com a empresa SPR
- É um projeto comercial e, principalmente, de marca. Ele vai levar o Botafogo mais perto do seu torcedor. Continuamos com a linha Oficial da Puma. A SPR tem como foco a venda de uma linha de produtos casuais. Vamos atingir outras cidades fora do Rio procurando atender nossa torcida, que é nacional. Metade dos botafoguenses está fora do Rio - disse o diretor executivo Sergio Landau.
Saiba mais informações em www.espacoglorioso.com.br.

quarta-feira, setembro 26, 2012

Botafogo reconhece que série de empates emperra arrancada para G-4


O Botafogo emplacou uma série invicta de seis jogos no Campeonato Brasileiro, a sua maior na competição até o momento. Ainda assim, não conseguiu entrar no grupo dos quatro primeiros colocados, seu primeiro objetivo. O time está em sexto lugar, quatro pontos atrás do Vasco, que seria o último classificado para a Taça Libertadores do ano que vem.
Treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Jogadores do Bota treinam com o objetivo de chegar ao G-4 (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
A explicação está nas últimas três rodadas do Brasileiro. O Botafogo empatou com Ponte Preta, Internacional e Corinthians, com um aproveitamento de apenas 33,3% dos pontos conquistados nesses jogos. Contra o Bahia, domingo, em Salvador, os jogadores esperam acabar com essa sequência.
- Precisamos ganhar os jogos para o Botafogo entrar entre os quatro primeiros colocados. Nos últimos três, empatamos. Contra o Corinthians, a gente precisava da vitória, mas infelizmente não conseguimos. Agora, nossa obriagação é somar o máximo possível nos jogos finais - disse Fellype Gabriel.
Na mesma sequência de empates do Botafogo, o Vasco conquistou quatro pontos, o São Paulo, seis, e o Internacional, cinco. Os três times são os seus principais concorrentes no momento por uma vaga entre os quatro primeiros colocados do Brasileiro.
- O momento é de seguir sem perder, principalmente, mas trabalhando no nosso desenvolvimento durante a semana. Precisamos continuar assim para chegar em Pituaçu (estádio do Bahia) e conseguir os três pontos. Mas vai acontecer naturalmente - disse o volante Jadson.
Apenas a Ponte Preta tem uma invencibilidade maior que a do Botafogo no momento. São oito jogos, com três vitórias e cinco empates, com 58,3% de aproveitamento. Na série invicta de seis jogos do clube carioca, o aproveitamento é de 66,6%.

Reunião de Jobson está marcada para às 15 horas desta quarta-feira

A paciência da diretoria do Botafogo com Jobson não é das melhores. Não é para menos, afinal, na segunda-feira, o jogador perdeu o voo de Brasília para o Rio de Janeiro. O atleta conversaria com os dirigentes, mas, pelo emprevisto, a reunião foi adiada para esta quarta-feira, às 15h.

O gerente de futebol do clube, Anderson Barros, conversará com Jobson e o procurador do atleta para saber o futuro do jogador no Botafogo. Sem se adaptar no Barueri e com o insucesso da negociação com o Avaí, Jobson está apto para jogar pelo Glorioso, no entanto, o técnico Oswaldo de Oliveira não pareceu muito empolgado com a volta do atacante. O comandante frisou que Jobson não terá chances na equipe se continuar com condutas indisciplinares.

Reunião 5ª define novo vice de futebol. Francisco Fonseca indicado

Mauricio Assumpção acumula as duas funções mais importantes no Botafogo: a de presidente e vice-presidente de futebol. No entanto, com o intuito de colocar outro nome para dividir as responsabilidades, o clube vai promover uma reunião do conselho deliberativo nesta quinta-feira. O encontro servirá para votar o dirigente que vai assumir o cargo de vice-presidente de futebol. O indicado por Mauricio Assumpção é o vice de patrimônio Francisco Fonseca. O último a ter esta atribuição foi André Silva, que se despediu do Botafogo após o Campeonato Estadual, no fim de maio.

Bota oficializa reclamação contra arbitragem do jogo diante do Corinthians


As reclamações do Botafogo pela atuação do árbitro Sandro Meira Ricci (Fifa/PE) no empate em 2 a 2 com o Corinthians, no último domingo no Engenhão, viraram um relatório. Nesta segunda-feira, a diretoria alvinegra listou listou os lances nos quais considerou que o Glorioso foi prejudicado na partida e nesta terça enviará a documentação com essas jogadas para a CBF. A intenção do clube é alertar a entidade para o grande número de erros em lances de avaliação pouco difícil, em apelo por maior nível no apito.
A diretoria não entrou com uma representação contra o árbitro, não solicitou o afastamento dele ou punição de de grande porte, mas deixou em aberto no ofício a discussão sobre os lances que atrapalharam o caminho do time no jogo.
Foram três lances capitais que prejudicaram a vida do Glorioso no confronto. No primeiro, Elkeson foi derrubado na frente da área, mas a falta não foi dada. Em seguida, o Corinthians teve pênalti marcado em lance de impedimento não dado. Por fim, no segundo tempo, Jadson foi derrubado na área por Ralf, porém a penalidade não foi cravada.
O sentimento de injustiça pelo empate diante do Corinthians agitou os bastidores alvinegros na segunda-feira. Já pela manhã, a diretoria havia marcado reunião para discutir a formulação da documentação. O relatório ficou pronto durante a noite.
Se o papel enviado pelo clube para a CBF evita julgar o árbitro e apenas expões as falhas para análise, a mesma discrição não foi vista no perfil do próprio clube no Facebook. Pela manhã, o humorista Hélio de la Peña, do programa “Casseta Planeta Vai Fundo”, usou o canal de comunicação do Glorioso para criticar o juiz.


Fellype Gabriel exalta inteligência e dedicação de Seedorf a treinos

Mesmo tendo feito sua estreia há dois meses, Clarence Seedorf já é o nome de referência do Botafogo no Brasileirão. Em treze jogos o holandês marcou sete gols, seis pela competição nacional e um pela Sul-Americana. 

Quem está gostando do momento vivido pelo apoiador é Fellype Gabriel, que rasgou elogios à maneira de agir do colega. O camisa 11 do Botafogo também garantiu que tinha certeza do sucesso do companheiro:

- Eu tinha certeza que ia ser uma adaptação rápida, justamente por ele se dedicar, sempre conversando e querendo melhorar o seu jogo. Não tem como ter outro resultado que não seja esse. Isso que está acontecendo com ele eu tinha certeza que seria bem rápido, ele está vivendo um momento maravilhoso.

Humilde, o meia afirmou que procura aprender com Seedorf. Além disso, elogiou a inteligência e a visão de jogo do companheiro.

- O Seedorf é um cara muito inteligente, se cuida. Além de ter uma leitura do jogo muito boa, se posiciona muito bem. Consegue ler os lances muito rapidamente, isso ajuda pra estar no lugar certo na hora certa. Eu procuro aprender com ele, presto atenção como se movimenta e se posiciona, sempre ajuda.

 

Experiência x juventude: Renato volta sem garantias de que será titular


Três jogadores considerados titulares do Botafogo no começo do ano estão fora do time no momento. O volante Renato será o primeiro a voltar a ficar à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira, depois de mais de 20 dias em recuperação de uma lesão na coxa esquerda. Ele se machucou na vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, dia 2, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro.
Na última vez em que atuou, Renato, de 33 anos, formou um trio de volantes ao lado de Jadson, de 19, e Gabriel, de 20. Os dois jovens viraram titulares depois da vitória sobre o Coritiba e se consolidaram numa série invicta de seis jogos no Campeonato Brasileiro.
Treino do Botafogo, Renato (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Renato prepara sua volta depois de  mais de 20 dias fora por lesão (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Renato apenas correu em volta do gramado nesta terça-feira e não participou do coletivo entre reservas e juniores. Com a confirmação de sua recuperação, a disputa por uma posição de titular aumentou para o confronto com o Bahia, domingo, em Salvador, pelo Brasileiro. No entanto, deve ficar inicialmente no banco para Jadson e Gabriel.
- Em um time de alto nível como o Botafogo, essa disputa é normal e vou me sentir da melhor maneira possível. Estou focado principalmente em ajudar o time. Quem considera um jogador ou outro titular é o Oswaldo - comentou Jadson.
Antônio Carlos esteve perto de voltar ao time no empate em 2 a 2 com o Corinthians. Ele chegou a treinar no time titular no lugar de Fábio Ferreira, mas sentiu um novo problema na coxa direita e, mais uma vez, virou desfalque. Já Marcelo Mattos foi submetido a uma cirurgia no púbis e está em fase final de recuperação.
- Na reta final do Campeonato Brasileiro, quanto mais companheiros estiverem à disposição para ajudar, melhor. Esse é o pensamento de todos, em ajudar o Botafogo - afirmou Fellype Gabriel, que também já ficou fora do time este ano por lesão.
Com relação a Renato, a dupla formada por Jadson e Gabriel vem funcionando. Os dois atuaram juntos no ano passado quando ainda estavam nos juniores e levaram o entrosamento para os profissionais. Oswaldo já afirmou que quem voltasse ao time precisaria lutar por uma posição.
- A gente se conhece bem. Assim como eu, o Gabriel também gosta de aparecer bem na frente. Quando ele sai, procuro ficar para dar mais estabilidade e não deixar o time desprotegido - explicou Jadson.
 

Bruno Mendes faz gol em seu primeiro treino no Botafogo


Com a apresentação adiada de terça-feira para quarta, o atacante Bruno Mendes teve sua primeira chance de mostrar um pouco do seu futebol em pouco mais de 20 minutos no coletivo entre reservas e juniores no campo anexo do Engenhão, nesta terça-feira. Ele entrou durante a atividade e atuou ao lado de Rafael Marques, marcando um gol, em passe de seu companheiro de ataque.
Treino do Botafogo, Bruno Mendes (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Bruno Mendes, com a camisa 20, faz seu primeiro treino no Bota (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Ex-Guarani, Bruno Mendes ainda teve outras duas chances, mas as desperdiçou. Uma delas em mais um ótimo passe de Rafael Marques, quando finalizou mal. Ele também cabeceou uma bola nas mãos do goleiro.

O jogador já está à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira para atuar no Campeonato Brasileiro, com contrato de empréstimo até o fim de 2013. Bruno Mendes foi comprado por um grupo de investidores e vinculado ao Macaé até setembro de 2017.

Além da presença de Bruno Mendes, outra novidade foi a presença do zagueiro Cazu entre os reservas. Com as lesões de Antônio Carlos e Brinner, ele foi incorporado aos profissionais para compor a posição, que tem apenas Fábio Ferreira, Dória e Vinícius disponíveis.

Nos juniores, o uruguaio Tellechea teve a chance de atuar quase todo o tempo. Mais avançado, ao lado de Vitinho, vive a expectativa de fazer seu primeiro jogo com a camisa do Botafogo, quinta-feira, contra o Boavista, pela Taça Otávio Pinto Guimarães, no Caio Martins.
Treino leve para os titulares
Enquanto juniores e reservas disputaram um coletivo, o grupo de titulares do Glorioso realizou uma atividade leve nesta terça-feira. Os jogadores fizeram apenas uma corrida pelo gramado e improvisaram um jogo de futevôlei utilizando cones para dividir a "quadra".
Seedorf, Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Seedorf cabeceia a bola em futevôlei improvisado (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)

terça-feira, setembro 25, 2012

Botafogo reclama de arbitragem contra Corinthians e vai à CBF


O Botafogo se sentiu prejudicado pelo árbitro Sandro Meira Ricci no final de semana, no empate por 2 a 2 com o Corinthians. O técnico Oswaldo de Oliveira criticou muito o árbitro, que teria influenciado no resultado da partida.
"Foi um jogo de três forças, Corinthians, Botafogo e a arbitragem, decisiva. É lamentável que tenhamos tido tal desequilíbrio nas ações principais. Foi um acúmulo que interferiu diretamente no resultado do jogo", reclamou o treinador.
Durante a partida, Ricci teria deixado de marcar dois pênaltis a favor do Botafogo, além de ter equivocadamente deixado seguir a jogada que originou o segundo gol corintiano.
O gerente de futebol do clube, Anderson Barros, afirmou que uma representação contra a atuação de Ricci será enviada à comissão de arbitragem da CBF.

Por 'desencontro', Jobson perde voo e tem reapresentação no Botafogo adiada

Por que o Botafogo não empresta esse rapaz para um time dos Emirados árabes?



O atacante Jobson, mais uma vez, se envolveu em polêmicas. Depois da diretoria do Botafogo aceitar seu retorno para o restante da temporada, o jogador perdeu o voo para o Rio de Janeiro nesta segunda-feira, dia em que se reapresentaria no time de General Severiano.

Segundo informações da assessoria do atleta, um “desencontro” atrapalhou a viagem do Aeroporto Internacional de Brasília até o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, marcada para às 13 horas (de Brasília). O jogador não conseguiu encontrar um acompanhante no local e acabou perdendo a hora. Com isso, avisandos prontamente do incidente, os dirigentes do clube carioca decidiram adiar a reapresentação para a tarde de quarta-feira, às 15h. 

O retorno ao Botafogo se deve a uma negociação frustrada do Avaí para ter o polêmico atacante. Por ter disputado competições nacionais pelo própiro Botafogo e pelo Grêmio Barueri, de onde pediu de dispensa por dificuldades na adaptação, Jobson foi impedido de assinar com a equipe catarinense, já que a CBF impede que um atleta atue por três agremiações em torneios de âmbito nacional em uma mesma temporada.

Um dos destaques do Botafogo na reta final do Campeonato Brasileiro de 2009, Jobson tem contrato até junho de 2015 com a equipe alvinegra e, a princípio, está libeado para jogar no Campeonato Brasileiro caso consiga mostrar um comportamento adequado. 

segunda-feira, setembro 24, 2012

Voltando

Após 4 meses se recuperando de uma lesão no púbis, o volante Marcelo Mattos voltou a treinar com bola e provavelmente irá reforçar o elenco alvinegro nos próximos jogos. Com a volta de Mattos o Botafogo ganha em opções para a posição, que já conta com Gabriel, Jádson e Renato.

Jobson se reapresenta nesta segunda e passará por testes


O atacante Jobson desembarca no Rio de Janeiro nesta segunda-feira e se reapresentará ao Botafogo. Na parte da tarde, em General Severiano, o jogador passará por uma série de testes para avaliar sua condição física e um planejamento será elaborado para seu recondicionamento. Ele não entra em campo desde o dia 6 de julho, quando ainda defendia o Barueri.

A possível reaproximação de Jobson ao time principal deve acontecer de forma gradual. As primeiras etapas do retorno do atacante serão feitas à parte, longe do elenco alvinegro.
Jobson jogou no Botafogo até maio, quando foi afastado por indisciplina depois de umasérie de faltas. Antes, ele já havia sido punido por uma discussão com o fisiologista Altamiro Bottino porque não concordou em fazer um exame de termografia, que identifica a possibilidade de uma lesão.
Com isso, o jogador foi emprestado ao Barueri até o fim do ano para disputar a Série B. Depois de dizer que não se adaptou ao clube paulista, Jobson esteve perto de assinar com o Avaí, mas não ficou por não poder defender três clubes de um mesmo país em uma temporada.

Jogadores do Botafogo acreditam que equipe não venceu por "detalhe"

O meia Andrezinho é um dos jogadores que mais tem moral com a torcida do Botafogo. Essa moral tem grande relação com o fato de ser um dos artilheiros do time no Brasileiro, com oito gols. Na partida contra o Corinthians, o jogador não marcou no empate em 2 a 2, mas considerou como boa a partida da equipe. Tanto para o meia quanto para o atacante Elkeson, a vitória não veio por um "detalhe".

"Nós não vencemos por um pequeno detalhe, não dá pra falar mal de ninguém, foi por muito pouco. Nós ficamos satisfeitos não pelo resultado, é claro, mas pela doação da equipe dentro de campo. Saímos fisicamente muito cansados", afirmou o apoiador.
Os dois gols do empate contra o Corinthians foram marcados por Seedorf. Até por isso, o companheiro fez questão de falar sobre o companheiro de meio-campo. "Nós sabemos da qualidade que ele tem, facilita jogar ao lado de um cara como ele. Pensando no clube, esperamos somar o máximo nesses 12 jogos para chegar no nosso objetivo", disse.
O atacante Elkeson, por sua vez, acredita que o Botafogo mereceu vencer o jogo. Segundo o atleta, o time colocou um ritmo muito mais forte na partida que o seu adversário.
"O Botafogo mereceu vencer pelo que jogou no segundo tempo. A equipe colocou um ritmo forte, conseguiu empatar e poderia ter feito o gol da vitória no último lance na cabeçada de Dória que saiu por cima. Futebol é isso, detalhe", opinou.

Próximos jogos



  • Bahia
     x Botafogo
     
    30/09 - 16h00
    Pituaçu
    Brasileiro Série A 2012
  • Fluminense x Botafogo
     
    06/10 - 18h30
    Engenhão
    Brasileiro Série A 2012
  • Elkeson considera empate injusto: 'O Botafogo mereceu vencer'

    Na opinião de Elkeson, o empate em 2 a 2 entre Botafogo e Corinthians não foi justo. O atacante considera que o time alvinegro deveria sair com os três pontos.

    - O Botafogo mereceu vencer pelo que jogou no segundo tempo. A equipe colocou ritmo forte, conseguiu empatar e poderia ter feito o gol da vitória no último lance (cabeçada de Dória por cima). É trabalhar e vencer jogo fora de casa, difícil, para não se distanciar tanto do G-4 - disse à Rádio Manchete.



    Anderson Barros se revolta com árbitro: 'Ele precisa ser punido'

    O clima após o empate em 2 a 2 entre Botafogo e Corinthians, neste domingo, no Engenhão, foi de revolta entre os botafoguenses. O alvo principal foi o árbitro Sandro Meira Ricci. A reclamação é de que não marcou dois pênaltis, em Elkeson e Jadson, e validou o segundo gol corintiano, originado em um lance em que houve posição irregular.

    O gerente de futebol do Bota, Anderson Barros, disse que Ricci definiu o resultado no Engenhão. O dirigente pediu uma punição ao árbitro e avisou que o clube deve fazer uma reclamação formal "mais contundente".

    - O Sandro Meira Ricci é considerado uma referência e não tem o direito de cometer os erros da forma como foram hoje (domingo). Definir o jogo jeito que foi em dois erros claros: pênalti a favor do Corinthians originado em um lance de impedimento e um pênalti a nosso favor (em Elkeson) que ele não marcou e estava a menos de dez metros. Coisa muito grave. O Sandro precisar ser punido, a Comissão de Arbitragem não pode mais permitir. Faltam 12 rodadas, até quando vamos passar por isso? É preciso fazer um levantamento dos erros recentes dele. Não pode se valer, até com certa empáfia, da posição dele. Ele quem definiu o resultado do jogo. É inadmissível. Alguma coisa tem que acontecer. Desta vez temos que fazer uma cobrança mais contundente, cobrar uma atitude. Isso não pode acontecer - afirmou ao GLOBOESPORTE.COM.

    Revoltado, o técnico Oswaldo de Oliveira pouco conseguiu fazer sua análise sobre o desempenho do time, que buscou o empate com o Corinthians e teve boas chances de virar. O comandante alvinegro lembrou que Ricci o havia expulsado na primeira rodada do Brasileiro, quando o time venceu o São Paulo.

    - Acho que foi um jogo de três forças: Botafogo, Corinthians e arbitragem, que foi decisiva. Lamentável que a gente ainda veja isso. O acúmulo de grandes erros interferiram no resultado. O segundo gol do Corinthians foi em um lance de impedimento flagrante. Seguidos pênaltis não foram marcados a nosso favor. Espero que isto não seja resquício da primeira rodada, quando ele se equivocou ao me expulsar. O erro dele foi grave, tanto que não recebi punição.

    Sexto colocado com 40 pontos, o Botafogo volta a campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), para enfrentar o Bahia, no Pituaçu. Os jogadores ganharam folga nesta segunda. A reapresentação será na tarde de terça-feira.