quinta-feira, maio 31, 2012

Presidente do Bota explica demora por reforços e fala em "contratações pontuais"

BLÁ...BLÁ...BLÁ...


O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, explicou nesta quarta-feira, o porquê da diretoria estar demorando a reforçar o elenco. Segundo o ele, o sucesso dos jogadores promovidos da categoria de base fez com que a cúpula alvinegra pudesse ganhar mais tempo e tomar as decisões com mais calma. O mandatário disse que o Glorioso precisa de “contratações pontuais” e que manterá a calma para não se apressar e “dar com os burros n’água”.

“A partir do momento que você vai para o mercado de forma desesperada para procurar reforços, a chance de você dar com os burros n’agua e fazer a coisa errada é muito grande. Ano passado, quando fomos eliminados da Copa do Brasil e Carioca ficamos igual ao Flamengo esse ano, sem fazer quase nada. Mesmo assim, mantivemos a calma, sem noa desesperar e fizemos a contratação na hora certa. É isso que temos que fazer”, disse.
“Mas não é porque os meninos da base estão aparecendo bem que nosso planejamento junto com o Oswaldo será esquecido. A questão é que os meninos estão entrando bem e temos que contratar jogadores para entrar e agregar valor a este elenco que já é qualificado. São contratações pontuais.  A responsabilidade não pode ficar nas costas dos meninos. Mas o sucesso deles nos deu mais tempo”, afirmou. 
Outro motivo alegado por Maurício é o orçamento do Botafogo, que não é tão alto. De acordo com o presidente, isso faz com que a diretoria do Glorioso não possa errar nas escolhas, já que isso pode ser decisivo para o sucesso da equipe na temporada. Além de ajudar em campo, o sucesso dos jovens no time principal alivia também as finanças alvinegras, o que possibilita a chegada de reforços de qualidade.
“Quando se disputa um campeonato tão equilibrado quanto esse, você deve se organizar. O elenco é bom? É. Pode melhorar? Pode. Então eu quero fazer isso. Agora, não é fácil, exige um orçamento maior. Existem clubes que têm muito mais dinheiro que a gente, mas não é por isso que não vamos nos reforçar. Estamos procurando. Nesse aspecto, esses meninos da base  ajudam também, pois têm um custo muito menor do que os outros jogadores que aqui estavam. Assim, sobra para contratar mais atletas”, comentou.

Marcelo Mattos volta a treinar separadamente no Botafogo


Cotado para voltar ao time contra o Cruzeiro, dia 7 de junho, no Engenhão, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, o volanteMarcelo Mattos treinou separadamente na manhã desta quinta-feira com o preparador físico Leandro Cardoso. O técnico Oswaldo de Oliveira demonstra otimismo com relação ao seu aproveitamento no próximo jogo, mas o jogador ainda se recupera de um problema na coxa direita.
Marcelo Mattos não atua desde a derrota por 2 a 1 para o Vitória, nas oitavas de final da Copa Brasil, no Engenhão, quando começou a sentir o problema no local. Ele vem sendo substituído por Jadson, de apenas 18 anos.
Na manhã de quarta-feira, em General Severiano, ele havia treinado com o grupo. Já nesta quinta, treinou, ao lado dos companheiros, mas em uma atividade individual.
Os zagueiros Antônio Carlos, com um edema ósseo no joelho direito, e Fábio Ferreira, com dores na coxa esquerda, trabalharam com bola em dupla, separados dos demais jogadores.
O Botafogo chegou na tarde de quarta-feira a Teresópolis e vai ficar até sábado concentrado na Granja Comary.

quarta-feira, maio 30, 2012

HISTÓRIA



GARRINCHA 50 ANOS 




História de amor e de sombras, de alegrias e tristezas, teve Copa do Mundo do Chile como cenário. Meio século depois, restam lembranças e dores




52 comentários
header 50 anos do Bi (Foto: arte esporte)
Um Garrincha em miniatura, de sete centímetros, encontra moradia na palma da mão de Elza Soares. Os óculos não são suficientemente escuros para esconder: o olhar dela é roubado pelo bonequinho. Ela fala com a imagem como se ali estivesse o próprio Mané, morto há quase três décadas.
- Querido... Você precisa me ajudar. Só eu posso te defender por aqui.
A cena tem um misto de beleza e tristeza. Faz sentido: toda a história de Elza Soares com Garrincha foi justamente um misto de beleza e tristeza. O conto de fadas encontrou seu choque de realidade. A cantora não foi sempre princesa; o craque teve seus momentos de sapo. A união dos dois resultou em um caso raro, para o bem e para o mal. E iniciado há exatos 50 anos, enquanto o Mané deixava adversários mais tortos do que suas próprias pernas para carregar o Brasil rumo ao bicampeonato mundial - trajetória que começou em 30 de maio de 1962, com vitória de 2 a 0 sobre o México em Viña del Mar.
Elza Soares, Brasil, 1962 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Elza e o Garrincha em miniatura: olhar roubado pelas lembranças (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Aquela Copa do Mundo uniu os dois. O destino deles foi desenhado no Chile, enquanto o mundo ficava boquiaberto com a genialidade daquele sujeito de drible fácil, de fala mansa, de vida simples. Conforme o Brasil avançava no Mundial, aumentava a proximidade entre Elza e Garrincha. Até que uma frase dele serviu como laço definitivo. Mané olhou para aquela mulata atrevida, sedutora, e avisou: “Eu vou ganhar a Copa para você”.
E ganhou. Garrincha foi o maior gênio daquela equipe, campeã invicta, com cinco vitórias e um empate. Quando Pelé se machucou, no segundo jogo, contra a Tchecoslováquia, o Mané concentrou em suas chuteiras todo o temor dos adversários diante de um futebol que parecia diferente de todos os outros – jogado com outra noção de tempo e espaço. Encantou o tempo todo. E foi decisivo no mata-mata.
Garrincha fez quatro gols: dois nas quartas de final, em vitória de 3 a 1 sobre a Inglaterra, outros dois nas semifinais, em triunfo de 4 a 2 contra o Chile. Tudo sob os olhos de Elza Soares, com a empolgação de um romance que ainda engatinhava.
Faz 50 anos. Depois de caminhar devagar, em passos quase de formiga, e se acomodar em sua poltrona preferida, com quadros de sua carreira ao fundo, Elza Soares se mostra incrédula com a rigidez da matemática.
- Passou tão rápido...
Elza Soares, Brasil, 1962 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Elza com quadro de Garrincha ao fundo: memórias
de 62 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Ela olha em volta, como se procurasse o passado na sala de seu apartamento no bairro do Catete, no Rio de Janeiro. É uma sala ampla, mas o passado não cabe ali. Está esparramado por vários cantos. Inclusive pelo Chile, onde, simplificados os fatos, tudo realmente começou.
- Eu lembro do Mané com febre antes da final. Lembro dele me dizendo que ganharia a Copa para mim. Foi o Mané que deu aquela Copa para o Brasil, e pouca gente lembra disso hoje. Para mim, eram 11 Manés dentro de campo. Eu lembro da pureza e da inocência dele: do quanto ele foi ingênuo, do quanto ele podia nos dar e do quanto ele nos deu.
Garrincha e Elza se conheciam desde antes do Mundial. Ela diz que foi convidada a defender Mané em uma campanha que presentearia o ganhador com um carro. Conta que recebeu um bloco de rifas para vender entre eventuais admiradores do craque. Comprou, ela própria, todos os números. A situação os aproximou.
Mas Elza Soares não foi ao Chile por causa de Garrincha. O que a motivou a ir ao Mundial foi o convite de um empresário uruguaio, disposto a transformar a artista em madrinha da Seleção Brasileira. Ver Mané foi complemento. Ela nega que tenha circulado livremente pela concentração, que tenha entrado com frequência no vestiário. Mas admite que esteve em ambos, mesmo que por pouco tempo.
 - Fui para o Chile para ser madrinha da Seleção, não para ver o Mané. Fui convidada por um empresário uruguaio, e aceitei. Fui assistir a dois treinos em Teresópolis e depois o visitei na concentração. Mas apenas conversávamos. É claro que tinha aquela coisa (entre Elza e Garrincha), mas não era nada ainda. No Chile, não ficava visitando o Mané na concentração. Não tinha isso. Sempre houve o respeito. Mas foi lá que o Mané me prometeu e me deu a Copa de presente. Fiquei com um pouco de medo. Não acreditei. Eu nem sabia direito o que era uma Copa...
Elza lembra que a relação se tornou pública por culpa de Di Stéfano, craque argentino que defendeu a Espanha – viajou para a Copa de 62, mas não foi a campo, por causa de uma lesão. Uma provocação dele rendeu uma reação de Garrincha. Pelas lembranças da cantora, Mané soube que o rival zombara dele, dizendo que o Brasil perderia o Mundial mesmo se tivesse 11 Garrinchas em campo.
- Contaram isso para ele num almoço. Aí ele se levantou e falou: “Gente boa, acabo de pedir a Elza em namoro e vou jogar para ela”.
Foram os tempos mais felizes para o casal. Depois da final, Elza invadiu o vestiário. Os jogadores estavam tomando banho. Mas ela diz que não viu ninguém nu. Só viu Mané.
- Eu estava louca para agradecer. Ganhei a Copa de presente. E o Mané foi aquela coisa sagrada em campo...
No abraço dos dois, parecia estar desenhado um futuro de alegria. Enquanto o Brasil celebrava a confirmação de que tinha o melhor futebol do planeta, o romance entre a artista de voz firme e o gênio de pernas tortas tinha um momento típico de filme.
Um filme de drama.
De amor e de sombras
Elza Soares e Mané Garrincha ficaram juntos mais de 16 anos, entre idas e vindas, até a morte do gênio. O alcoolismo dele fez duas vítimas: o próprio Mané e o relacionamento do casal. Nenhum deles resistiu ao vício do craque. O amor entre eles morreu primeiro, no final dos anos 70, depois de (mais) uma agressão de Garrincha a Elza. O ex-jogador deixou a vida em 1983 – driblou todo mundo, menos a si próprio.
Elza Soares, Brasil, 1962 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)História iniciada há 50 anos ainda mexe com Elza Soares (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Até o fim trágico de Garrincha, pequenos percalços paralelos minaram a vida do casal. O relacionamento deles parecia fadado a não dar certo. Eles caíram em uma roda-gigante de infortúnios: conforme o jogador mergulhava em decadência, a artista via os dedos da sociedade indicarem que ela era a culpada; conforme ela levava a culpa, se tornavam mais escassos seus shows e despencava a venda de seus discos; conforme ela perdia popularidade, diminuía o dinheiro; conforme diminuía o dinheiro, mais Garrincha bebia; conforme mais Garrincha bebia, mais difícil ficava sua recuperação, maior era sua decadência, maior era a culpa apontada para Elza.
A cantora, meio século depois de conhecer Garrincha, ainda se defende das acusações de que contribuiu para a ruína dele. Foi o contrário, argumenta ela. Elza diz que Mané não sabia o que fazer com o dinheiro que recebia - que mal compreendia por que era pago para jogar futebol. Garante que sustentava a casa, e inclusive os filhos do casamento anterior de Garrincha, com o que ganhava em sua carreira artística. Lembra que ele sequer tinha carteira de identidade até conhecê-la.
E lamenta que o relacionamento não tenha sido aceito. Elza diz que eles foram perseguidos, que mal podiam sair de casa, que desafiaram o conservadorismo da época.
- Os dois eram grandes ídolos. E isso incomodou. Eu cheguei incomodando como cantora, mulher, uma menina negra cheia de suingue e vontade. E o Mané era aquele índio maravilhoso que se tornou um grande jogador de futebol. Isso incomodava muito as pessoas. A gente fazia às claras o que todos faziam escondidos, debaixo dos panos. Acho que nem Nelson Rodrigues conseguiria descrever isso aí. Moralismo total...
Há relatos até de agressões. Elza chega a rir da situação.
Elza Soares, Brasil, 1962 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Elza relata histórias de perseguição pela relação
com Mané (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
- Teve uma ocasião em que fui ser madrinha de uma marca de elevadores, perto do morro da Mangueira. Quando descobriram que eu estava lá, não passava mas ninguém na rua. Era pau, era pedra... O vizinho viu que estavam tentando me agredir. Tive que subir um muro, umas grades... Isso tinha que ser filmado. Isso hoje daria um seriado do cão (risos). Eu subindo com as calças do cara amarradas. Era um cara gordão. Caí do outro lado da rua. Meu motorista deu a volta, foi me buscar do outro lado. Fiquei caída no meio da rua.
Também houve boas lembranças. No auge da Ditadura Militar, em 1969, o casal foi parar na Itália. Em Roma, recebeu a proteção de Chico Buarque, exilado no país. Foram tempos de conversas sobre música e futebol. Com Garrincha já aposentado, depois de passar rapidamente, sem sucesso, por diferentes clubes, a carreira de Elza foi o suporte do casal.
Mas, entre as lembranças, há mais motivos para chorar do que para rir, admite Elza. O alcoolismo de Mané parecia invencível. Elza não conseguiu superá-lo. Passados quase 30 anos da morte de Garrincha, a viúva dele não vê motivos psicológicos para o vício do craque. Ela duvida que ele bebesse por tristeza ou por alegria. Recorda que o próprio Garrincha dizia que aprendeu a beber quando tinha cinco anos. A influência foi do pai dele.
Depois da morte de Mané, Elza teria outra dor, ainda relacionada ao craque. O filho deles, Manuel Garrincha dos Santos Júnior, com apenas nove anos, perdeu a vida em um acidente de carro. Foi em 1986, três anos depois da morte do craque.
- Aquilo me enlouqueceu. Acabou a minha cabeça, acabou meu mundo. O Garrinchinha, para o Mané, era tudo. Tenho muita saudade do meu filho. E também do Garrincha, do jogador que ele era, do ser humano...
De Pelé a Ronaldo: incômodos e mágoas
Elza Soares, Brasil, 1962 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Elza Soares brinca com bola na sala de casa, no
Rio (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
A cena citada no início desta matéria, de Elza dizendo ao bonequinho de Garrincha que só ela pode defendê-lo, tem a ver com uma mágoa da artista. Ela acredita que Mané não é devidamente reconhecido por aquilo que fez pelo futebol brasileiro.
E isso inclui outros ídolos brasileiros. E inclui Pelé. E também Ronaldo. Para o Fenômeno, envolvido na organização da Copa do Mundo de 2014, Elza deixa um pedido.
- Eu vejo as pessoas falando da grande Copa. Ronaldo, gosto muito de você e te respeito muito. Mas queria que você também se lembrasse do Mané. Se vocês chegaram onde chegaram, foi porque existia uma cama feita para todo mundo.
Com Pelé, a mágoa soa maior. Ela gostaria que o Rei falasse mais de seu antigo colega de Seleção.
- Queria que falassem mais do Mané. Até o próprio Pelé. O Mané não vai competir mais com ele, até porque está morto. Está na hora de falar mais do Mané. Precisamos fazer uma grande homenagem ao Mané nessa Copa no Brasil. Isso está na história. Ninguém vai conseguir destruir.
Elza sugere que a relação entre Garrincha e Pelé não era das mais próximas. E garante que Mané jamais teve um pingo de preocupação em superar o camisa 10.
- O Mané nunca falou muito disso (da relação com Pelé). Nunca tocou no assunto. Ele não ligava muito para isso. Não tinha essa preocupação de ser o melhor. Ele falava: “Ô, gente boa, você quer ser rei, seja rei. Quer ser príncipe, seja príncipe. Eu não quero nada disso”. A ambição dele era muito pouca, ou nenhuma. Esse tipo de comportamento não trouxe nenhum benefício para ele. Isso era dele. Ele nunca teve grandes ambições. Ele não tinha noção nenhuma do tamanho dele. Não tinha noção do que ele era. Nunca se importou com isso. O Mané queria uma bermuda, um chinelo e uma camiseta. O Mané era índio.Todos sabem disso. Nunca quis terras, apartamentos, carros. Sempre teve uma vida muito tranquila.
Uma Copa ganha por Elza
Elza Soares, Brasil, 1962 (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Alegria e tristeza: romance viveu altos e baixos
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Elza Soares tem mais de 70 anos. Uma dica: não ouse perguntar a idade dela, tampouco chamá-la de senhora. Ela segue fazendo shows, apesar da dificuldade para caminhar, consequência de uma cirurgia na cervical. Mas a voz segue fiel, e ela espera que continue assim pelo menos até 2014. É ano de Copa do Mundo. E no Brasil. Com tantas lembranças ligadas à competição, Elza tem um sonho: quer cantar na cerimônia de abertura, como aconteceu no Pan-Americano do Rio, em 2007.
Até lá, quanto mais se fala em Copa, mais Elza lembra de 1962. Lembra de um Garrincha febril, à espera da final. E sente orgulho.
- Sem ele, o Brasil não ganharia aquela final. O Amarildo entrou no lugar do Pelé, mas quem ganhou essa Copa foi o Mané. E a de 1958 também. Fui há pouco para a Suécia, e o consagrado, o endeusado, é o Mane. Falam do Garrincha até hoje na Suécia. Ele é um deus.
Se tudo der certo, o Brasil será hexacampeão mundial dentro de dois anos, mantendo aquela linhagem dos tempos de Garrincha. Elza promete vibrar como só vibram aqueles que sabem o que é ganhar uma Copa do Mundo. E ela não tem dúvida: em 1962, com a promessa feita a ela por Mané, fez parte do título.
- Acho que a minha presença valeu muito para ele. Ganhei a Copa de 1962. Mas o Brasil todo ganhou. Aquilo foi lindo demais...

Jadson: 'Por mim, encerraria a carreira jogando no Bota'fogo


É bem verdade que Jadson tem apenas 18 anos e que ainda é cedo para que pensar em aposentadoria quando se tem apenas oito jogos como profissional. Porém, a paixão do volante pelo Botafogo é tão grande que o jogador sonha em poder ficar no clube até encerrar sua carreira.
Jadson visitou nesta terça-feira a redação do Diário LANCE!, no Rio. O jogador foi muito elogiado pelos internautas alvinegros e, perguntado por um deles se pretendia ter uma carreira longa com a camisa alvinegra, respondeu sem titubear:
- Meu pensamento é de encerrar a carreira pelo Botafogo, tenho um carinho enorme pelo clube, por todos que trabalham lá. Meu reconhecimento pelas pessoas que me ajudaram lá é enorme. Se eu tiver a oportunidade, vou ficar por muito tempo.
Em relação ao ambiente dentro do grupo, Jadson disse que a maneira como foi recebido pelos profissionais após sua promoção, em abril, foi determinante para que ele pudesse manter uma postura na equipe profissional.
- Os jogadores sempre me acolheram de forma fantástica e me deram muita tranquilidade para que eu pudesse jogar - completou.


Após recusa inicial, Jeferson está perto do Sporting


O Sporting, de Portugal, vem mantendo constantes conversas com a diretoria do Botafogo. Tudo por conta do interesse no apoiador Jeferson, recentemente promovido das categorias de base do clube ao profissional e que é considerado em General Severiano como uma das joias do elenco alvinegro.
Num primeiro momento, foi feita uma oferta de um milhão de euros (cerca de R$ 2,5 milhões) pelos direitos econômicos do jogador de 20 anos, valor considerado baixo pela diretoria do Botafogo. Nessa investida, Jeferson também não foi seduzido pela oferta salarial, alegando que o valor oferecido é equivalente ao que ele recebe no Botafogo.
No entanto, as negociações foram retomadas e os números da proposta dos portugueses elevados, fazendo com que o Alvinegro e o jogador já considerem um desfecho positivo nos próximos dias.
- Não gostamos num primeiro momento, mas a questão está evoluindo novamente. O jogador considera interessantes jogar na Europa, viver outra cultura, mas ainda não chegamos a uma definição. A negociação está em curso - disse o gerente de futebol, Anderson Barros.
Jeferson teve apenas três chances entre os profissionais e seria emprestado ao Sporting com seus direitos econômicos fixados, tendo o clube português opção de compra ao término do mesmo. É justamente esse valor o último empecilho para a definição da transferência.


Elkeson repete queda no Vitória, vive pior momento no Botafogo e mira Europa

Elkeson subiu para os profissionais do Vitória em 2009, mas seu grande momento ocorreu no ano seguinte. O meia foi um dos destaques da equipe vice-campeã da Copa do Brasil – perdeu para o Santos de Neymar e Ganso na final. Entretanto, o jogador caiu de produção, conviveu com a perseguição dos torcedores e foi negociado com o Botafogo. No Rio, mais uma vez o apoiador impressionou com grandes atuações e gols, e chegou até a ser convocado para a seleção brasileira e figurar na pré-lista da Olimpíada de Londres.

O maranhense, porém, repetiu a queda que teve no time baiano, passou a ser perseguido pelos alvinegros e vive seu pior momento no clube, após ser barrado no início do Campeonato Brasileiro pelo recém-contratado Vitor Júnior. O representante do atleta, Antônio Gustavo, afirmou ao UOL Esporte que Elkeson mantém o sonho de se transferir para o futebol europeu e seu provável destino será a Itália. O Bologna apresentou uma proposta de 4,5 milhões de euros, mas a diretoria do Botafogo considerou o valor baixo - quer negociá-lo por 6 milhões de euros.
“Essa semana não falei com ninguém do Botafogo, apenas na semana passada. Eles têm investidores por trás e trabalham com o valor de 6 milhões de euros. A ideia do Botafogo é vender por esse valor. Chegou uma proposta de 4,5 milhões do Bologna, mas estamos negociando para chegar a este valor”, disse.
Com o atleta em negociação, o empresário do jogador tratou de minimizar as quedas de rendimento de Elkeson - tanto no Vitória, quanto no Botafogo. “Vejo isso com naturalidade. São fases do futebol, com altos e baixos. Ele está consciente disso, tem que buscar manter uma regularidade. Quer recuperar o espaço dele de novo. Mas é claro que jogar no futebol europeu, inglês, alemão, italiano, espanhol... É o sonho de todo jogador de futebol. Com o Elkeson não é diferente”, afirmou.
O Botafogo confirma a sondagem do Bologna, mas informou que não recebeu nenhuma proposta oficial. O gerente de futebol Anderson Barros já admite abrir mão de Elkeson, mas somente se as condições pré-estabelecidas entre as partes forem cumpridas pelos europeus.
“Como sempre dissemos, admitimos negociá-lo desde que a proposta seja boa para o Botafogo, principalmente, e para o próprio atleta. Temos uma situação muito clara com esse atleta. O Bologna mandou seus representantes, com quem sentamos e conversamos”, afirmou o dirigente.“Estamos conversando para chegar a uma posição que possa agradar em todos os seguimentos. Temos um valor acordado e estamos exercendo aquilo que foi acordado entre as partes. A proposta oficial do Bologna não chegou até o Botafogo”, completou.
Elkeson se reapresenta nesta quarta-feira no CT João Saldanha, em General Severiano, onde realiza treinamento. Em seguida, a delegação do Botafogo seguirá para Teresópolis para uma intertemporada na Granja Comary. Antes da estreia do Brasileiro, contra o São Paulo, o Glorioso já havia realizado este retiro, mas no centro de treinamento da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), em Saquarema. O Alvinegro volta a campo no dia 7 de junho, quando medirá forças com o Cruzeiro, no Engenhão.

terça-feira, maio 29, 2012

Botafogo critica Jobson e insinua problemas entre jogador e técnico

A paciência do Botafogo com Jobson chegou ao fim. O gerente de futebol Anderson Barros fez duras críticas ao comportamento demonstrado pelo atacante em sua passagem pelo Alvinegro em 2012 e deixou claro que o relacionamento do jogador com a diretoria e a comissão técnica não era bom. Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, o dirigente desabafou e não poupou nas palavra.



“O Jobson deve ser responsável pelas coisas que ele fala. A cada momento ele diz uma coisa, ele deve ser responsável por tudo que ele faz. Vocês [imprensa] acompanham o dia a dia e sabem. Para falar a verdade, em relação ao Jobson nem preciso falar muito. Vocês acompanham o dia a dia, sobre seu comportamento, seu profissionalismo”, disse referindo-se às seguidas ausências em treinamentos e à discussão que teve com o fisiologista do clube, Altamiro Bottino .
Em entrevista à Radio Tupi, Jobson afirmou que seu relacionamento com o técnico Oswaldo de Oliveira era muito bom e que tinha admiração pelo profissional. O atacante, por outro lado, afirmou que havia tido alguns problemas com o Botafogo, o que gerou um desgaste muito grande. Anderson Barros deixou claro que a situação não era bem essa, mas não quis entrar em detalhes.
“Ele disse que não teve nenhum atrito com o treinador? Então não vou dizer nada para não prejudicá-lo ainda mais. O que está em jogo é todo o investimento feito pelo Botafogo no atleta. O mínimo que ele deve fazer não é dar uma satisfação ao Anderson Barros ou ao Oswaldo de Oliveira, mas ao clube, que deu inúmeras oportunidades”, desabafou.
Jobson tem contrato  até 2015 com o Botafogo, que não tem a intenção de utilizar o jogador. O atacante foi emprestado ao Grêmio Barueri até o fim da atual temporada e retornará a General Severiano em janeiro de 2013 para buscar um novo clube e dar sequência ao seu trabalho.

Rodrigo Dantas aparece no Bota e vai a Teresópolis


O Botafogo ganhou um reforço para os quatro dias de treino em Teresópolis (RJ), a partir desta quarta-feira. Na reapresentação dos jogadores, nesta terça-feira, em General Severiano. Trata-se do meia Rodrigo Dantas, de 22 anos, que voltou de empréstimo do Estoril-POR.
O jogador pertence ao Botafogo até maio de 2014, mas tem sido emprestado para outras equipes desde 2010, para ganhar experiência. O meio-campista já passou por América-RN, Duque de Caxias, Vasteras-SUE e, por último, Estoril. Na equipe portuguesa, Dantas deixou de jogar como meia para se tornar um volante. Lá, foi campeão português da Segunda Divisão da última temporada.
Rodrigo Dantas pode passar a ser, a partir de agora, uma opção para o técnico Oswaldo de Oliveira, em qualquer lugar do meio-campo. O jogador teve algumas experiências no elenco profissional alvinegro. Jogou algumas partidas em 2009 e fazia parte do elenco campeão carioca do ano seguinte. Na base, foi artilheiro do Estadual de Juniores-2009 e teve passagens pela Seleção Brasileira sub-18.
- Quem é:
Nome: Rodrigo Corrêa Dantas
Data e local de nascimento: 20/10/1989 (22 anos), no Rio de Janeiro (RJ)
Posição: meia
Altura: 1,82m
Peso: 78kg
Clubes: Botafogo, Portuguesa-RJ, América-RN, Duque de Caxias, Vasteras-SUE e Estoril-POR
Títulos: Copa Peregrino (2008), Campeonato Carioca (2010) e Campeonato Português da Segunda Divisão (2012)

Diretor alvinegro vai à Europa por contato com Seedorf


O sonho de ter o holandês Clarence Seedorf vestindo a camisa do Botafogo segue muito vivo em General Severiano, mesmo sem o clube ainda ter recebido qualquer sinalização do jogador quanto ao novo clube dele. A pedido do presidente Mauricio Assumpção, o diretor de relações internacionais, Bernardo Arantes, tem acompanhado a situação bem de perto na Europa.
Bernardo saiu do Brasil na semana passada com duas missões. A primeira era representar o Alvinegro e cuidar da delegação de juniores que está disputando competições em solo europeu. A escala inicial foi na Alemanha, onde o Botafogo conquistou a Spax Cup, após bater o Schalke 04. De lá, ele e a delegação estão indo para a Holanda – base de Seedorf –, onde no fim de semana outro torneio será disputado.
A outra missão, claro, a mais difícil e importante, é estreitar ainda mais os laços com representantes do jogador em solo holandês. Caso uma sinalização positiva por parte de Seedorf seja dada à diretoria do Glorioso, Bernardo Arantes já tem em mãos todo o planejamento necessário para dar os passos necessários à concretização do projeto de ter o meia em solo brasileiro.
Apesar de não estar muito nos holofotes, o dirigente tem papel atuante no clube. Bernardo foi decisivo para a contratação de Maicosuel em 2010, numa operação que durou meses e várias idas à Alemanha na ocasião. Após algumas reuniões com os dirigentes do Hoffenheim, o negócio foi finalmente concretizado, sendo um dos pontos altos da gestão atual, já que o meia é um dos jogadores mais identificados com a torcida alvinegra.

'Vitória do Botafogo é uma lição para a imprensa', diz Lédio Carmona


Depois da vitória sobre o Coritiba por 3 a 2, no Couto Pereira, o Botafogo se manteve como a melhor campanha nas duas primeiras rodadas do Brasileirão. Para o comentarista do SporTV Lédio Carmona, as vitórias neste início de campeonato colocam o time como favorito, depois do fracasso na final do Carioca e na Copa do Brasil.
- Isso é mais uma lição para a imprensa. Quando o Botafogo perdeu o Estadual e caiu na Copa do Brasil, disseram que o time era horrível e um cavalo paraguaio. Não é um time espetacular, mas não é um lixo. A gente cria estereótipos. Mesmo quando o Botafogo tenha mostrado algo diferente, ninguém cede. A imprensa tem que ceder. O Botafogo tem recursos, tem bons jogadores. Não sei se será o campeão. Pode ser que na quinta, sexta rodada comece degringolar. Mas não se pode dizer que tem certeza de que o Botafogo vai perder. Não é assim - afirmou o comentLédio Carmona afirmou que as duas vitórias do Botafogo, sobre São Paulo e Coritiba, são resultados que poucas equipes deverão repetir ao longo da competição.
- Foram vitórias contundentes. O São Paulo é um candidato ao título. O Coritiba tem um excelente time. Não perdia há 28 jogos dentro de casa. Foram dois resultados espetaculares. Foi uma empreitada do Botafogo.
O apresentador André Rizek concorda que o Botafogo pode ir longe no Brasileirão, mas afirma que o elenco alvinegro precisa ter desempenho melhor em decisões.
- Para mim, o primeiro semestre foi pífio. O Botafogo tem bons jogadores, mas na hora de decidir não foi bem. Até em jogos que era superior aos adversários. Os jogos contra Treze e Vitória, em pleno Engenhão, foram ridículos. Eu cobro porque acho que o time pode jogar melhor.




OPINIÃO : UMA CRÍTICA CONSTRUTIVA, ELABORADA E VERDADEIRA. SEMPRE GOSTEI DOS COMENTÁRIOS E CRÍTICAS DO LÉDIO CARMONA E DO RIZEK, MESMO QUANDO PUXA A SARDINHA PARA A BRASA DOS PAULISTAS .
NO DOMINGO, APÓS A RODADA, VÍ E OUVÍ O BABACA RICARDO MULAMBO PRADO AFIRMANDO QUE SEU TIME DE MERDA SEMPRE ENTRA PARA GANHAR CAMPEONATOS E QUE OS ATUAIS LÍDERES SÃO CAVALOS PARAGUAIOS. O SENTIMENTO DE INVEJA E ARROGÂNCIA DESSE CARA JÁ É CRITICADO DENTRO DA EMISSORA E TB PELOS PRÓPIOS TORCEDORES DO TIMECO DELE.


UM RECADO PARA O SENHOR: 
SEU TIME É HORRÍVEL, DEVE A TODO MUNDO E TEM GRANDE CHANCE DE CAIR PRÁ SEGUNDONA . SE PRÁ GARANTIR SEU EMPREGO NA GLOBO, O SENHOR É OBRIGADO A FALAR AS MERDAS QUE FALA, É MELHOR REPENSAR SUA PÍFIA CARREIRA .


Botafogo evita empolgação após triunfos nas primeiras rodadas do Brasileiro

Dois jogos e duas vitórias. Assim é a campanha do Botafogo no Campeonato Brasileiro, em que o time tem acumula marcas positivas: cem por cento de aproveitamento, o ataque mais positivo, com sete gols marcados, e o maior saldo de gols, com três positivos.

Após estrear fazendo 4 a 2, de virada, no São Paulo, em casa, o clube também virou para cima do Coritiba e deixou o gramado do Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), no último domingo, com um triunfo por 3 a 2. A meta agora é manter a boa fase, porém todos no clube sabem que, para isso, é fundamental evitar qualquer tipo de euforia.

“O Botafogo conseguiu duas vitórias muito expressivas e contra adversários de grande qualidade. Isso mostra a força do nosso grupo, mas sabemos que ainda falta uma longa caminhada para atingirmos os nossos objetivos”, disse o volante Renato.

Com o recesso forçado do Campeonato Brasileiro por conta dos amistosos da seleção brasileira, o Botafogo só voltará a jogar no dia 7 de junho, a quinta-feira da próxima semana, quando recebe o Cruzeiro no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), pela terceira rodada.

Neste duelo, o Botafogo seguirá sem poder contar com o goleiro Jéfferson, que ainda estará a serviço de Mano Menezes. Porém são grandes as chances de ter a volta dos zagueiros Antônio Carlos, afastado devido a um edema ósseo no joelho direito, e Fábio Ferreira, que vem reclamando de dores na coxa esquerda, além do volante Marcelo Mattos, livre de dores na coxa direita, e com o meia Andrezinho, se recuperando de um estiramento na coxa esquerda.

O elenco ganhou folga nesta segunda-feira e a reapresentação acontecerá nesta terça-feira pela manhã em General Severiano. Na quarta, o plantel seguirá para um período de treinos na Granja Comary, concentração da Seleção Brasileira, em Teresópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro.

Barueri contrata Jobson por empréstimo até novembro


O atacante Jobson, afastado do Botafogo após inúmeras polêmicas, acertou a sua transferência para a equipe do Barueri, que está disputando a Série B do Campeonato Brasileiro. As duas diretorias acertaram os últimos detalhes da negociação no fim da tarde desta segunda-feira.
O presidente do clube paulista, Domingos Britto, confirmou a negociação e afirmou que está animado com a possibilidade de contar com o jogador, revelando que o atacante chegou a assinar contrato com o clube paulista antes da nova suspensão por doping, em junho do ano passado, mas a sanção o impediu de ir para a nova casa:
- Está tudo certo, ele ficará conosco até o fim da Série B, que será em novembro. Nesta terça-feira ele já deve estar treinando com a gente aqui em Barueri. Ele já veio aqui e se mostrou satisfeito. Sabemos da sua qualidade, apesar dos problemas que enfrentou. Ele tem futebol para jogar em qualquer clube do Brasil ou do mundo - revelou.


Opinião : Sinceramente não quero mais esse "atleta" no Botafogo .

Fellype Gabriel pede pés no chão no Brasileiro


Após a vitória sobre o Coritiba, neste domingo, pelo Brasileiro, o meia Fellype Gabriel afirmou que o Botafogo precisa manter os pés no chão para a sequência do campeonato. Segundo o jogador, o Alvinegro ficará visado agora que tem a liderança provisória da tabela.
Fellype também exaltou a boa vitória fora de casa, diante de um time que ficou 28 jogos sem perder no Couto Pereira, e afirmou estar esperançoso com a volta dos seis jogadores que desfalcaram o time no fim de semana (Jefferson, Andrezinho, Marcelo Mattos, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Loco Abreu):
- Pés no chão sempre, é importante. O time que sai na frente é visado. Mas foi importante conquistar pontos contra uma equipe difícil de ser batida lá. Tomamos até um gol no começo mas tivemos paciência para virar o jogo. O pensamento é de se ajudar em campo. Cada vez temos que melhorar. Quem voltar, deixará o time mais forte.
O meio-campista também disse que os bons resultados no início do Brasileirão são um reflexo do baque sofrido com as perdas de título no Carioca e na Copa do Brasil. Ainda de acordo com Fellype, os jogadores já se sentem mais focados para manterem a boa fase:
- Perder a Copa do Brasil e o Carioca foram resultados que não esperávamos, até pelo trabalho que fazíamos. Vínhamos bem e isso balançou o time. Sabíamos que a volta por cima deveria vir o mais rápido possível. A vitória contra o São Paulo foi um combustível. E, agora, o time está focado do que deve ser feito e o está ciente do que fazer para se manter na ponta.


Juniores do Botafogo conquistam título na Alemanha


Com uma vitória por 1 a 0 sobre o Schalke 04, os juniores do Botafogo conquistaram o título da Spax Cup, torneio disputado em Ennepetal, na Alemanha. Andrey ainda foi eleito o melhor goleiro da competição.
O gol saiu aos 17 do primeiro tempo, quando Sidney fez bela jogada pela ponta esquerda e cruzou para Sassá. Sem perder tempo, o atacante balançou as redes para o Alvinegro.
Confira a escalação do time campeão na Alemanha: Andrey; Gilberto, Kazu, Kerlyson e Maurício; Sidney, Dedé (Igor Otaviano), Gegê Willian) e Giácomo (Vitor Diniz); Octávio e Sassá. Técnico: Jair Ventura.

Com mais concentração pela frente, jogadores do Bota compram a ideia


Os jogadores do Botafogo parecem conscientes de como essas semanas livres durante o Campeonato Brasileiro podem ajudar o time a se manter no topo da tabela da competição. Tanto que a viagem para Teresópolis, quarta-feira, não parece incomodar o grupo, principalmente depois de duas vitórias contundentes, contra São Paulo e Coritiba, quando saiu atrás nos dois jogos.
Antes da estreia contra o São Paulo, o grupo já havia ficado três dias concentrado no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema. Agora, ficará quatro treinando na Granja Comary. O próximo jogo é apenas no dia 7 de junho, contra o Cruzeiro, no Engenhão.
- Acho que é válido para a gente traballhar mais tranquilo, ter um tempo de descanso e não pegar trânsito toda hora na volta para a casa. É importante também para recuperar os jogadores que estão no departamento médico para que eles estejam à disposição do Oswaldo contra o Cruzeiro - disse o zagueiro Brinner, substituto de Antônio Carlos, que tem um edema ósseo no joelho direito, nos últimos quatro jogos.
Apesar do bom momento, o técnico Oswaldo de Oliveira ainda acha cedo para tratar qualquer situação com elogios a um planejamento. Para ele, é preciso esperar o fim da temporada, com uma consolidação dos resultados da temporada.
- Estamos trabalhando desde o dia 4 de janeiro e a estabilidade aparece em algum momento. Estamos buscando consolidar o time, com muitos jogadores novos. Isso vem com a repetição e a insistência - comentou o treinador.

segunda-feira, maio 28, 2012

Botafogo vence Benfica e vai à final, na Alemanha

Depois de ser líder do Grupo A da SPAX Cup, o Botafogo venceu o Benfica, de Portugal, por 1 a 0 na semifinal do torneio disputado na Alemanha em uma partida bastante movimentada mas sem muitas oportunidades. O gol da vitória foi marcado pelo meia Dedé, em bela cobrança de falta.

Na final, que será disputada ainda nesta segunda-feira, o time alvinegro enfrentará o Schalke 04, da Alemanha, que empatou com o também alemão Borussia Dortmund em 1 a 1 e venceu nos pênaltis por 4 a 2. O Botafogo já enfrentou o Schalke 04 na fase de grupos e empatou em 0 a 0. Na ocasião, a equipe carioca poupou alguns titulares.


Presidente do Botafogo se cala sobre Seedorf, mas promete reforços


Um dos líderes do Campeonato Brasileiro após duas rodadas, o Botafogo promete empolgar ainda mais sua torcida "em breve". Ainda na saída do gramado do Couto Pereira, após assistir a vitória do seu time sobre o Coritiba por 3 a 2, o presidente Maurício Assumpção fez mistério sobre a chegada do holandês Clarence Seedorf.
"O presidente do Botafogo proibiu qualquer um de falar sobre isso", brincou o mandatário. O jogador de 36 anos deixou o Milan após dez anos e já manifestou o desejo de atuar no Rio de Janeiro, onde a sua esposa reside.
Independentemente da situação de Seedorf, caras novas devem aparecer no Botafogo. Pelo menos é o que promete Assumpção. "A gente está com umas conversas boas, em posições que o Oswaldo pediu e em breve devemos anunciar algumas contratações".
Apesar da busca por reforços, o presidente não deixou de elogiar a atuação do Botafogo no domingo, quando, mesmo com seis desfalques, conseguiu derrotar o Coritiba. "Mostramos que esse trabalho de base deveria ser feito bem antes de nós chegarmos, em 2009. Não é fácil jogar conta o Coritiba fora, ainda tomando um gol logo no início", observou.
Fora da Copa do Brasil, o Botafogo tem suas atenções concentradas no Brasileirão, no qual só volta a campo em 7 de junho, para encarar o Cruzeiro no Engenhão.

domingo, maio 27, 2012

Fora do jogo do Bota, Loco assiste ao Nacional vencer no Uruguai


Com dores lombares, Loco Abreu ficou fora da vitória do Botafogo por 3 a 2 sobre o Coritiba, neste domingo, no Couto Pereira. O atacante aproveitou a oportunidade para ir ao Uruguai assistir ao jogo do Nacional contra o Wanderers, pela 14ª rodada do Clausura. A equipe do Parque Central venceu por 2 a 0. Ele foi bastante assediado por torcedores.
A vitória não adiantou muito para o time onde Loco é ídolo, já que o Defensor venceu o El Tanque Sisley por 3 a 0 e ficou com o título do Clausura.
O elenco do Botafogo tem folga nesta segunda-feira. Na quarta, o time inicia um período de treinos na Granja Comary, em Teresópolis. O próximo compromisso é o duelo com o Cruzeiro, dia 7 de junho.

Juniores do Botafogo estão nas semifinais em torneio na Alemanha

Os juniores do Botafogo venceram neste domingo mais um jogo pela fase de classificação da Spax Cup, torneio disputado em Ennepetal, na Alemanha. Com dois gols de Gegê, o time superou o Spartak Moscou por 2 a 0 e se classificou para as semifinais da competição. No momento, o time alvinegro lidera o seu grupo, com seis pontos.


Nesta segunda-feira, serão disputadas as semifinais e finais da competição. Este é o primeiro torneio do time de juniores sob o comando do técnico Jair Ventura. Ele era auxiliar de Oswaldo de Oliveira nos profissionais e trocou de função com Eduardo Húngaro no começo da semana.

Convocação geral



Botafogo



x

Cruzeiro




07/06/2012 - 20h30
Estádio: Engenhão

A direção da Fogohorizonte fechou contrato com o GABARITO'S para todo o campeonato brasileiro.

Todos os botafoguenses de Belo Horizonte estão convocados
a comparecer e prestigiar nosso Fogão.

Presidente elogia técnico do Bota, garotos da base e promete reforços "em breve"

Após a vitória do Botafogo sobre o Coritiba, por 3 a 2, o presidente do Glorioso, Maurício Assumpção, elogiou o técnico Oswaldo de Oliveira e os jogadores das categorias de base, que tiveram boa atuação no confronto deste domingo, no Couto Pereira. Além das palavras carinhosas, o mandatário alvinegro prometeu reforços “em breve” para a sequência do Campeonato Brasileiro.

“O Botafogo mostrou que esse trabalho de base deveria ser feito bem antes de nós chegarmos, em 2009. Quando você vê a garotada encarando essa responsabilidade, jogar contra essa equipe aqui, tendo tomado um gol logo no início... Vem jogar aqui para ver! O time não se descontrolou. Teve torcedor que pensou: "Ih, lá vem outra lavada", e não foi. Oswaldo tem o time na mão, sabe o que fazer”, disse à TV Bandeirantes.
Apesar dos elogios aos jovens criados em Marechal Hermes, Maurício mostrou não se iludir com o bom momento vivido pelo time da estrela solitária e prometeu reforçar a equipe. Segundo ele, algumas negociações estão adiantadas e deverão ser concretizadas nesta semana. O lateral esquerdo Lima, ex-Internacional, é o mais próximo de chegar a General Severiano.
“Temos que qualificar esse elenco, os jovens precisam ser opção para quando o Oswaldo quiser mudar o jogo, o esquema... Precisamos de jogadores para chegar e jogar. O Oswaldo pediu e estamos correndo atrás. Em breve vamos anunciar algumas contratações”, afirmou.
Com a vitória, o Alvinegro chega aos seis pontos e divide a liderança do Campeonato Brasileiro com Vasco e Atlético-MG. O Botafogo terá tranquilidade para treinar na próxima semana, já que só voltará a campo no dia 7 de junho, contra o Cruzeiro, no Engenhão.

Após virada sobre o Coritiba, garotada do Bota é enaltecida


Na vitória de virada sobre o Coritiba por 3 a 2, neste domingo, no Couto Pereira, o Botafogo teve a participação de alguns jogadores jovens. A zaga, por exemplo, foi formada por Dória e Brinner. Durante o jogo, outros entraram em campo, como Lucas Zen e Cidinho. Na saída do gramado, o técnico Oswaldo de Oliveira elogiou.
- Acho que a garotada deu conta, o Botafoguinho deu conta - brincou.
Fellype Gabriel destacou o espírito de luta do time e também elogiou as caras novas. O meia lembrou que agora o Bota tem um bom tempo para descansar e se preparar para o jogo contra o Cruzeiro, dia 7 de junho.
- O time mostrou que tem qualidade apesar de todos desfalques. Quem entrou mostrou muita vontade, o time todo se ajudou, tanto na marcação quanto na hora de atacar. Uma vitória fora de casa é sempre importante. Agora teremos muito tempo para descansar, aguardar o retorno dos companheiros que ficaram fora, e se preparar bem para o jogo contra o Cruzeiro.
Dória, de 17 anos, contou como foi sua primeira participação no profissional do Bota.
- No começo foi um pouco nervoso, mas ainda bem que o time foi bem e conseguiu inverter o placar.
Com 100% de aproveitamento nas duas primeiras rodadas, o Bota lidera o Brasileiro com seis pontos.
 

Oswaldo exalta início com duas vitórias: 'Nada mais prazeroso'


Com seis desfalques, o Botafogo conseguiu um resultado que mais na frente poderá ser considerado essencial para a disputa do título do Campeonato Brasileiro. A segunda vitória em dois jogos, enfrentando São Paulo, no Engenhão, e Coritiba, fora de casa, deixou o técnico Oswaldo de Oliveira satisfeito com o trabalho realizado até este momento, apesar da queda na final do Carioca e na Copa do Brasil.
Agora, com 10 dias para trabalhar até o próximo jogo, Oswaldo sabe que poderá dar ainda mais consistência ao time. Os jogadores viajam quarta-feira para Teresópolis, onde passarão por mais um período de concentração. O próximo jogo do Botafogo acontecerá apenas no dia 7 de junho, contra o Cruzeiro, no Engenhão.
- Nada mais prazeroso do que conseguir duas vitórias contra duas grandes equipes. O Coritiba aqui é praticamente imbatível (não perdia havia 28 jogos). Nossa equipe foi precisa, os meninos se comportaram de forma exemplar e esse resultado prova a força do elenco. Mesmo saindo em desvantagem nos dois jogos, os jogadores continuaram equilibrados, desta vez, sob pressão da torcida. Por isso, os pontos devem ser ainda mais valorizados. Soubemos resistir a um time muitas vezes irresistível - afirmou Oswaldo.
As duas vitórias não iludem o comandante. Ele sabe que o Campeonato Brasileiro é longo e tropeços devem acontecer. Por isso, destaca a importância de começar bem a competição, como o Botafogo vem fazendo, para equilibrar os resultados na sequência da competição.
- A vitória é importante em qualquer momento. Começar bem é preponderante, pois precisamos criar a famosa gordura. O Campeonato Brasileiro é dificílimo e enfrentaremos equipes briosas, com muita agressividade, de excelente qualidade pela frente. Esse início encoraja e anima, mas ao mesmo tempo é motivo para ter os pés no chão e dar continuidade ao trabalho - explicou Oswaldo.
O Botafogo embarca na manhã desta segunda-feira para o Rio e os jogadores terão o restante do dia de folga. A reapresentação está marcada para a manhã de terça-feira, em General Severiano.

sexta-feira, maio 25, 2012

Renato: concorrência no elenco é essencial para time lutar pelo topo


A atuação de Herrera contra o São Paulo chamou a atenção e colocou dúvidas sobre quem deve ser titular do ataque do Botafogo numa disputa de vaga com Loco Abreu. No entanto, o crescimento dos jogadores que estão no banco de reservas vem sendo tratado pelo clube como um fator determinante para o time fazer boa campanha no Campeonato Brasileiro.
No ano passado, Herrera precisou se desdobrar e foi escalado como meia num esquema semelhante ao atual. Agora, com mais opções para o meio-campo, o técnico Oswaldo de Oliveira o coloca como substituto direto de Loco Abreu.
 Para brigarmos lá na frente por título e Libertadores precisamos disso. Só 11 vão para o jogo e sete ficam no banco de reservas. A disputa é sadia, e o Oswaldo define quem vai jogar. A força do elenco é importante no Brasileiro - afirmou o volante Renato.
Contra o Coritiba, domingo, no Couto Pereira, pela segunda rodada, o Botafogo ainda atuará sem Antônio Carlos, Marcelo Mattos e Andrezinho. os três ainda se recuperam de lesões e desfalcarão o time como aconteceu na vitória por 4 a 2 sobre o São Paulo. Mais uma prova de que o atual elenco tem capacidade.
- Tem o Jadson que é um menino (18 anos) e tem muita dinâmica. Procuro orientá-lo em campo. Mas tem personalidade e caráter. Quando eu ou Marcelo Mattos não pudermos jogar, ele dará conta do recado - comentou Renato, também analisando a entrada de Vítor Júnior na vaga de Andrezinho. - Ele foi importantíssimo. É um jogador que não fica parado.
Além de Jadson e Vítor Júnior, o outro jogador utilizado por Oswaldo foi o zagueiro Brinner. Os três estarão em campo novamente domingo. Renato entende que a situação vai se repetir ao longo do Brasileiro, que terá 38 jogos, além da disputa da Copa Sul-Americana.
- A gente espera que o pessoal mantenha esse bom momento e não haja muitas lesões graves durante o ano. É muito difícil se manter no topo da tabela - afirmou Renato, que sofreu uma torção forte no tornozelo esquerdo no começo do ano.


quinta-feira, maio 24, 2012

Juniores do Fogão vão à Alemanha e Holanda


A delegação de juniores do Botafogo viajou nesta quinta-feira para a Europa para a disputa de dois torneios amistosos. No próximo sábado, os meninos do Fogão iniciam a disputa da Spax Cup, na Alemanha. O time alvinegro está no Grupo B da competição, junto com o Spartak Moscow (RUS), Schalke 04 (ALE) e TuS Ennepetal (ALE). No Grupo A do torneio estão Benfica (POR), Anderlecht (BEL), Hamburgo (ALE) e Borussia Dortmund (ALE). No ano passado, o Glorioso ficou na quarta posição, invicto, sendo eliminado nos pênaltis.
No dia 1º de junho, o Botafogo fará sua estreia na Amsterdam Cup, na Holanda. O Botafogo também estará no Grupo B, junto com AZ Alkmaar (HOL), seleção da China e o Cruzeiro, outro time brasileiro frequente nas competições amistosas na Europa. No Grupo A, Ajax (HOL), Ajax Cape Town (AFS), Panathinaikos (GRE) e Besiktas (TUR). O time alvinegro também disputou a competição no ano passado e terminou como vice-campeão, perdendo para o anfitrião Ajax.
Em suas excursões pela Europa, a equipe de juniores do Botafogo acumula quatro títulos desde 2009. Naquele ano, a equipe conquistou a Copa Doentinchem e a Copa Del Aghata, na Holanda, país onde o time voltou a levantar mais um troféu, a Terborg Cup, em 2010, quando a o clube também foi campeão da Eurofoot Cup, na Bélgica.
Confira a tabela de jogos do Botafogo e os convocados:
SPAX CUP
26/05 - Botafogo x TuS Ennepetal
27/05 - Botafogo x Schalke 04
27/05 - Botafogo x Spartak Moscou
28/05 - Semifinal e Final
COPA AMSTERDAM
01/06 - Botafogo x China National Team
02/06 - Botafogo x AZ Alkmaar
02/06 - Botafogo x Cruzeiro
03/06 - Semifinal e Final
Atletas:
1- Andrey
2- Gilberto
3 - Kazu (Weverton)
4- Kerlyson
5- Sidnei
6-Maurício
7-Octavio
8-Dedé
9-Sassá -  OLHO NESSE MENINO. JOGA MUITO !
10-Gegê
11-Giácomo
12-Maicon
13-Willian
14-Andreazzi
15-Igor Otaviano
16-Igor Barros
17-Wallace
18-Vitor Diniz.