terça-feira, fevereiro 28, 2012

Apenas Torcedor



O CÉU ESTÁ EM FESTA.


MAIS UMA ESTRELA PASSA A BRILHAR NO INFINITO. NOSSO AMIGO, LÍDER, SÍMBOLO DE TORCEDOR ABNEGADO, FANÁTICO, INOVADOR, ESTÁ AGORA BRILHANDO NO FIRMAMENTO.

BRILHE MAIS QUE NUNCA MEU CARO RUSSÃO. SUA VOZ DE INCENTIVO CONTINUARÁ ECOANDO ESTÁDIOS AFORA ONDE O GLORIOSO ESTIVER.

NÓS DA FOGOHORIZONTE O HOMENAGEAMOS CONSTERNADOS, JURANDO A MESMA FIDELIDADE À BANDEIRA ALVINEGRA QUE VOCE COM MUITO AMOR, ENSINOU A VÁRIAS GERAÇÕES DE BOTAFOGUENSES.

 COMPARTILHAMOS COM FAMILIARES SEU PESAR E SAUDADES.

VÁ COM DEUS, MEU AMIGO.

A PRESIDÊNCIA.






Russão – uma lenda 

.
João da Silva Faria, o ‘Russão’, 62 anos de idade, estofador de móveis por profissão, é um dos mais conhecidos torcedores botafoguenses, tendo fundado a extinta Torcida Folgada, que mais tarde acrescentou à sua designação o apelido do fundador.

Russão começou por se destacar em 1965 ao fundar, na geral do Maracanã, aos 18 anos de idade, a torcida Fogo-Duro. Tratava-se de uma torcida com botafoguenses pobres e fanáticos que, antes das 7 horas, pulavam o muro do estádio e permaneciam escondidos até à abertura do portão.

Foi então que Tolito, dono da mais famosa banca de jornais alvinegra do Rio de Janeiro, estimulou Russão a criar, em 1968, uma nova torcida, a organizada Fogo-Lito, mas já na arquibancada.

Entretanto, a figuraça loira e musculosa de Russão cruzou-se com a figuraça de Tarzan, quiçá o mais emblemático torcedor do Glorioso. Ambos viveram em grande camaradagem na torcida organizada até 1974, quando Tarzan resolveu regressar a Belo Horizonte, nomeando Celso, diretor da bateria, como líder da torcida. Porém, a barra era pesada demais para Celso, que passou a liderança a Russão.

Tudo correu normalmente até 1978, quando Tarzan decidiu voltar ao Rio e retomar a liderança da torcida organizada. Na disputa, Russão venceu, mas a torcida ficou dividida e Russão acabou por passar a liderança a ‘Barriga’ dois anos depois.

Porém, Russão não parou por aí e, em Setembro de 1981, fundou a Torcida Folgada, mais tarde a Folgada do Russão, que chegou a integrar 800 sócios de carteirinha e a pagar mensalidades – foi o auge da liderança de Russão.

Em declarações à Revista Placar, na década de 1980, Russão declarou que não guardava a menor mágoa de Tarzan: – “Com ele aprendi a ser mais Botafogo, a ser mais valente, fiel e a defender as nossas cores."

Entretanto, a Folgada do Russão acabou por ser extinta mais tarde, tal como outras torcidas do Glorioso.


A manhã desta terça-feira é de imensa tristeza para a nação alvinegra:


 aos 62 anos, Russão não resistiu aos seus diversos problemas de saúde e faleceu por volta das 9h da manhã. Conosco, deixou um legado do que é ser um verdadeiro botafoguense e dar sua vida pelo clube.
Mesmo com sua saúde bastante prejudicada, Russão fazia o possível para viver o dia-a-dia do Glorioso. Considerado o presidente de honra da Loucos pelo Botafogo,  ele fez história ao fundar a famosa Folgada do Russão em 1981, torcida presente em todos os jogos do Alvinegro.
Russão sofria de diabetes, que causou a amputação de uma de suas pernas. Mas nem isso foi capaz de afastá-lo do Botafogo até os dias de hoje. Fica a saudade e o exemplo de um torcedor que nunca mediu esforços para lutar pelo seu clube do coração.


Fellype Gabriel decide coletivo em manhã de seis desfalques por lesão

Não foi fácil para Oswaldo de Oliveira montar dois times na manhã desta terça-feira. O técnico do Botafogo recorreu mais uma vez aos juniores para fazer frente aos titulares que vão enfrentar o Americano, na estreia da Taça Rio, nesta quinta-feira, em Campos. Em parceria com Willian, escolhido para a vaga de Elkeson, Fellype Gabriel marcou os dois gols em assistências do companheiro e resolveu a atividade, tranquilizando um pouco mais o comandante.
Ao todo, sete jogadores foram ausência na movimentação, sei por lesão. Eis a lista: o volante Renato (dores no glúteo), os meias Cidinho (coxa esquerda), Maicosuel (estiramento na coxa direita), Elkeson (panturrilha esquerda), Vitinho (torção no pé esquerdo, em acidente doméstico na noite da última segunda) e os atacantes Caio (dores musculares) e Loco Abreu (em viagem com o Uruguai). Destes, Cidinho já esteve em campo e correu ao redor do gramado e Caio fez um trabalho à parte. Os demais terão seus casos informados pelo departamento médico.
jogadores no treino do Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Jogadores titulares conversam com Oswaldo no treino (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
O fim do treino ainda teve um tento de Herrera e um belíssimo gol de Andrezinho, que passou por dois e bateu com categoria, da entrada da área, e fechou o placar em 4 a 0. A equipe teve a surpresa de Felipe Menezes na vaga de Renato, demonstrando ofensividade. A formação, portanto, foi Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Felipe Menezes, Andrezinho, Fellype Gabriel e Willian; Herrera. O esquema 4-2-3-1 está mantido, por ora. 
Entre os reservas, destaque para as entradas de Kazu (zagueiro da base) como volante, Sidnei, na lateral esquerda, e Sassá, que dividiu espaços com Jobson na linha de frente. O atacante, cujo fim da suspensão por doping acontece em seis dias, foi bem mais uma vez e se destacou.

Com Copa do Brasil e Estadual em março, Antonio Carlos pede foco ao Botafogo

O Botafogo se prepara para o início da Taça Rio, nesta quinta-feira, contra o Americano. Único dos grandes carioca que não está na Libertadores, os alvinegros vão para o segundo turno do Campeonato Carioca pressionados para a conquista do título e a vaga na decisão. O zagueiro Antonio Carlos afirmou que o momento é de foco em busca das finais da competição.

"Temos que nos reerguer. Ficou todo mundo muito chateado pelo que aconteceu, porque vimos que tínhamos condições de chegar. Agora já temos um jogo importante na quinta-feira que nos aproximará ainda mais da semifinal da Taça Rio, se vencermos. Temos três jogos antes do clássico. Vitórias nessas partidas nos dariam um incentivo muito grande para pegar o Vasco na quarta rodada", disse ao site do clube.

Além da Taça Rio, o Botafogo vai começar a disputa da Copa do Brasil durante o mês de março. Por conta disso, o defensor ressaltou a importância da equipe crescer de rendimento para disputar o título dos dois campeonatos.

"Agora teremos essa responsabilidade de jogar dois campeonatos ao mesmo tempo. A Copa do Brasil é um campeonato muito importante. Temos que focar em tudo, não podemos dar desculpas disso ou daquilo. O importante agora é todos se fecharem em busca de um objetivo. Temos um treinador que onde passou saiu vitorioso e temos que ajudá-lo a sair vitorioso daqui também. Até porque o clube está precisando de um título grande e espero que a gente possa ser lembrado como um time que conquistou algo importante para o Botafogo", declarou.

O zagueiro alvinegro acredita que o segundo turno do Campeonato Caricoa será mais difícil que a Taça Guanabara. Além da questão física, Antonio Carlos lembrou que o Botafogo terá dois clássicos durante a fase de classificação da Taça Rio.

"Espero um turno mais pegado, até porque as equipes já estão mais prontas agora que já tiveram o período de adaptação depois da pré-temporada. A parte física de todos já está melhor. Fora isso teremos dois clássicos na fase de grupos, então temos que estar preparados para enfrentar tudo e todos. O time que ganha a Taça Rio chega com mais moral por estar vindo de uma conquista. Espero que possa ser assim esse ano", finalizou.

Com dores na panturrilha, Elkeson é dúvida

Elkeson virou mais um problema para o técnico Oswaldo de Oliveira na estreia da Taça Rio, contra o Americano, quinta-feira. O meia sentiu uma lesão na panturrilha esquerda na semifinal da Taça Guanabara contra o Fluminense e se tornou dúvida para o confronto inicial do segundo turno.
O Botafogo divulgou através do seu site oficial um boletim médico sem muitos detalhes da lesão, informando que em 48 horas o clube divulgará a situação do jogador. No jogo contra o Tricolor, ele marcou um gol e logo depois foi pediu para ser substituído.


segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Fellype Gabriel treina e deve estrear pelo Botafogo nesta quinta-feira

Recém-contratado, o meia Fellype Gabriel vive a expectativa de fazer sua estreia com a camisa do Botafogo. Nesta segunda-feira ele participou do treinamento como titular e deve entrar em campo já nesta quinta, diante do Americano, no Godofredo Cruz, às 19h30, pela primeira rodada da Taça Rio.

“Tive a oportunidade de começar o treinamento na equipe titular. Não tem nada definido, mas fico feliz de estar participando do grupo e já estar entrosado. É bom já estar enturmado porque, se precisar jogar, já estarei pronto para entrar em campo”, declarou o jogador que estava no Kashima Antlers.

Caso seja confirmado como titular, Fellype tirará proveito das ausências de Elkeson e Maicosuel. Sem atuar desde dezembro do ano passado, o jogador tenta controlar a ansiedade pela estreia. “Até que tenho andando bem tranquilo. Tem um pouco aquela ansiedade por ter ficado bastante tempo fora, de voltar bem e até de mostrar o que o Oswaldo (de Oliveira, técnico) está querendo. Mas acho que será bem tranquilo”, comentou.

Renato deixa treinamento com dores

Logo depois de reclamar de dores no glúteo ao esticar a perna para chegar em uma dividida, o volante Renato deixou o treinamento desta segunda-feira, em General Severiano, e será reavaliado apenas nesta terça pelo departamento médico do clube. O camisa 8 não participará, portanto, da atividade da tarde, também na sede, e já iniciará tratamento.
Durante a movimentação, orientada pelo técnico Oswaldo de Oliveira, o meia Felipe Menezes foi o substituto de Renato, e não Lucas Zen, da mesma posição. O treino tático, no entanto, foi feito em campo reduzido, com oito em cada equipe, e tinha o objetivo de praticar a velocidade e os toques rápidos.
A princípio, é cedo para colocar em dúvida a presença do jogador na estreia da Taça Rio, contra o Americano, em Campos, na quinta-feira. Renato não precisou ser amparado para sair do gramado. O Botafogo precisa vencer o segundo turno se quiser ir à decisão do estadual

Botafogo monta time sub-23 para jogar tradicional torneio na Índia

O Botafogo será o clube estrangeiro convidado na edição 2012 da tradicional IFA Shield, na Índia. O torneio anual teve a primeira edição realizada em 1893 e reúne algumas das principais equipes do país asiático.
O clube alvinegro mandará um elenco sub-23 mesclado entre profissionais pouco aproveitados e destaques dos juniores. Lecão, Bruno Thiago, Milton Raphael e Vinícius são nomes certos no time. A delegação embarca para no dia 5 de março e deve retornar no dia 16.

Em 2011, o chinês Shandong Luneng participou como convidado, mas foi eliminado na primeira fase. O atual campeão é o Churchill Brothers. 

CORREÇÃO

A DATA DO PRÓXIMO JOGO É :


QUINTA FEIRA - DIA 01/03
HORÁRIO - 19:30 Hs.


americano x BOTAFOGO

Botafogo perde Loco, mas pode ganhar novidade para estreia da na Taça Rio

Clinicamente, a recuperação recorde de Loco Abreu foi um sucesso. O atacante suportou os 90min da semifinal contra o Fluminense e não sentiu nenhuma dor na coxa direita, que uma há semana foi diagnosticada com um estiramento grau 2. O camisa 13 está confirmado no amistoso do Uruguai, contra a Romênia, no dia 29. A data é véspera da estreia do time na Taça Rio contra o Americano, às 19h30. Apesar do desfalque importante, o alvinegro pode ganhar uma novidade para o jogo em Campos.



O uruguaio disse que a força mental de cada um poderá acelerar o processo de cura de uma lesão. Loco confessou que ficou com medo de piorar sua contusão entrando em campo na última quinta, mas que não podia ficar de fora de um clássico tão importante.
“Foi rápida, sim [a recuperação]. Fiz uma ressonância magnética na quarta-feira [dia 15] e deu que tinha uma lesão. Mas houve uma melhora. Há situações em que o médico pode explicar melhor, mas cada pessoa é independente e o mental ajuda muito no processo de recuperação. Há quem suporte ou tolere mais a dor. O primeiro a não querer fazer a coisa errada sou eu. Mas vinha me sentindo bem. Fui para o campo devagar e o ritmo foi aumentando. O Oswaldo tomou a decisão, correu tudo normalmente no jogo e não senti qualquer do na hora ou agora no dia seguinte”, disse.
Com Abreu fora da estreia do time, Herrera deverá ser lançado como único atacante, o que já ocorreu diante do Macaé na última rodada da fase de grupos da Taça Guanabara. A próxima partida contra o Americano pode marcar a estreia de Fellype Gabriel com a camisa do Botafogo. O jogador era comandado por Oswaldo de Oliveira no Kashima Antlers (JAP) durante as últimas temporadas e conta com a confiança do treinador.
Jobson é outro jogador que está próximo de seu retorno. Suspenso até o dia 6 de março, o atacante estará liberado para entrar em campo e voltar a jogar profissionalmente. A primeira partida do atacante nesse retorno poderá ser contra o Bangu, pela terceira rodada da Taça Rio, no dia 10 de março.

Cresce expectativa por estreia de Fellype Gabriel

O meia Fellype Gabriel está bem perto de fazer sua estreia pelo Botafogo. Contratado em fevereiro pelo Alvinegro, o jogador só teria condições de atuar pelo clube a partir do returno. E com a eliminação do Glorioso da Taça Guanabara, Fellype já faz os preparativos para entrar em campo.
O meio-campista, de 26 anos, já estará em condições de jogar na estreia botafoguense no returno do Estadual: contra o Americano, em Campos, na quinta-feira. Com a lesão na coxa direita de Maicosuel, que ficará fora dos gramados por tempo ainda indeterminado, Fellype Gabriel poderia até começar jogando na equipe de Oswaldo de Oliveira.
Para que isso aconteça, o técnico Oswaldo de Oliveira – que já comandou o jogador no futebol japonês – teria que abrir mão de Herrera na frente, e voltar ao esquema 4-2-3-1.
E a expectativa para que o meia possa mostrar seu futebol já pode ser vista também nos companheiros do meia. O atacante Loco Abreu fez elogios ao jogador, e acredita que o entrosamento entre Fellype e Oswaldo de Oliveira pode ajudar a equipe:
– Dá para ver que o Fellype tem bom passe, cadencia o jogo, é inteligente. O Oswaldo o conhece bem, e isso ajuda. Ele é um tipo importante de reforço, e vai nos ajudar muito.


Oswaldo espera por reforços

Além de liderar as estatísticas do Campeonato Carioca, outro ponto animador para o Botafogo é a possibilidade da chegada de reforços em breve. O clube mantém em sigilo os nomes já mapeados no mercado da bola, mas existem jogadores na mira para a zaga, lateral direita e ataque. O técnico Oswaldo de Oliveira aguarda por essas novas opções.
- Nós estamos na direção de enriquecer o elenco desde a minha chegada (em dezembro do ano passado). As coisas vão acontecer no momento exato, na hora mais adequada. Não estamos de braços cruzados e sabemos as lacunas que precisamos preencher - comentou o treinador.
De olho na defesa, o grande desejo é Marcus Túlio Tanaka, defensor brasileiro naturalizado japonês, que atuou na Copa do Mundo de 2010. O Botafogo segue em diálogo com representantes do jogador, que tem contrato com o Nagoya Grampus (JAP) até o fim de 2013.


Estreia do Botafogo na Taça Rio terá obstáculo temido: o gramado

O Botafogo recomeça a sua vida nesta segunda-feira, com treinamento integral em General Severiano ainda invicto na temporada, depois de oito jogos. Uma das maiores preocupações é manter o ritmo do time e, logo na primeira rodada enfrentará um obstáculo temido pelos jogadores: o gramado.
Na Taça Guanabara, o técnico Oswaldo de Oliveira reclamou muito do estado do campo de Moça Bonita e de Conselheiro Galvão, onde empatou com Nova Iguaçu e Madureira, respectivamente. Agora, vai enfrentar o Americano, quinta-feira, em Campos, no já conhecido estádio Godofredo Cruz, onde os clubes grandes costumam sofrer.
- O Botafogo fez um bom primeiro turno, jogou bem as partidas em que teve as melhores condições. Contra Madureira e Nova Iguaçu, tivemos problemas com os gramados - comentou Oswaldo.
Além do confronto com o Americano fora de casa, o Botafogo ainda terá o Bangu, em Moça Bonita, na terceira rodada, e um jogo com local a definir, contra o Boavista, na última rodada. O restante dos confrontos será no Engenhão, com exceção da segunda rodada, que será em São Januário, contra o Volta Redonda.
Para o jogo com o Americano, Oswaldo não poderá contar com Loco Abreu. Ele foi convocado para o amistoso do Uruguai com a Romênia, quarta-feira, e só voltará a treinar com o grupo na sexta-feira

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Botafogo se anima com os reforços para as próximas competições

A eliminação para o Fluminense, nos pênaltis, após empate por 1 a 1, impediu que o Botafogo conquistasse seu primeiro objetivo no ano, a conquista da Taça Guanabara. Porém, o time não se abateu com o resultado e já foca os próximos desafios: o segundo turno do Estadual e a Copa do Brasil. Para a sequência do trabalho, o técnico Oswaldo de Oliveira vai poder trabalhar com um elenco um pouco mais encorpado.

Já para a estreia na Taça Rio, na próxima quinta-feira, diante do Americano, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, o treinador poderá promover a estreia do meia Fellype Gabriel, contratado sob a sua indicação e que vinha se destacando no futebol japonês.

O treinador do Botafogo também terá à sua disposição o atacante Jobson, que ainda cumpre suspensão por doping. O jogador poderá jogar a partir da terceira rodada da Taça Rio, contra o Bangu, em 10 de março, e para a estreia na Copa do Brasil, contra o Treze-PB. 

"Com certeza vamos trabalhar com um grupo ainda melhor para o segundo turno. O Fellype Gabriel e o Jobson com certeza irão nos ajudar bastante na sequência do trabalho e aos poucos já estão sendo incorporados ao nosso trabalho", disse Oswaldo.

Para a partida contra o Americano, o treinador não poderá, porém, contar com Loco Abreu, que estará servindo à seleção uruguaia no amistoso contra a Romênia. Herrera deverá ter a companhia de Caio no ataque. Outros desfalques serão os meias Maicosuel, com lesão na coxa direita, e Cidinho, com lesão na coxa esquerda. Ambos ainda não têm previsão de retorno ao time.

Bota trabalha para reforçar o elenco: 'Não estamos de braços cruzados'

O técnico Oswaldo de Oliveira faz questão de elogiar o seu grupo de jogadores no Botafogo. Ao mesmo tempo, tem consciência de que precisa de reforços para a sequência da temporada, principalmente quando dividir as atenções entre Campeonato Carioca e Copa do Brasil e, em seguida, na disputa do Campeonato Brasileiro.
Um dos alvos é o zagueiro brasileiro japonês Marcos Túlio Tanaka, do Nagoya Grampus. Mas Oswaldo ainda espera receber um reforço para cada lateral, além de mais um volante, já que conta com poucos jogadores experientes no elenco para as funções.
- Desde que cheguei, estamos trabalhando para enriquecer o grupo. Ele está sendo avaliado e observado. Coisas ainda vão acontecer no momento exato, dentro das condições que temos. Não estamos de braços cruzados. Sabemos as lacunas que precisamos preencher - disse Oswaldo.
- Vamos apostar todas as nossas fichas sempre. Não vamos guardar nada. É jogar sempre com o máximo que nós pudermos. Não vejo erro gritante na equipe, que vive um processo de evolução, mantendo a direção nos conceitos que temos procurado exibir e exigir dos jogadores - afirmou Oswaldo.

Oswaldo ganha 'reforços' para jogar a Taça Rio: Jobson e Fellype Gabriel

Depois da decepção pela eliminação da Taça Guanabara, o Botafogo volta as suas atenções para o começo da Taça Rio, já na próxima quarta-feira, quando enfrentará o Americano, em Campos. Com a contratação de apenas dois reforços para o início da temporada, o técnico Oswaldo de Oliveira ganhará, agora, mais dois: Fellype Gabriel e Jobson.
Comandado por Oswaldo no Kashima Antlers, do Japão, Fellype Gabriel chegou ao clube na data limite para ser inscrito na Taça Guanabara e, por isso, não houve tempo hábil para a finalização de sua transferência. Já a volta de Jobson acontecerá no dia 10 de março, na terceira rodada da Taça Rio, contra o Bangu, quatro dias depois do fim de sua suspensão por doping.
- Estamos trabalhando com eles e oportunamente terão chances de jogar. Dentro da nossa perspectiva, já temos alguma coisa encaixada com o que tem sido feito até agora. No momento certo, vão ter a participação para ajudar o grupo - disse Oswaldo.
A importância do aproveitamento dos dois aumenta com as lesões de Maicosuel e Cidinho, que ainda não têm prazo de recuperação definido. Oswaldo ainda terá o desfalque de Loco Abreu na quarta-feira, já que o uruguaio defenderá a seleção de seu país no amistoso com a Romênia no mesmo dia.
No jogo com o Fluminense, Oswaldo optou por Herrera para substituir Maicosuel. Com a ausência de Loco, o argentino deve atuar como centroavante, abrindo espaço assim para a estreia de Fellype Gabriel. Os jogadores se reapresentam nesta sexta-feira, às 15h, em General Severiano.
O Botafogo terminou a Taça Guanabara sem uma derrota. Foram oito jogos, incluindo a semifinal, com quatro vitórias e quatro empates. O time estreia na próxima quarta-feira, contra o Americano, na Taça Rio, sem Loco Abreu, que vai defender a seleção uruguaia no amistoso com a Romênia no mesmo dia.
- Essa campanha não serve de consolo de forma alguma. O Botafogo deveria ter sido premiado com a vitória pelo que fez durante todo o turno. Temos uma equipe excelente, de muito bom nível. Esse é um momento de tristeza pelo qual todos já passaram. Agora, é dar continuidade. A competição ainda não acabou - afirmou Oswaldo.
Os jogadores se reapresentam nesta sexta-feira, às 15h, na sede de General Severiano. Além de Loco, Oswaldo também não contará com Maicosuel, que sofreu um estiramento na coxa direita e não tem previsão de retorno.
 

quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Em seu site oficial, Loco oficializa a escalação: 'Capitão estará presente' Em seu site oficial, Loco oficializa a escalação: 'Capitão estará presente'

Agora é oficial. Se Oswaldo de Oliveira preferiu esperar o aval do departamento médico, Loco Abreu cravou sua presença em campo nesta noite, contra os bambis, no Engenhão. Em seu seu site oficial, foi publicado um texto com os seguintes dizeres: "Com Loco como titular, o Botafogo medirá forças com o Flumerda pelas semifinais do Campeonato Carioca (...) Após sua ausência no fim de semana passado, na vitória sobre o Macaé, o capitão estará presente".
O diagnóstico de um estiramento na coxa direita pôs em risco a utilização do camisa 13. O exame na última quinta-feira fez com que o tratamento fosse intensivo. Mas, sem dores, Loco surpreendeu e treinou três dias consecutivos fazendo todos os movimentos. Ainda assim, havia a expectativa de que o uruguaio fizesse um teste horas antes da partida, o que não será preciso.
Ele e Andrezinho, então, compõem o sistema ofensivo do time alvinegro. A única dúvida fica por conta do substituto de Maicosuel. A vaga está entre Felipe Menezes e Herrera.

Chances de Loco encarar o Fluminense aumentam

Pelo terceiro dia consecutivo, o atacante Loco Abreu treinou com bola no Botafogo e tem boas chances de jogar nesta quinta-feira à noite, contra o Fluminense, no Engenhão, pelo duelo semifinal da Taça Guanabara. O jogador não sentiu dores durante as atividades física e tática das quais participou na manhã de quarta-feira.
O uruguaio parece ter se recuperado em tempo recorde do estiramento de grau 2 que sofreu na coxa direita. O atacante ficou fora do jogo contra o Macaé, e chegou a ser dúvida para a semifinal, mas passou a treinar normalmente a partir do começo desta semana.
Na terça-feira, além de piques de velocidade, Abreu chegou até mesmo a treinar cobranças de pênalti, uma de suas especialidades.
O meia Andrezinho também não acusou dores ontem e também deve estar em campo. Ele já vem treinando com a equipe desde segunda-feira e parece recuperado das dores na coxa direita.


PRÁ CÍMA DOS BAMBIS

segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Botafogo 1x0 Flamengo - último jogo de Nilton Santos (1964)

Com Andrezinho e Jobson, reservas fazem treino com bola no carnaval

Único clube a trabalhar neste domingo de carnaval, o Botafogo teve uma manhã tranquila, após a vitória por 3 a 0 sobre o Macaé, e baseada nos trabalhos físicos. Recuperado de dores na coxa direita, que o afastaram por dez dias, Andrezinho foi a campo e participou das atividades leves com bola. Jobson, que teve de abortar a viagem para Salvador, também compareceu ao Engenhão. O atacante só poderá jogar, no entanto, a partir de março. No fim da movimentação, alguns cobraram pênaltis. Andrezinho teve aproveitamento perfeito.
Os titulares no último domingo passaram pela academia do estádio e realizaram reforço muscular, para se recuperarem do desgaste das partidas da fase de grupos da Taça Guanabara. Esse era o principal objetivo, segundo o técnico Oswaldo de Oliveira. Maicosuel e Loco Abreu, com lesões que inspiram mais cuidado, fizeram tratamento intensivo.
O Alvinegro enfrenta o Flu, quinta-feira, pela semifinal da Taça Guanabara, e já volta aos treinos nesta segunda-feira, às 9h. Novamente, não terá companhia no horário. Os outros três classificados retornam às atividades apenas à tarde.

domingo, fevereiro 19, 2012

Jogadores lesionados preocupam Botafogo para a semifinal contra os bambis

As lesões são um assunto que estão atormentando o Botafogo. Para o clássico contra os bambis, nesta quinta-feira, às 21h, no Engenhão, o Alvinegro provavelmente terá três desfalques importantes. Loco Abreu, Maicosuel e Andrezinho, estão lesionados e dificilmente estarão em campo contra o Tricolor.

O atacante sofreu um estiramento grau 2 na coxa esquerda, o que deve tirá-lo, inclusive, do amistoso do Uruguai, no dia 29, contra a Romênia. Desta forma, o camisa 13 deve desfalcar também na final da Taça Rio, caso o Glorioso avance.
O caso de Andrezinho é o que menos preocupa. O jogador sofre com um edema na coxa, o que está gerando uma forte dor no local. O camisa 10 passará por uma avaliação neste domingo, mas não deve ser problema para o Clássico Vovô.
“Antes de qualquer coisa, temos que pensar nessa recuperação. Precisamos muito disso. Temos de ter os jogadores próximos do departamento médico, sendo avaliados. Esse tipo de conduta pode fazer a diferença. Tivemos problema com o Maicosuel (que saiu machucado), e os jogadores sentiram o jogo. Agora é ter paciência e trabalhar”, disse Oswaldo de Oliveira.
O camisa 7, por sua vez, preocupa bastante o departamento médico do clube. O meia, que havia recebido o terceiro cartão amarelo , sentiu uma lesão na coxa direita e foi retirado de campo carregado pelos funcionários do Botafogo, já que não conseguia colocar o pé no chão.
“É lamentável, é claro que eu preferia contar com o Maicosuel e com todos os outros jogadores. Uma situação que aparece que teremos que resolver. Ainda vou ver como está a situação do Abreu, do Andrezinho, para decidir que vai jogar”, afirmou.
Botafogo e bambis se enfrentam pelas semifinais da Taça Guanabara, nesta quinta, às 21h, no Engenhão

SEMIFINAL

BOTAFOGO X BAMBIS

DIA 23/02

HORÁRIO - 21 Hs

LOCAL - ENGENHÃO

EM BELO HORIZONTE - LUGAR DE BOTAFOGUENSE É NO GABARITO'S .

Ausência de Maicosuel causa dúvida em Oswaldo: 'Preciso pensar nisso'

Primeiro saborear a classificação em primeiro do Grupo A com nova goleada e depois analisar com calma as opções para escalar o time na semifinal da Taça Guanabara. Oswaldo de Oliveira terá de mexer diante do Fluminense, mas pede cautela e tempo para decidir. Logo após a vitória sobre o Macaé, fora de casa, neste sábado de carnaval, o técnico do Botafogo citou Cidinho e Caio como opções para substituir Maicosuel, que cumprirá suspensão automática e ainda se machucou.
- Claro que é lamentável. Preferia contar com Maicosuel e com todos num momento como esse. Ainda tenho que ver a situação do Abreu e do Andrezinho para saber como vai ficar o time. Cidinho e Caio são algumas das opções para mexer pouco no estilo, mas preciso pensar nisso e ainda não é o momento. Agora o foco é no processo de recuperação, precisamos aguardar - afirmou Oswaldo, em referência à reavaliação médica pela qual seus jogadores ainda vão passar a partir deste domingo de carnaval, em atividade marcada para às 11h, no Engenhão.
Felipe Menezes, titular no lugar de Andrezinho, não tem características parecidas com Mago ou principalmente Cidinho. Por isso, já corre por fora. Quem agradou e vai ser mantido é Herrera. O argentino marcou seu quarto gol no Carioca e, atuando mais adiantado, na área, manteve o nível de participação na partida. Ainda que Oswaldo de Oliveira espere por Loco Abreu, é muito improvável que seu capitão se recupere a tempo de quinta-feira.
- É muito bom o momento do Herrera. Tem características diferentes das do Abreu e procuramos usar isso hoje. Ele vem entrando bem na equipe. É ótimo para o Botafogo isso - disse.

Desempenho agrada Oswaldo, que já pensa na recuperação para semifinal

O técnico Oswaldo de Oliveira concedeu rápida entrevista após a vitória do Botafogo por 3 a 0 sobre o Macaé, na tarde deste sábado de carnaval. Em cima da hora para pegar o voo fretado de volta ao Rio com a delegação, limitou-se a elogiar o comportamento da equipe mais uma vez e exaltar, principalmente, a conquista do objetivo traçado desde o começo da Taça Guanabara: classificar-se em primeiro. O único porém foi o começo do jogo, em que o rival foi agressivo.
- Conseguimos o primeiro lugar do grupo, e isso é muito importante para nós, por vários aspectos. Gostei do jogo, fomos bem na maior parte do tempo. Já tinha visto o Macaé atuar, é uma equipe que sabe fazer o contra-ataque com velocidade. Felizmente, tudo correu bem, a não ser no início, quando eles vieram para cima e pressionaram nosso time. Criaram duas ou três chances e depois conseguimos nos desvencilhar e dominar - analisou.
Com a vitória do Flamengo sobre o Resende, o Botafogo precisava dos três pontos para não sair em segundo no Grupo A. Se isso acontecesse, pegaria o Vasco, embalado e invicto. Agora, o adversário será o Fluminense, que venceu e passou o Boavista.

sexta-feira, fevereiro 17, 2012

Rádio Botafogo

Uma mensagem a todos os membros de Rádio Botafogo

Lugar de Botafoguense é no  Moacyrzão ou na Rádio Botafogo!


Informamos que Segunda-feira, dia 20, não haverá podcast ao vivo.
Fizemos um  e na segunda vai ao ar para você conferir tudo sobre esse ilustre Botafoguense.


Rádio Botafogo,
Onde a Parcialidade é Muito bem-vinda

Botafogo vai com força máxima contra o Macaé, e Loco Abreu não é dúvida

O técnico Oswaldo de Oliveira não deve poupar titulares para a partida contra o Macaé. Como o Botafogo teve uma semana de folga, o treinador analisou todas as situações da equipe e disse que, como a classificação ainda não está garantida, não pode abrir mão da força máxima para o duelo fora de casa. Loco Abreu está garantido entre os titulares.
“Na minha história no futebol, poupar jogadores nunca fez parte dos meus planos. Mas as circunstâncias podem nos levar a fazer isso. Nós jogamos seis partidas e não fizemos grandes mudanças, temos que ver o que é melhor para a equipe”, disse Oswaldo.
A situação do Botafogo na competição é simples, o time precisa de apenas um ponto para se classificar para a semifinal da Taça Guanabara. Mas uma vitória deixa o Glorioso na primeira colocação do Grupo A. Só que Antônio Carlos, Maicosuel, Márcio Azevedo e Marcelo Mattos estão pendurados com dois cartões amarelos, e caso levem mais um na partida contra o Macaé, ficam de fora da semifinal. 
“Nós ainda não estamos classificados. Outras equipes também estão de olho na vaga, não é tão fácil assim. A minha ideia é começar o jogo com a equipe completa e com o desenrolar da partida nós podemos fazer alguma mudança”, completou o treinador.
No treinamento da  manhã de quinta, o técnico não pôde contar com o atacante Loco Abreu, que sentiu dores na coxa direita e realizou uma atividade na academia do clube. O meia Andrezinho, que também se recupera de uma lesão na coxa direita, pode ser a surpresa da partida de sábado.
“O Loco começou a sentir dores ontem. O médico achou melhor poupar no treinamento desta quinta. Mas não é nada sério. O Andrezinho está em recuperação e ainda não sabemos se ele vai ter condição de jogo, mas eu espero contar com ele”, afirmou o comandante alvinegro.

Jobson desiste de Carnaval

Com o axé do Carnaval baiano batendo à porta, Jobson optou pelo compromisso para não fechar o caminho reaberto pelo Botafogo. O atacante desistiu da folia em Salvador e não vai mais viajar neste sábado, como havia programado, em nome do profissionalismo.
Com a passagem em mãos, Jobson pretendia curtir um pouco dos trios elétricos que embalam os festejos na Boa Terra. O problema é que Oswaldo de Oliveira marcou um treinamento para domingo, pela manhã, o que complicaria qualquer programação de viagem. Com isso, o atacante precisou rever seus planos e comunicou ao clube que não viajaria mais para não ter o risco de perder a atividade.
A iniciativa foi vista com bons olhos pelo departamento de futebol. Numa rápida conversa com alguns dirigentes, o atacante mostrou-se propenso a cooperar. Cada vez mais ao lado do jogador, Oswaldo de Oliveira aprovou a atitude do novo pupilo. No momento, o foco é garantir a classificação para a semifinal da Taça Guanabara. Por isso, a ideia de treinar no domingo de Carnaval, já que há a possibilidade de o time entrar em campo na quarta-feira.
– Hoje me considero um ex-folião. Estou planejando treino. Se nos classificarmos, vamos jogar quarta ou quinta-feira. Isto nos leva imediatamente a voltarmos a treinar no domingo, na segunda e terça também – considerou o treinador.
A atividade até poderá ser cancelada, caso a equipe seja eliminada – o Botafogo perderia a vaga com uma derrota para o Macaé e uma vitória do Flamengo sobre o Resende. Como a hipótese é rechaçada no clube, o jeito é formar um bloco unido para não melar a folia alvinegra. Jobson parece ter se conscientizado.
OSWALDO JÁ VÊ JOBSON COMO TITULAR
Embora ainda faltem 23 dias para que Jobson possa reestrear pelo Botafogo, Oswaldo de Oliveira disse após o treino de ontem que já pensa em qual posição vai utilizar o atacante. O treinador afirmou ainda que estuda quem pode sair para a entrada de Jobson.
– Ele é diferenciado. Tem uma combinação de habilidade e força muito boa. É muito rápido. Pode ser utilizado nas quatro funções ofensivas. Ele se recuperando, vai ser importante para nós. Ainda falta um tempinho. Já o coloquei do lado direito, esquerdo e na frente. A fruta que amadurecer primeiro, cai do galho – avisou o treinador, dando a entender que o primeiro titular a bobear perderá a vaga.
Jobson cumpre suspensão de seis meses imposta pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), por ter sido flagrado no exame antidoping por uso de cocaína. O primeiro jogo em seu retorno ao Alvinegro deve ser no dia 10 ou 11 de março, contra o Bangu, ainda sem local definido, pelo segundo turno do Carioca.
Nos treinos, o jogador tem sido muito elogiado pela dedicação apresentada.
JOBSON JÁ FAZ RETIRO NA FOLIA
Disposto a desfazer a imagem de jogador problemático, Jobson recorreu a um retiro espiritual durante o Carnaval do ano passado. Então no Atlético-MG, o atacante fez uma longa viagem de carro, partindo de Belo Horizonte até Conceição do Araguaia, no Pará, sua terra natal, onde promoveu um evento evangélico. Foram mais de 2,2 mil quilômetros percorridos.
A atitude serviu para atenuar as polêmicas na carreira, agravadas pelo doping. Na viagem, Jobson teve a companhia de um pastor, que liderou o culto na chácara do atleta.
FOLIA ALVINEGRA
Sábado, 18 de fevereiro
Grupo viaja para o Norte Fluminense, onde enfrenta o Macaé, pela última rodada da fase grupos da Taça GB. Um empate garante classificação.
Domingo, 19 de fevereiro
Oswaldo de Oliveira já avisou que deve comandar um treino, mudando o plano inicial no qual não previa a atividade no dia.
Segunda-feira, 20 de fevereiro
Já seria um dia de treino, mesmo com o Carnaval a pleno vapor. Como de costume, a movimentação deve ser pela manhã.
Terça-feira, 21 de fevereiro
Contando com a classificação à semifinal do turno, o Botafogo faria seu preparativo final para o jogo decisivo, no último dia de folia.


quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Jefferson fecha patrocínio de chuteiras e luvas

Depois de Jobson, foi a vez do goleiro Jefferson fechar mais um patrocínio. O arqueiro do Botafogo assinou contrato de três anos com a Penalty, que irá fornecer ao jogador chuteiras e luvas exclusivas da marca.
O camisa 1 do Glorioso usará modelos da marca S11 Pro, que também é utilizada pelo goleiro espanhol Victor Valdés, do Barcelona (ESP), e da seleção de seu país, campeã mundial em 2010.
Jefferson chegou ao Botafogo pela primeira vez em 2003, onde ficou até 2005. Depois de ficar por quatro temporadas no futebol turco, retornou ao Alvinegro em 2009, onde está até hoje. Pelo Alvinegro, o goleiro tem 278 jogos disputados. Com a Seleção Brasileira, foram quatro partidas.


Renato pede comprometimento para Botafogo confirmar vaga na semifinal

O Botafogo é único time grande que não joga nesta semana. O alvinegro só entra em campo neste sábado, contra o Macaé, às 16h20, e precisa de apenas um ponto para se classificar para a fase semifinal da Taça Guanabara. Mas o Glorioso quer mais, o volante Renato disse que o grupo está focado na liderança do Grupo A.


"A gente respeita o Macaé, mas queremos a vitória e o primeiro lugar do grupo. Sabemos que eles não têm mais chances, mas querem ir bem contra os grandes. Os jogadores das equipes menores querem seu espaço em grandes clubes, por isso, jogam a partida de suas vidas em jogos como esse”, disse Renato.

Loco Abreu é convocado

O técnico Oscar Tabárez convocou, nesta quarta-feira, Loco Abreu para o amistoso do Uruguai contra a Romênia, em Bucareste, no próximo dia 29.
Com isso, o atacante será desfalque do Botafogo no jogo contra o Americano, pela primeira rodada da Taça Rio.


Em longa atividade, Botafogo ensaia jogadas para surpreender o Macaé

Em mais um dia de treino para a última rodada da Taça Guanabara, o Botafogo mostrou que espera surpreender o Macaé com jogadas ensaiadas de muita velocidade e troca de passes. Durante cerca de duas horas, no campo anexo do Engenhão, o técnico Oswaldo de Oliveira orientou a atividade que reuniu principalmente os jogadores do meio de campo para a frente. A ideia é simples: trabalhar a inversão de lado e fazer com que a bola chegue nas melhores condições na linha de fundo para cruzamento e finalização.

Marcelo Mattos e Renato formavam a base, no círculo central, com Lucas e Márcio Azevedo se revezando na passagem pela ponta, sempre com a presença de Elkeson, na direita, e Maicosuel, na esquerda, para tabelar. Na área, Felipe Menezes e Loco Abreu eram os principais alvos.
Em seguida, os reservas participaram, com a entrada de peças como Lucas Zen, Gabriel, Renan Lemos, Fellype Gabriel, Cidinho, Caio, Herrera, Jeferson e Jobson.
Mais tarde, em treino tático com apenas metade do campo, os zagueiros foram acionados em disputa de sete contra sete. As equipes foram misturadas. Chamou a atenção a quantidade de gritos de Oswaldo, que não parou de incentivar um minuto sequer, mesmo sob forte calor. O elenco deixou o gramado com o sol a pino, quase ao meio-dia. Agora, descansa até às 9h desta quinta


Andrezinho quase pronto


Ainda à parte, o meia Andrezinho deu sequência a seu processo de recondicionamento. Após uma semana fora de ação, foi a campo pela segunda vez e, observado pelo preparador físico Marlos de Almeida, correu por meia hora e, posteriormente, carregou a bola sem forçar muito a coxa direita, cujas dores o fizeram perder a última partida, contra o Bonsucesso. O camisa 10 corre contra o tempo para ser escalado no próximo sábado, fora de casa.
O Alvinegro precisa somente de um empate para assegurar a vaga nas semifinais da Taça GB. Se derrotar o Macaé e o Resende não vencer o Flamengo, será o primeiro do Grupo A.

quarta-feira, fevereiro 15, 2012

$ $ NO COFRE

O principal patrocinador do Botafogo já começou a produzir uma bebida exclusiva do clube. O GuaraFogão, anunciado em janeiro, deve estar à venda em breve. A parceria com a Viton 44 foi celebrada no começo da temporada para estampar a marca Guaraviton no espaço nobre do uniforme, além de ter sido colocada nas mangas e na barra das costas. Os cofres alvinegros devem receber uma pequena parcela sobre a arrecadação do produto.
A expectativa é de que possa haver participação maior da empresa em negociações futuras, até para a contratação de jogadores para o elenco. O contrato atual gira em torno de R$1 6 milhões anuais.
bebida lançada pelo patrocinador do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

ATENÇÃO GALERA.

DE ACORDO COM O QUE ME FOI PASSADO, O JOGO CONTRA O MACAÉ
NÃO PODERÁ SER ASSISTIDO LÁ NO GABARITO'S.
APÓS O CARNAVAL, TUDO VOLTA AO NORMAL .


FICAM TODOS JÁ CONVOCADOS PARA A SEMIFINAL !



Treino com bola nesta quarta definirá retorno de Andrezinho ao Botafogo

Desfalque do Botafogo na goleada do último sábado, diante do Bonsucesso, o meia Andrezinho será submetido a uma série de avaliações ao longo desta semana para conseguir se recuperar de um edema na coxa direita e entrar em campo na próxima rodada do Campeonato Carioca, contra o Macaé, no estádio Cláudio Moarcyr.

A primeira impressão em relação ao aproveitamento de Andrezinho foi positiva. Nesta terça-feira, o elenco se reapresentou em General Severiano e o apoiador participou de um treino físico na academia com o restante de seus companheiros. Já nesta quarta-feira, o atleta deverá fazer seu primeiro trabalho com bola na semana, em uma atividade que será realizada no Engenhão.

A participação do jogador nestes treinos será acompanhada de perto pela comissão técnica e sua recuperação dentro de campo definirá uma data certa para seu retorno. Os principais pontos a serem observados pelos preparadores cariocas serão a movimentação do atleta e a sua velocidade na criação das jogadas, já que tais fundamentos poderiam ser prejudicados pela lesão sofrida na semana passada. 

A ausência de Andrezinho se tornou um problema para Oswaldo de Oliveira na armação do esquema com três apoiadores, uma vez que Felipe Menezes não vem agradando em sua vaga. Caso o ex-colorado não retorne ao time neste fim de semana, o argentino Herrera poderá ganhar um lugar no time titular, formando dupla de ataque com Loco Abreu.

O restante do time dificilmente sofrerá mudanças, mesmo com quatro titulares ameaçados com dois cartões amarelos. O zagueiro Antônio Carlos, o lateral esquerdo Márcio Azevedo, o volante Marcelo Mattos e o meia Maicosuel se encontram nesta situação e ficarão de fora das semifinais caso sejam advertidos diante do Macaé.

A definição da equipe acontecerá apenas nos últimos treinos da semana, mas o esboço do time para sábado foi montado com Jéfferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson, Andrezinho (Felipe Menezes ou Herrera) e Maicosuel; Loco Abreu.

Para garantir sua participação na próxima fase da Taça Guanabara sem depender de nenhum resultado, o Botafogo necessita ao menos de um empate diante dos macaenses. Considerada uma das primeiras decisões alvinegras neste ano, a equipe deverá impor um grande ritmo de jogo e buscar o resultado logo no início da partida para não sofrer com um inesperado revés.

Com elenco 'verde' em mãos, Oswaldo quer reforços no Botafogo

Apesar de demonstrar plena satisfação com o elenco que tem em mãos no Botafogo, o técnico Oswaldo de Oliveira não escondeu o desejo de contar com novos reforços para a sequência desta temporada. O treinador acredita que o time montado possui uma grande qualidade técnica, mas que a falta de peças de reposição poderá prejudicar o rendimento do clube ao longo do ano.

"O elenco é muito bom. Já conhecia de longe. Acho um grupo capaz, mas, como qualquer outro, precisa ser enriquecido. Nós estamos muito verdes aqui, porém, já estamos trabalhando para que esse processo aconteça de forma racional e bem colocada. Precisamos acertar nas escolhas que fizermos", disse o comandante alvinegro.

Sem esconder a felicidade de retornar ao Brasil e dirigir o Botafogo nesta nova etapa de sua carreira, Oswaldo não poupou palavras para elogiar o grupo que assumiu a pouco mais de dois meses. Apesar de ter chegado a General Severiano recentemente e do vasto currículo que possui no futebol nacional, o treinador classificouo clube como o melhor clube que já dirigiu no País.

"Fiquei muito feliz de ter vindo para o Botafogo. Era um clube que eu já conhecia, onde já havia trabalhado como preparador físico, e era o único grande do Rio de Janeiro que eu ainda não havia treinado. Quando cheguei aqui, fiquei muito feliz por encontrar um Botafogo completamente modificado. Ainda não trabalhei em um clube brasileiro com a consistência que o Botafogo exibe hoje. Já passei por grandes clubes, com infraestrutura, grandes receitas e possibilidades financeiras, mas em nenhum tão equilibrado. Hoje considero o Botafogo o melhor clube que já trabalhei no Brasil", declarou.

Além de exaltar o potencial encontrado na equipe, Oswaldo de Oliveira também aproveitou para depositar mais um voto de confiança no polêmico atacante Jóbson, que estará a disposição do técnico a partir de março. O atleta estava cumprindo suspensão por doping e poderá voltar a ser relacionado para ser mais uma opção no setor ofensivo do time carioca.

"Nossa relação tem sido muito boa. Ele tem realmente se dedicado bastante. Mas há uma necessidade muito grande de que ele não tenha uma recaída e estou muito atento a tudo que ele tem feito. A gente sabe que tem que ter cuidado. Até agora está tudo indo muito bem, mas eu não me desligo. Estou muito atento e preocupado, sim, porque trata-se de um jogador especial", completou o esperançoso técnico alvinegro.

Loco Abreu aprova cobranças de Oswaldo de Oliveira no Botafogo

O Botafogo vem de duas goleadas consecutivas no Campeonato Carioca, mas nem por isso o clima no clube é de euforia. Após as vitórias sobre Olaria, por 5 a 0, e Bonsucesso, por 4 a 1, os jogadores ouviram cobranças do técnico Oswaldo de Oliveira, que reclamou, principalmente, dos gols perdidos. Nesta terça-feira, o atacante Loco Abreu apoiou o discurso do treinador e admitiu que o time tem muito a evoluir.

“A análise do treinador tem que ser essa, tem que cobrar. Você ganhando muitas vezes esconde o que tem de melhorar. Então ele obviamente está ligado nos detalhes, porque nem sempre vamos ter tantas chances quanto nos últimos jogos. A contundência é fundamental e a cobrança tem que existir sempre”, declarou.

Logística

O Botafogo vai bater o martelo sobre sua programação para a última rodada da fase de grupos da Taça Guanabara com o seguinte esquema: treina até sexta-feira no Rio, o elenco se concentra na sede de General Severiano e a delegação, completa, segue para Macaé em voo fretado nas primeiras horas do sábado, dia da partida contra o time da casa, às 16h20m (de Brasília).

terça-feira, fevereiro 14, 2012

PRÓXIMO JOGO

BOTAFOGO    x    macaé

sábado - dia 18/02
horário - 16:20 hs

Recuperado, Andrezinho é novidade no campo em treino físico específico

Em mais um passo para ter sua volta confirmada no jogo contra o Macaé, sábado, pela última rodada da Taça Guanabara, Andrezinho reapareceu em campo, na tarde desta terça. Em pouco mais de uma hora e meia de atividade, o meia do Botafogo se exercitou, sozinho, em circuitos físicos e não reclamou de dores na coxa direita, que o tiraram de ação diante do Bonsucesso e de grande parte, também, do duelo com o Olaria - em ambos, foi substituído por Felipe Menezes.
O restante do elenco realizou, separamente, um treino técnico de cruzamentos e finalizações, sob os olhares e orientações da comissão técnica. As movimentações com bola, no gramado, em tempo integral são as primeiras em mais de dez dias, já que a sequência de jogos impediu Oswaldo de Oliveira de trabalhar mais os fundamentos. Nesta semana, ele ainda terá pelo menos dois dias de atividades mais intensas até seguir a véspera da viagem para Macaé.
Resta saber se os quatro pendurados serão poupados para evitar suspensão na semana que vem, em partida decisiva. São eles: Antônio Carlos, Márcio Azevedo, Marcelo Mattos e Maicosuel. O lateral-esquerdo é que parece ser o único certo da relação, já que seu reserva é o jovem Renan Lemos, que ainda não foi testado no time profissional.

PROBLEMA

O técnico Mano Menezes vai convocar a Seleção Brasileira nesta terça-feira, às 11h (horário de Brasília), no Hotel Sheraton, em São Conrado, Zona Sul do Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM. A lista será a primeira do comandante em 2012 e contará com força máxima, já que o comandante poderá relacionar atletas que atuam no Brasil e no exterior. Com isso, nomes como os do zagueiro Thiago Silva, do Milan, do meia Paulo Henrique Ganso, do Santos, e do atacante Neymar, também do Peixe, são praticamente certos para o duelo contra a Bósnia, no dia 28 de fevereiro, na Suíça.


FICAREMOS SEM O JEFERSON NAS SEMIFINAIS E FINAL DA TAÇA GUANABARA ?

Loco Abreu coloca Botafogo em lista de paixões e compara clube com seleção

O uruguaio Sebastián Abreu está há pouco mais de dois anos no Botafogo. Mas já se tornou ídolo dos torcedores alvinegros. O jogador que renovou contrato e fica no alvinegro até 2014, já declarou que o Nacional é o seu time do coração e que a seleção do Uruguai é a sua paixão. Agora Loco, acrescenta nesta seleta lista, o Glorioso carioca, time que aprendeu a amar.
“Das 17 equipes que eu tive a oportunidade de jogar, o que eu vivi no Botafogo só pode ser comparado com o que experimentei no Nacional e na seleção, depois vem o San Lorenzo. Estes quatro estão bem separados de todo o restante”, disse o camisa 13 alvinegro em entrevista ao jornal Últimas Notícias, do Uruguai.
Até agora, a lista de títulos de Loco Abreu no Botafogo só contém o Campeonato Carioca de 2010, que foi conquistado no ano de sua chegada ao alvinegro. Porém, Abreu, com todo o seu carisma, já conquistou o torcedor. Prova disso é uma homenagem feita para o jogador. Um muro, que fica em frente à sede do clube, em General Severiano, têm os maiores ídolos do alvinegro representados e o uruguaio também faz parte dele.
“Quando eu cheguei todos me falaram das “pessoas na parede”, que fica em frente ao clube, que é feito pelos torcedores. Eu vi Garrincha, Manga, Zagallo, Túlio Maravilha e outros. Um dia, eu e a minha família passamos por lá. Um dos meus filhos disse que eu estava pintado no muro. Mas eu pensei, acabei de ganhar um campeonato, mas não posso estar na parede. Quando eu olhei, travei, não acreditei naquilo. Como o grafite é proibido, a minha esposa fotografou e cuida como ouro. Aquilo foi incrível e me deu arrepios”, concluiu Loco Abreu.